Quem foi que inventou a raiz quadrada?

Perguntado por: dcalixto . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Christoff Rudolff

É uma criação do alemão Christoff Rudolff, em seu livro Die Coss, de 1525. Acredita-se que o símbolo seja inspirado na letra “r”, que representava a raiz quadrada antes de o ícone atualmente aceito ser criado – a escolha pela letra viria do latim radix (raiz).

A definição nos diz que a raiz quadrada de um número real a é o número b se, e somente se, o número b elevado ao quadrado for igual ao número a, ou seja, temos que imaginar um número que, ao quadrado, resulte no número dentro do radical.

A raiz quadrada é uma operação básica e importante da Matemática. Se trata da operação inversa da potenciação. Assim, calcular a raiz quadrada de um número n é descobrir qual número elevado ao quadrado resulta em n. Por exemplo, a raiz quadrada de 9 é igual a 3, pois, 3² é 9.

A raiz da planta possui as seguintes funções: Fixação da planta no solo; Absorção de nutrientes, minerais e água; Reserva de água e nutrientes.

O filósofo e matemático grego Pitágoras de Samos (aprox. 570 a.C. – aprox. 496 a.C.) é considerado por muitos como o “Pai da Matemática”.

Esta importante descoberta é atribuída a Hipaso de Metaponto, da escola de Pitágoras. De acordo com uma lenda, a demonstração teria custado a vida de seu descobridor, uma vez que contrariava as ideias predominantes entre os pitagóricos de que tudo era número (inteiro).

Alguns exemplos onde se utiliza a Radiciação
Existe uma fórmula na Física que calcula a velocidade, aproximada de um do carro, dado o comprimento (d) da marca do pneu no asfalto, veja: Viu o tanto que é importante saber um pouco sobre Potenciação e Radiciação.

Ela é a operação inversa da potência de dois, ou seja, calcular a raiz quadrada de um número a é procurar o número elevado a 2 que resulta em a. Além disso, essa raiz pode ser exata ou não. Quando ela é exata, o número é chamado de quadrado perfeito. Na geometria, ela é útil para determinamos o lado de quadrados.

Então o número que será a raiz de 7 está entre 2 e 3.

você acertou a raiz quadrada de 49 é sete porque sete vezes sete é 49.

Quando decompomos um número em fatores primos, podemos ter dois tipos de raiz quadrada: Raiz quadrada exata: seu resultado faz parte do conjunto dos números racionais, ou seja, podem ser números inteiros, decimais exatos e dízimas periódicas. Por exemplo: .

III – A raiz quadrada de 0 é igual a 0.

Como encontrar a raiz quadrada de um número e calculá-la à mão

  1. PASSO 1: Separar os algarismos em pares. ...
  2. PASSO 2: Encontre o maior número inteiro. ...
  3. PASSO 3: Agora, subtraímos esse número inteiro. ...
  4. PASSO 4: Passemos para o próximo par. ...
  5. PASSO 5: Encontrando o par perfeito. ...
  6. PASSO 6: Subtraímos novamente.

De maneira geral, podemos dividir as raízes em dois grandes grupos: as raízes pivotantes e fasciculadas. As pivotantes são aquelas encontradas em eudicotiledôneas e se caracterizam pela formação de uma raiz principal da qual partem as ramificações. Estas ramificações recebem o nome de raízes secundárias.

E no plural? Raízes! Isso mesmo, com acento.

Conheça a história de 5 gênios da matemática

  • Tales. Data e local de nascimento: 623 antes de Cristo, em Mileto (na região da atual Turquia) ...
  • Pitágoras. Data e local de nascimento: 571 antes de Cristo, em Samos (Grécia) ...
  • Euclides. Data e local de nascimento: 330 antes de Cristo, em Alexandria (Egito) ...
  • Arquimedes. ...
  • René Descartes.

Porém, os números que usamos foram criados pelos indianos, no Norte da Índia, em meados do século V da era cristã. As primeiras inscrições aparecem aproximadamente da forma como escrevemos. Descobriram as posições de se colocar os mesmos para formar os números maiores.

Um dos membros de maior prestígio da Escola Pitagórica era precisamente Hipaso (que morreu afogado no Mar Mediterrâneo no início dessa reportagem).