Quem foi que inventou a pipoca?

Perguntado por: ubrito . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

Milho para Pipoca - História. Acredita-se que o primeiro uso que o homem fez do milho, quando este era ainda uma planta selvagem, foi de estourá-lo. Já foram encontrados, no Peru, antigos vasos que eram utilizados para fazer pipoca por uma cultura pré-inca, datando de 300 a.C.

A história da pipoca pelo mundo, começa com indícios comprovam que o milho foi domesticado no México, pela primeira vez, a 9.000 anos atrás. Em 1948 e 1950, pesquisadores descobriram resquícios arqueológicos de pipoca na Bat Cave, centro-oeste do Novo México, e seu tamanho variava de 5 cm até menos de 1 cm.

Acredita-se que os antigos indígenas norte-americanos descobriram que os grãos de milho estouravam quando atirados no fogo ou na areia quente. Então alguém deixou cair uma espiga de milho e, para o espanto de todos, o negócio começou a estourar e mudar de forma!

Também a palavra pipoca tem origem indígena, veio do tupi e quer dizer “milho rebentado”. Quando se fala em consumo de pipoca, o Brasil perde apenas para os Estados Unidos. De 20 anos para cá, a quantidade produzida de milho para pipoca dobrou em nosso país.

Estima-se que o alimento começou a ser cultivado no México, aproximadamente 9 mil anos atrás. Se essa teoria estiver correta – e existem provas arqueológicas nesse sentido – a pipoca mesmo teria surgido por volta de 3 mil antes de Cristo.

No Brasil, o Dia da Pipoca é celebrado em 11 de março.

Importante ressaltar que isso ocorre porque o milho possui água na sua composição, que evapora a medida que esquenta e, ao evaporar, causa a “explosão”, transformando o amido que está dentro do grão em um “floquinho” branco. Dessa forma, se transforma em pipoca.

Zea mays L

O milho pipoca (Zea mays L.) é um tipo de milho que tem como característica principal, grãos duros e pequenos que tem a capacidade de estourar devido a uma pressão de 135 psi for- mada dentro do grão quando aquecidos em torno de 177º C (Hoseney et al., 1983).

Os europeus começaram a ter contato com a pipoca no início da colonização da América, quando mais de 700 tipos de grãos de milho eram cultivados. Os exploradores começaram a comer a pipoca que era feita pelos habitantes nativos.

popcorn [noun] a kind of maize that bursts open when it is heated, and is eaten either sweetened or salted.

O grão que não estoura ao ser feita a pipoca é chamado de piruá, ou mururu. O milho cultivado para a produção de pipoca é de uma variedade especial, com espigas menores que as do milho tradicional (doce), devendo ser comercializado com teor de umidade em torno de 12 a 13%.

No Brasil, o cultivo do milho vem desde antes da chegada dos europeus. Os índios, principalmente os guaranis, tinham o cereal como o principal ingrediente de sua dieta. Com a chegada dos portugueses, o consumo aumentou e novos produtos à base de milho foram incorporados aos hábitos alimentares dos brasileiros.

Muito antes de existirem as grandes espigas amareladas disponíveis hoje em feiras e supermercados, o ancestral do milho era uma planta mexicana com poucos grãos que se soltavam facilmente da espiga e uma casca praticamente intransponível.

Como plantar milho de pipoca
Para plantar milho de pipoca, o primeiro passo é comprar sementes de qualidade em uma loja de produtos agrícolas. Não basta pegar alguns grãos de pipoca que você já tem em casa e plantar, porque eles passam por alguns processos antes do nosso consumo que os deixam inadequados para esse fim.