Quem foi que inventou a história?

Perguntado por: igouveia6 . Última atualização: 1 de março de 2023
4.8 / 5 10 votos

Heródoto

Origem. A História, enquanto ciência e campo de estudo do ser humano, surgiu na Grécia Antiga, e Heródoto é considerado seu “pai”. Esse título a Heródoto deu-se pelo fato de que ele foi o primeiro a identificar a História como um campo de pesquisa e estudo.

Heródoto

Heródoto foi o primeiro escritor em prosa e o primeiro historiador do mundo ocidental.

Pelo que sabemos, os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos, no final do Plioceno, período que compreende de 5 a 2 milhões atrás. Eram, provavelmente, Homo habilis evoluídos do Australopithecus, nosso ancestral macaco.

Durante a formação do planeta Terra, há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, moléculas orgânicas compostas por carbono agregaram-se e deram origem aos ingredientes que foram essenciais para o desenvolvimento da vida.

A palavra “história” tem origem no idioma grego e é oriunda do vocábulo “hístor”, que significa “aprendizado”, “sábio”. Sendo assim, faz referência ao conhecimento obtido a partir da investigação e do estudo.

Heródoto

Heródoto, pai da História.

Os primeiros livros foram criados pelo povo sumério, quando este começou a escrever em tabletes de argila, por volta do ano 3.200 a.C. na Mesopotâmia, atual Iraque. O conteúdo, naquela época, era composto por leis, assuntos administrativos e religiosos, lendas e até poesia.

Heródoto

Heródoto Historiador grego, considerado o "pai da História"
Nascido em Halicarnasso, cidade grega da Ásia Menor, Heródoto era filho de uma influente família. Seu pai, Lixes, foi um líder do segmento democrático da sua polis.

Historiador grego (485-425 a.C.). Foi somente por meio de seus relatos que podemos ter informações precisas sobre a Antiguidade. Também conhecido como o "Pai da História".

Heródoto (484 a 420 a. C.), chamado pai da história, nasceu em Halicarnassos, na antiga Cária, atualmente Bodrum, na Turquia.

O ser humano não “veio do macaco”. Esse é um equívoco que se criou em torno de uma ideia que não era de Darwin. Na verdade, o que ele disse é que havia indícios de que homens e macacos tinham um ancestral comum que evoluiu com o tempo e se desdobrou em vários ramos diferentes.

Então, os seres humanos existem porque o cruzamento de seus ancestrais deu origem ao ser humano que existe hoje. Pela teoria da evolução, não havia “necessidade” de surgirem os seres humanos, assim como não havia necessidade de surgirem muitas borboletas pretas. A nossa espécie poderia ter surgido ou não.

4,543 × 10^9 anos

Segundo a Bíblia, Deus criou o Céu e a Terra. Durante seis dias foi criando o ar, a água, as árvores, animais e, por último, criou Adão, o “Homem”. No sétimo dia, descansou.