Quem foi que inventou a feijoada?

Perguntado por: aparis . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

A feijoada é um dos pratos típicos mais conhecidos e populares da culinária brasileira. Composta basicamente por feijão preto, diversas partes do porco, linguiça, farinha e o acompanhamento de verduras e legumes, ela é comumente apontada como uma criação culinária dos africanos escravizados que vieram para o Brasil.

A feijoada é um prato originado em Portugal, pelos costumes dos escravos africanos. Os donos das fazendas não comiam as partes menos nobres do porco, como pés, orelhas e rabos, e davam tais partes aos seus servos. A alimentação dos mesmos era baseada em cereais, como milho e outros grãos.

de 1827

A primeira menção conhecida à "feijoada à brasileira" deu-se no Recife, em Pernambuco, no ano de 1827.

feijoada

Considerada por muitas pessoas o prato nacional, a feijoada é muito consumida em vários países de língua portuguesa. A receita original surgiu no norte de Portugal e se espalhou pelo mundo no período das grande navegações.

O feijão-caupi é uma cultura de origem africana, introduzida no Brasil na segunda metade do século XVI pelos colonizadores portugueses no Estado da Bahia.

Provavelmente, às quartas e sábados (ou um dos dois dias), você sempre se depara com uma iguaria no cardápio de restaurantes: a feijoada. Com carnes diversas, acompanhamentos, vegetariana… É sempre uma ótima pedida.

A feijoada é um prato típico do Rio de Janeiro, mas que é muito consumida em todo Brasil, sendo considerada, assim, um dos pilares da gastronomia do país. Como todo prato que alcança o gosto popular, naturalmente surgiram diversas variações da receita.

Feijoada poveira, um prato da culinária portuguesa, feito a base de feijão branco e pedaços de carne.

Por muito tempo houve uma crença disseminada de que a feijoada era um prato genuinamente pertencente à culinária brasileira. E mais que isso: houve uma narrativa, articulada a partir dessa crença, que dizia ter sido a feijoada um tipo de culinária desenvolvido exclusivamente no âmbito das senzalas pelos escravos.

A origem do feijão preto remonta à região sul-americana, na qual fazia parte da dieta indígena. Aliás, a farinha de mandioca também tem sua origem ali, e serviu como componente básico da alimentação de europeus e africanos vindos para o Brasil.

Disseminação do prato no Brasil
Mas, afinal, a partir de quando a feijoada completa que conhecemos passou a ser disseminada pelo Brasil? A versão composta por feijão, hortaliças, legumes e carnes foi criada durante o século XIX em restaurantes majoritariamente frequentados pela elite escravocrata brasileira.

2. Feijoada à transmontana (Portugal) A feijoada à transmontana, nascida na região portuguesa do Candedo, é preparada com vários ingredientes em comum com a feijoada à brasileira, como linguiça, orelha, focinho e pé de porco.

O feijão foi levado para a Europa em 1.540, o seu cultivo livrou a Europa da fome, aumentando a expectativa de vida. Já no Brasil os índios, por volta do século XVI, chamavam o feijão de “comanda” e comiam com farinha.

Leite aparece no topo do ranking, seguido de trigo e arroz; veja a lista completa.

No quesito culinária favorita, a italiana é a campeã entre os brasileiros. Segundo uma pesquisa Hábitos Alimentares dos Brasileiros, 41% das pessoas responderam que preferem comida italiana. Contudo, o paladar brasileiro é bem diversificado e aprecia sabores bem variados.

Origem do feijão
Seus registros estão diretamente associados à história da humanidade. No antigo Egito e na Grécia, os feijões eram cultivados e cultuados como símbolo da vida. Já em Roma, os antigos romanos utilizavam o feijão em festas gastronômicas e também como forma de pagamento de apostas.

Um estudo da Embrapa denominado Arroz e Feijão, explica que a existência dos tipos domesticados de feijoeiros foram datados há cerca de sete mil anos antes de Cristo (a.C.), na Mesoamérica, e se espalharam posteriormente por toda a América do Sul.

O arroz já era cultivado por volta do ano 3.000 a.C., tendo como origens o sudeste da Ásia, de onde surgiu a espécie Oryza sativa, disseminada primeiramente na Índia, nas províncias de Bengala, Assam e Mianmar, com diversas variedades cultivadas em solos de terras baixas, até mesmo de forma espontânea.

A comida oferecida para ogum é a feijoada com feijão preto ou farofa de feijão fradinho feitos de forma mais rustica.