Quem foi que fundou a pedagogia?

Perguntado por: hfogaca . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Surgida no século XVII, a Pedagogia teve como um dos principais iniciadores, o monge João Comênio (Amós Comenius). Comenius foi o criador da Didática Moderna e um dos maiores educadores do século XVII.

1939

O curso de Pedagogia, propriamente dito, surgiu em 1939, na Universidade do Brasil, dentro da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Entretanto, a formação para a docência nas séries iniciais, antigo primário, iniciou-se com em 1835 no Rio de Janeiro, com a chegada da Escola Normal no Período Regencial.

Jan Amos Comenius

Jan Amos Comenius foi uma significativa liderança religiosa no contexto em que viveu, de 1592 a 1670. Ele era devotado seguidor de Jan Huss e, predecessor do filósofo Jean Jacques Rousseau, foi o criador da Pedagogia Moderna.

1. Paulo Freire. Paulo Freire é considerado um dos maiores educadores que já existiram. Com seu método de alfabetização de adultos, acreditava que a função dos professores era conscientizar seus alunos acerca da sua própria condição de vida, para assim libertá-los da opressão.

Jan Amos Komenský

O artigo fará uma exposição dos ideais educacionais de Jan Amos Komenský, teólogo, filósofo e educador, que viveu no século XVII, e que se tornou conhecido como o “Pai da Didática Moderna”, através de sua grande obra “Didática Magna”.

O termo pedagogia surgiu na Grécia. Segundo Jaeger (1986), a origem da problemática pedagógica também seria grega, com origem nos sofistas, que teriam trazido ao plano das ideias, da sua elaboração consciente, o fazer da educação.

No Brasil, atualmente, há sete principais linhas pedagógicas adotadas pelas instituições de ensino: Comportamentalista, Construtivista, Democrática, Freiriana, Montessoriana, Tradicional e Waldorf.

A diferença entre o pedagogo e o professor
Todo pedagogo é um professor, mas nem todo professor é um pedagogo. Isso porque são atividades similares, mas não iguais. Por exemplo, professores do Ensino Médio, por darem aulas mais específicas, são formados nessas áreas e não, necessariamente, em pedagogia.

A Pedagogia é uma área que tem como foco o estudo dos processos de aprendizagem e ensino, promovendo a produção, sistematização e reflexão dos conhecimentos. A palavra tem origem grega e vem dos termos paidos (“da criança”) e agein (“conduzir”). Como uma matéria de ensino, passou a ser desenvolvida ainda no século XIX.

caduceu

O símbolo da Pedagogia é o caduceu de Hermes à frente de uma flor de lis. O caduceu é um tipo de bastão vertical com asas, em torno do qual se enrolam duas serpentes. Esse bastão representa o poder do profissional, sua capacidade de trazer mudanças.

Pedagogia é a área que centra seus estudos na educação, buscando compreender e analisar os processos de ensino e aprendizagem. Além de discutir o ensino escolar, essa área também reflete sobre questões relacionadas ao desenvolvimento humano.

O termo Didática foi instituído pelo teórico João Amós Comênius, na obra Didática Magna e significa a "A Arte de Ensinar". O termo foi se modificando ao longo dos tempos e, atualmente, refere-se a uma área importante da Pedagogia e trata de uma disciplina fundamental na formação de professores. Libâneo (1994, p.

Comenius idealizava uma escola moderna no contexto do século XVII, tendo como preceito "Ensinar tudo a todos".

Paulo Freire afirma, em sua obra Pedagogia da autonomia, que ensinar exige segurança e competência profissional, assim como rigorosidade metódica, tanto no estímulo da capacidade crítica do aluno, quanto no ensino de conteúdos e atitudes éticas.

A pedagogia de Jesus é centrada na pessoa, o bem maior que Ele enfatizava em seus ensinamentos sobre o Reino de Deus, buscava sempre mostrar a valorização, da auto estima e da compaixão .

Natural de Recife, o pernambucano é um dos grandes nomes da educação mundial e ficou conhecido internacionalmente pela sua teoria de que a educação é o caminho para a emancipação de sujeitos, para que transformem sua realidade por meio da reflexão crítica.

Friedrich Froebel, o formador das crianças pequenas | Nova Escola.

CONCEITO DE DIDÁTICA
Didática consiste na análise e desenvolvimento de técnicas e métodos que podem ser utilizados para ensinar determinado conteúdo para um indivíduo ou um grupo. A didática faz parte da ciência pedagógica, sendo responsável por estudar os processos de aprendizagem e ensino.

Não conte tudo o que sabe; Não acredite em tudo o que ouve, não peça tudo o que vê; Não faça tudo o que pode, somente aquilo que é sua obrigação: Assim você será cauteloso.

A coruja é frequentemente utilizada para representar essa profissão, por remeter a inteligência, astúcia, sensibilidade e sabedoria, este símbolo é da Filosofia e outras licenciaturas. Na verdade, o símbolo do curso de Pedagogia é o Caduceu de Hermes à frente de uma Flor-de-Lis verde.