Quem foi que fundou a cidade de Salvador?

Perguntado por: ubaptista . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.3 / 5 3 votos

29 de março de 1549 - Tomé de Sousa funda Salvador.

A cidade de Salvador localiza-se na Baía de Todos os Santos, no atual estado da Bahia, e a sua fundação aconteceu a 29 de março de 1549, data em que ali chegou uma armada que partira de Lisboa, transportando mais de um milhar de colonos, soldados e missionários, sob o comando de Tomé de Sousa, o primeiro governador- ...

A região que abriga a Cidade do Salvador da Bahia era habitada pelos tupinambás, no século 15. Em 1501, os portugueses instalaram seu padrão de posse no dia de Todos os Santos e batizaram, com esse nome, a grande baía em volta.

1549

A cidade de Salvador. Foi fundada em 1549, com o nome de São Salvador da Bahia de Todos os Santos. Salvador, capital do Estado da Bahia é hoje a terceira maior metrópole do Brasil em seguida à São Paulo e Rio de Janeiro.

29 de março de 1549

29 de março, Salvador completa 472 anos. Sempre lembrada por sua inegável beleza natural, Salvador, que já foi a primeira capital do país, aniversaria novamente sob os efeitos da pandemia.

São Vicente

São Vicente, em São Paulo
Fundada em 1531, a cidade de São Vicente, vizinha a Santos, é considerada a primeira de todas e, portanto, responde à pergunta de qual é a cidade mais antiga do Brasil.

Esse arraial, doze anos depois, na época da fundação da cidade, foi chamado de Vila Velha.

A imagem da cidade de Salvador, enquanto lugar de religiosidade afro- brasileira, se consolidou nos idos de 1920 com a frase “Roma Negra” cunhada pela famosa Babalorixá Mãe Aninha - fundadora do Terreiro Ilê Axé Apó Afonjá3 - ao se referir a urbe como centro difusor da religião de matriz africana no Brasil.

Um deles é referente ao bairro mais populoso, que até então acreditava-se que era Cajazeiras, com mais de 300 mil habitantes. O censo demográfico apontou que, na verdade, a região conta com 60 mil moradores. A pesquisa atesta que o bairro de Brotas é o mais habitado da capital, com 70.158 pessoas.

Chamada na época de sua fundação por “São Salvador da Bahia de Todos os Santos”, a cidade passou a ser descoberta pelos colonizadores no ano de 1510, quando um navio francês naufragou em terras baianas, trazendo a bordo um dos mais importantes personagens históricos da colonização baiana, Diogo Álvares, conhecido como ...

Quando os primeiros portugueses, franceses e espanhóis chegaram aqui, o litoral da Bahia era habitado, da Foz do Rio São Francisco até à altura da atual cidade de Ilhéus, pelos índios tupinambás, do grupo tupi."

A sua localização no alto de um morro tinha uma função estratégica, possibilitando uma vista panorâmica do mar que ajudava a prevenir possíveis ataques inimigos.

474 anos

No dia 29 de março, Salvador, a primeira capital do Brasil, celebra seu aniversário. Em 2023, a cidade comemora 474 anos.

A data oficial de sua fundação foi determinada pela portaria 299 de 11 de março de 1952, assinada pelo então prefeito Osvaldo Veloso Gordilho, e marca o dia em que o português Tomé de Sousa (1503 – 1579) desembarcou no atual Porto da Barra, em 29 de março de 1549, dando início à construção da cidade-fortaleza.

A palavra "soteropolitano" vem de "soterópolis", que é a junção das palavras gregas "soter", que significa "Salvador", e "polis", que significa "cidade". Já o sufixo "ano" indica proveniência de algum lugar. Assim, "soteropolitano" significa "aquele que veio da cidade de Salvador".

7 de setembro de 1822

Bruno Reis

Não podemos falar da história da Bahia sem falar da história do Brasil já que foi em Porto Seguro, município ao sul do estado, em 22 de abril de 1500 que os portugueses aportaram, capitaneados por Pedro Álvares Cabral cuja esquadra rumava para a Índia.

Com isso, a cidade passa a ter 163 bairros, incluindo as três ilhas – de Maré, dos Frades e de Bom Jesus dos Passos.