Quem foi que escreveu o Salmo 127?

Perguntado por: icrespo . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 8 votos

O salmo 127, escrito por Salomão, é um tipo de "cântico de romagem", também chamado de "cântico de peregrinação" ou "salmo de degraus".

1 Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. 2 Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono.

que enche deles seu porta-flechas – A aljava é um caso em que flechas são carregadas; e como um homem – um caçador ou guerreiro – se sente seguro quando tem sua aljava cheia de flechas, o homem é abençoado na proporção do número de seus filhos.

"Encher de filhos a aljava" quer dizer ter muitos filhos (#Sl 127.5).

Significado de Aljava
substantivo feminino Bolsa ou estojo em que se guardam as flechas, pode ser carregada nas costas ou pendurada no ombro por uma alça. Etimologia (origem da palavra aljava).

Soldado que está de vigia ou de guarda a alguma coisa.

O significado é que é em vão que você trabalha duro, que você esgota suas forças, a fim de conseguir pão para comer, a menos que Deus o abençoe. Depois de todo o seu trabalho, o resultado está com ele.

Salmos 127:4-5 ARA
Como flechas na mão do guerreiro, assim os filhos da mocidade. Feliz o homem que enche deles a sua aljava; não será envergonhado, quando pleitear com os inimigos à porta.

Salmos 127 Ouvir
Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O Senhor concede o sono àqueles a quem ama. Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá. Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude.

O versículo que diz: “Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela” fala sobre a soberania de Deus no governo de todas coisas. O seu significado enfatiza que o esforço humano é inútil sem a intenção providencial do Senhor.

A Bíblia diz que "os filhos são como flechas na mão do guerreiro". (Salmo 127:4) Isso significa que eles devem ir mais longe que os pais, já que uma flecha vai mais longe do que o arqueiro que a lançou.

Como é feliz o homem que tem a sua aljava cheia deles! Não será humilhado quando enfrentar seus inimigos no tribunal.” A Bíblia Sagrada é repleta de versículos sobre a família, porque esta é Projeto de Deus. O Criador se agrada da família unida que se ama, se respeita e se proteje em qualquer situação.

Bem-aventurado significa que o justo desfrutará do favor e das graças especiais de Deus. Bem-aventurado não somente é a palavra pela qual este salmo se inicia, mas é também, a essência do que é prometido aos que meditam na Palavra de Deus, noite e dia.

Ser uma flecha, é ser alguém que tem um alvo, um objetivo, meta a ser atingida, sendo leve e sem pesos. A flecha tem o objetivo de ir longe.

Pode acondicionar até 20 flechas.

Salmos 127:5 NBV-P
Feliz o homem que tem muitos filhos, uma aljava cheia de flechas. Ele terá ajuda quando tiver de enfrentar seus inimigos no tribunal.

Aljava (nome de origem árabe, originalmente usado para designar uma saca em que se levava cereais) é um equipamento, espécie de coldre ou estojo, usado para carregar as flechas e os virotes usadas pelos arqueiros e besteiros desde a mais remota Antiguidade.

Significado de Sentinela
substantivo feminino [Militar] Soldado armado responsável por guardar um posto, prevenindo invasões surpresas ou descobrindo antecipadamente inimigos. Quem trabalha como vigia ou guarda alguma coisa; vigia.

MILITAR soldado encarregado de vigiar e guardar um quartel, um acampamento, etc.

Filhos são presentes que Deus entregou a nós para amarmos e ensinarmos o Seu caminho, mas, antes de serem nossos, são do Senhor. Nós os recebemos como uma herança maravilhosa.

Os filhos que tem sido hoje um tema tão controverso na nossa sociedade são descritos como herança e isso dá a principal tônica deste salmo que é a riqueza do Senhor dada aos que não desprezam seu maior chamado de vida que é o de criar uma família para glória de Deus!