Quem foi que descobriu o petróleo?

Perguntado por: lesteves . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

Edwin Drake

O registro da primeira descoberta de um poço de petróleo aconteceu em 1859 nos Estados Unidos. Foi seu descobridor, Edwin Drake, que iniciou a exploração de petróleo. Além disso, Drake criou o primeiro sistema de extração utilizado.

O primeiro poço de petróleo foi perfurado em 1897, no município de Bofete (SP), pelo fazendeiro Eugênio Ferreira de Camargo, com uma sonda importada dos EUA, atingindo 488 m de profundidade.

História do petróleo
Acredita-se que o uso do petróleo esteja datado desde os primórdios da civilização. Povos do Oriente Médio, Egito, Mesopotâmia, da China já haviam tido contato com o combustível fóssil e o utilizado nas formas de betume, asfalto para pavimentação de estradas, iluminação, lubrificação, fins bélicos.

1° – Venezuela
A Venezuela, país vizinho do Brasil, é detentor de 18% do total de reservas provadas de petróleo e possui 303.8 bilhões de barris. Em 2021, foi anunciado que a produção diária de barris de petróleo da nação alcançou a marca de 1 milhão de unidades.

Conforme um levantamento da BP (British Petroleum), as reservas de petróleo devem acabar nos próximos 53 anos. Na verdade, o instituto ainda apontou uma data exata: 2067. Além disso, a pesquisa apontou que 1,678 trilhões de petróleo serão consumidos até a data limite.

Em 1859, na Pensilvânia, nos Estados Unidos, foi perfurado o primeiro poço de petróleo do mundo por Edwin Drake, também chamado de Coronel Drake, que passou a ser o primeiro produtor de petróleo ao conseguir criar uma técnica para retirá-lo do subsolo.

O petróleo é um líquido natural, inflamável, oleoso, de cheiro característico e com densidade menor que a da água.

Por longo tempo, os sedimentos foram se acumulando em camadas, dando origem às rochas sedimentares. As diversas camadas dessas rochas formam as bacias sedimentares. O petróleo só poderá ser encontrado em áreas onde houve acumulação de restos orgânicos e rochas sedimentares.

Isso acontece porque o processamento dos combustíveis é uma atividade de menor risco que a exploração de petróleo. Uma refinaria é uma operação industrial, planejada a partir de uma demanda de mercado que é conhecida. A produção de petróleo é mais incerta e arriscada, por isso a margem de lucro é maior.

O petróleo é utilizado, para além de fonte de energia, na produção de diversos bens industriais, como lubrificantes e plásticos. A importância desse recurso está atrelada, em nível mundial, à grande dependência do petróleo no desenvolvimento das atividades humanas, com destaque para a geração de energia.

O petróleo é uma mistura complexa de compostos orgânicos gerada pela decomposição lenta de pequenos animais marinhos, que foram soterrados, em um ambiente com pouco oxigênio. Esse combustível fóssil é encontrado no fundo dos oceanos, bem como no solo, em rochas sedimentares.

Energia nuclear, eólica, solar e hidroelétrica podem substituir o petróleo como combustível para meios de transporte e para fornecer eletricidade para a população. Mesmo assim, alguns produtos que tem o petróleo como matéria prima, podem se tornar raridade ou deixarem de ser produzidos.

Acredite ou não, o volume de petróleo extraído no Brasil, por dia, gira em torno de 2,6 milhões de barris (UOL Economia). Esse número é expressivo em razão da descoberta do pré-sal brasileiro em 2006 pela Petrobras e sua exploração iniciada em 2010.

40 anos. Este é o prazo médio estimado pela BP (British Petroleum) para que as reservas de petróleo ao redor do mundo se esgotem.

O petróleo mais leve tem maior concentração de derivados como gasolina, GLP (gás liquefeito de petróleo) e naftas. É o tipo mais valorizado no mercado por produzir a maior proporção de derivados de maior valor agregado.

As condições geológicas que eventualmente criaram petróleo, aconteceram a milhões de anos atrás, quando plantas, algas e plâncton flutuavam nos oceanos e mares rasos. Esses organismos afundaram no fundo do mar, ao final de seu ciclo de vida.

Fonte: IBP com dados BP. Diante do último levantamento realizado pela OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) em 2020, o mundo conta com uma reserva total de 1.732 bilhões de barris desse recurso.

A consultoria Leggio não acredita numa escassez generalizada do produto no mercado brasileiro, mas destaca que os estoques nacionais estão em queda e que em alguns estados, onde as cadeias de suprimento são mais vulneráveis, pode, sim, faltar combustível nos próximos meses.

Significado de Petróleo
substantivo masculino Óleo mineral natural combustível, de cor muito escura, dotado de cheiro característico mais ou menos pronunciado, de densidade que varia de 0,8 a 0,95, e formado de hidrocarbonetos.