Quem foi que descobriu a partícula de Deus?

Perguntado por: orodrigues . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

Experimentos realizados no acelerador de partículas LHC, o Grande Colisor de Hádrons do Cern (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares) provaram a existência da partícula.

O bóson de Higgs foi teoretizado, em 1964, por Peter Higgs e por François Englert, além de outros quatro físicos teóricos. Entretanto, o primeiro experimento capaz de comprovar a existência dessa partícula só foi realizado em 2013, por meio do maior acelerador de partículas do mundo, o LHC (Large Hadrons Collider).

Proposta teoricamente pela primeira vez por Higgs em 1964, a "partícula de Deus" ganhou esse nome porque seria onipresente, ou seja, estaria em todas as partes. E, de fato é, pois a comprovação na prática se deu em 4 de julho 2012, o que rendeu o Nobel a Higgs.

Mas agora a pista de 27 km enterrada sob a fronteira entre a França e a Suíça está produzindo resultados que podem justificar o investimento. Por conta deles, uma das ideias mais importantes da física pode ser comprovada: o bóson de Higgs, mais conhecido por partícula de Deus.

Três novas partículas subatômicas “exóticas” foram descobertas por cientistas no Grande Colisor de Hádrons (LHC), o maior acelerador de partículas do mundo. São elas um novo tipo de “pentaquark” e o primeiro par de “tetraquarks”.

A primeira partícula elementar descoberta foi o elétron (e- ou simplesmente e), por J. J. Thomson em 1897 (o conceito atômico originado na Grécia por Demócrito é tido como especulação metafísica).

Ernest Rutherford

O primeiro acelerador de partículas foi criado pelo físico britânico Ernest Rutherford em 1911.

neutrino

A menor partícula de massa diferente de zero que conhecemos é o neutrino, disse Lincoln.

Quark, glúon, elétron e fóton estão entre as primeiras partículas fundamentais formadas no Big Bang. Da combinação de partículas de quark, ainda nos primeiros segundos de vida do universo, foram formados prótons e nêutrons, os componentes dos núcleos atômicos.

O bóson de Higgs foi uma partícula proposta na década de 1960 pelo físico escocês Peter Higgs para explicar como as partículas têm massa. Pela propriedade de criar massa, o bosón de Higgs é chamado metaforicamente de "partícula de Deus".

Partícula ou onda? A luz possui comportamento duplo, ou seja, pode ser interpretada como onda em determinadas situações e comportar-se como partícula em casos específicos. Dessa forma, a luz tanto é onda quanto partícula, possuindo, portanto, um comportamento dual.

Em 1964, Peter Higgs (físico da University of Edinburgh, na Escócia) sugeriu que todas as partículas não possuíam massa e eram iguais logo após a grande explosão que deu origem ao universo. Conforme o cosmos esfriou, um campo de força invisível - o “campo de Higgs”- se formou com seus respectivos bósons.

jornalística: o bóson de Higgs, ou partícula de Deus, nada mais é do que um mecanismo, dentro da teoria de partículas, para dar massa aos “tijolos” elementares. Mas, a polêmica se instala, justamente, porque esse não é o único mecanismo que explica a massa de um quark.

Inaugurado em 2008, o LHC (Large Hadron Collider, da sigla em inglês) custou US$ 10,3 bilhões para ser construído. Esse equipamento - gigantesco - tem 27 km de circunferência e está localizado na fronteira da Suíça com a França. Em tempos de crise econômica, a The Economist comentou o valor da descoberta.

Matéria escura é a denominação dada a uma grande quantidade de matéria de natureza desconhecida cujo efeito afeta gravitacionalmente a dinâmica das galáxias e do próprio Universo.

O LHC fica na periferia da cidade de Genebra, na Suíça, sendo formado por um enorme tubo circular com circunferência de 26,7 km e diâmetro de 7 m; é subterrâneo, ficando a cerca de 100 m abaixo do solo.

nome masculino
[ Física ] Partícula composta de quarks unidos por interacção forte. Plural: hádrones ou hádrons. Origem etimológica:francês hadron.

Para que tais partículas e seu interior fossem estudados era necessário que os pesquisadores criassem, de forma artificial, condições para que essas partículas pudessem se apresentar com um alto nível de energia, e para que isso ocorresse os cientistas desenvolveram aceleradores potentes, capazes de identificar essa ...