Quem foi que criou o metrô?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

Charles Pearson

Idealizado por Charles Pearson, o primeiro metrô do mundo é inaugurado em Londres às 6 horas da manhã de 10 de janeiro de 1863. A linha, com extensão de 6,5 quilômetros, permitiu ligar a rua Farringdon à rua Paddington.

Em 10 de janeiro de 1863, foi inaugurada a primeira linha de metrô do mundo, em Londres na Inglaterra. Naquele dia, cerca de 40 mil pessoas foram transportadas na nova locomotiva subterrânea.

No dia 10 de janeiro de 1863, começaram a circular regularmente os metrôs em Londres. Um exemplo logo seguido por várias outras metrópoles, que também canalizaram o transporte público para debaixo do solo. O primeiro metrô do mundo foi criado por pura necessidade.

No ano de 1966, foi criado pelo então prefeito Faria Lima o Grupo Executivo Metropolitano (GEM), que mais tarde se tornaria o Metrô que conhecemos hoje. Esse grupo contratou um consórcio de duas empresas alemãs, Hochtief e Deconsult, que se fundiu com a brasileira Montreal, formando uma nova empresa, a HMD.

Era a primeira vez que alguém deixava de lado o homem no mundo das medições. A idéia era simples: medir a distância do equador ao pólo Norte, através do meridiano que passa por Paris; um décimo de milionésimo daquela distância seria o metro (do grego metron, medida), com múltiplos e submúltiplos decimais.

A primeira linha de metrô do Brasil fica localizada em São Paulo, inaugurada 14 de setembro de 1974 e considerada a melhor linha de trilhos da América Latina.

(Fonte: Shutterstock) Em 1972, após a instalação inicial da malha de testes, a Companhia realizou uma viagem inaugural do primeiro metrô do Brasil entre as estações Jabaquara e Saúde. A construção da primeira linha de metrô do mundo, em Londres, começou em 1860.

A Linha 1–Azul do Metrô de São Paulo, denominada originalmente Linha Norte–Sul, compreende o trecho definido pelas estações Tucuruvi e Jabaquara, em São Paulo, no Brasil. Esta foi a primeira linha construída pelo Metrô, iniciada no final da década de 1960 e inaugurada do começo dos anos 1970.

No Brasil, a construção do metrô iniciou em 1968 no Estado de São Paulo. O metrô de SP opera desde o dia 14 de setembro de 1974, possuindo 60,2 km de extensão distribuída em quatro linhas e 54 estações. Todo o sistema está integrado à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

A primeira linha tinha 6 quilômetros, era composta por sete estações e usava locomotivas bastante simples, movidas a vapor e com estrutura de madeira.

Em 1896, Budapest inaugurava os primeiros quatro quilômetros de seu sistema de trens subterrâneos. Nos Estados Unidos, Boston foi a primeira cidade a possuir metrô, seguida de Nova York, que veio a ter o maior do mundo em número de linhas e estações.

Hoje Xangai soma 639 km de trilhos. Com 1.062 quilômetros de vias, o metrô de Nova York é, de longe, o mais extenso do mundo. De fato, seu comprimento representa mais que o dobro do segundo maior sistema do planeta, o de Pequim (China), com 465 quilômetros.

dia 6 de setembro de 1972

No dia 6 de setembro de 1972, um trem (com dois carros), denominado Unidade-Protótipo, fez a primeira viagem do metrô paulistano entre o Pátio Jabaquara e a estação Jabaquara.

de Londres

Metrô mais antigo do mundo, o de Londres, inaugura primeira nova linha em 43 anos. Após 13 anos do início das obras, a Elizabeth Line, primeira linha de metrô a ser construída em Londres desde 1979, está finalmente concluída.

Nas estações, o tempo de parada do metrô é apenas o suficiente para desembarque e embarque de passageiros, sendo de 1 minuto ou menos. A velocidade média dos trens é de aproximadamente 40 Km/h, chegando a 70 Km/h entre as estações (velocidade máxima).

Em 1890, a City & South London Railway foi a primeira ferrovia de trânsito rápido de tração elétrica, que também era totalmente subterrânea. Antes da abertura da linha era chamado de "metrô da cidade e do sul de Londres", introduzindo assim o termo "metrô" na terminologia ferroviária.

32,4 km/h

O metrô mantém os 32,4 km/h, conforme mostram os dados obtidos pelo Estado por meio da Lei de Acesso à Informação.

1. [ Física, Metrologia ] Unidade de medida de comprimento do Sistema Internacional (símbolo: m) igual ao comprimento do trajecto percorrido no vácuo pela luz durante uma duração de 1/299 792 458 de segundo. 2. Instrumento de medição com o comprimento dessa unidade.

Localizado no tranquilo subúrbio de Sèvres, em Paris, o BIPM é rodeado por parques e jardins.

1. Sistema de caminho-de-ferro , geralmente subterrâneo, destinado ao transporte rápido de passageiros em meios urbanos. 2. [ Termo ferroviário ] Comboio de transporte de passageiros que circula nessas vias.

Metrô de São Paulo

Metrô de São Paulo: o maior metrô do Brasil tem 6 linhas e 104,4 km de extensão que operam na maior cidade do país desde 1974. Sua capacidade total inclui mais de 4 milhões de passageiros por dia, que transitam pelas mais de 80 estações.