Quem foi que criou o circo?

Perguntado por: omesquita . Última atualização: 19 de maio de 2023
3.9 / 5 17 votos

Philip Astley

O primeiro circo na forma como conhecemos hoje foi o Astley´s Amphitheatre inaugurado em Londres por volta de 1770, por Philip Astley, um oficial inglês da Cavalaria Britânica. O circo de Astley tinha um picadeiro com uma espécie de arquibancada, era fixo e ocupava um grande anfiteatro.

O circo, como conhecemos hoje, com picadeiro, lona e palhaços, surgiu aproximadamente em 1770 com o inglês Philip Astley, um oficial da Cavalaria Britânica. Ele organizou, com normas militares, um espetáculo equestre, até então um esporte nobre, numa época em que os direitos da nobreza eram muito rígidos.

Esta arte, que encanta crianças e adultos, surgiu no Brasil no século XIX, com famílias e companhias vindas da Europa. Aqui, se agruparam em guetos e colateralmente manifestavam suas habilidades circenses.

dia 27 de março

Hoje, dia 27 de março, é comemorado o Dia Nacional do Circo e o Dia Mundial do Teatro. O Dia Nacional do Circo, é uma data comemorativa que homenageia a arte circense, uma das formas de arte e entretenimento mais tradicionais de nosso país.

27 de março de 1897

Neste sábado, 27 de março, comemora-se o Dia do Circo. A data foi escolhida em homenagem a Abelardo Pinto, o palhaço Piolim, que nasceu em 27 de março de 1897. O Congresso Nacional já aprovou leis que têm a ver com o dia a dia dos circos.

Essa data se consolidou como uma homenagem a Abelardo Pinto, homem que ficou conhecido por sua trajetória como o palhaço Piolin. Ele viveu o auge de sua carreira durante a década de 1920. Abelardo Pinto nasceu em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, no dia 27 de março de 1887.

O papel social do Circo
O circo é um espetáculo cultural permanente e, desde seus primórdios, é considerado, além de um grande local com espetáculo que vislumbra os olhos, também como uma forma de manifestação cultural.

Circo: Genuína forma de arte e expressão cultural
Por sua natureza, o circo alcança o que outras formas de arte lutam para fazer: atrai 'novas audiências'. Além disso, os ingressos também são acessíveis, tornando a viagem ao circo um atividade cultural.

1) Circo de Variedade – O circo tradicional apresentando habilidades físicas, animais exóticos e acrobacias. 2) Circo de Pantomimas – Quando não se tem mais animais e a pantomima passa a ocupar a arena. 3) Circo Teatro – O picadeiro torna-se ainda menor e surgirá um palco para a apresentação de espetáculos teatrais.

por volta de 1830

O circo chegou ao Brasil por volta de 1830, e aqui se adaptou às condições locais, tornando-se uma das mais importantes manifestações das artes cênicas, por meio das famílias vindas da Europa. Essas famílias se manifestavam em apresentações teatrais.

Significado de Circo
substantivo masculino Entre os antigos romanos, lugar destinado aos jogos públicos. Recinto formado por uma armação desmontável, coberta de lona, de forma circular, para espetáculos acrobáticos, cômicos, equestres etc. Círculo.

Inserido na questão cultural, temos a cultura da arte circense caracterizada por espetáculos que envolvem acrobacias, malabarismos e apresentações teatrais.

por Nataly Simões | qua, 27/03/2019 - 15:08

  • Palhaço Piolin. Crédito: Twitter/reprodução.
  • Palhaço Carequinha. Crédito: Twitter/reprodução.
  • Atchim & Espirro. Crédito: divulgação.
  • Patati & Patatá. Crédito: Divulgação.
  • O palhaço Bozo. Crédito: Twitter/ reprodução.

Cirque du Soleil

Cirque du Soleil: companhia de circo mais famosa do mundo traz o espetáculo Bazzar para o Rio de Janeiro. Após o sucesso de bilheteria em São Paulo, agora o mega espetáculo circense BAZZAR, do Cirque du Soleil chega ao Rio de Janeiro!

Em 1929, os modernistas decidiram homenagear Piolin, realizando um evento chamado Banquete Antropofágico. No cinquentenário da Semana de Arte Moderna, em 1972, uma nova homenagem foi realizada. A partir disso, o dia 27 de março se estabeleceu como Dia do Circo, em homenagem a esse grande artista circense.

- Bailarina: faz apresentações relacionadas a danças, seja clássicas ou contemporâneas. - Palhaços: os mais engraçados, que fazem atrapalhadas para fazer o público rir. - Equilibristas: são os artistas que demonstram seu equilíbrio andando em cordas, as vezes com bicicletas e outras vezes de costas.

A ginástica circense compreende modalidades como acrobacias aéreas (trapézio, tecido, lira e cordas), mastro chinês, trampolim, cama elástica, malabares, equilíbrio com perna-de-pau, monociclo, corda bamba ou arame esticado, e acrobacia de solo (estrela, rolamento, cambalhota, pirueta, parada de mãos, ponte, saltos, ...