Quem foi que criou a igreja Evangélica?

Perguntado por: npereira4 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 16 votos

Martinho Lutero

As origens dos protestantes. A corrente religiosa conhecida no Brasil como evangélica deriva de um movimento que começou oficialmente em 1517. Naquele ano do século 16, o monge católico e teólogo alemão Martinho Lutero pregou na porta de uma igreja em Wittenberg (Alemanha) suas "95 Teses".

A pesquisadora ressalta, contudo, que não é verdade que Pedro tenha sido o fundador da primeira comunidade cristã de Roma.

Igreja de Jesus Cristo

A Igreja de Jesus Cristo Foi Tirada da Terra
Quando Jesus Cristo viveu na Terra, estabeleceu Sua Igreja, a única Igreja verdadeira. Ele a organizou para que as verdades do evangelho fossem ensinadas a todas as pessoas, e suas ordenanças administradas corretamente com autoridade.

A Igreja subdivide-se em três grandes grupos: Militante, Triunfante e Padecente. A Igreja militante, somos nós, a Igreja padecente são todos os que morreram e aguardam a graça da santificação. Já a Igreja Triunfante são todos os que se encontram em estado de graça, possuem o Céu.

O nome oficial da Igreja é A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O nome completo foi dado por revelação de Deus a Joseph Smith em 1838. Quando nos referimos à Igreja pela primeira vez, é preferível utilizar seu nome completo: “A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias”.

Jesus disse, então, a Pedro: "Não foi a carne e o sangue quem to revelou, mas meu Pai que está nos céus". Atentemos para o fato de que a resposta de Pedro não foi originada da sua pessoa (carne e sangue), mas de Deus.

Moisés

Pela tradição religiosa, estes cinco livros teriam sido escritos por um único homem, Moisés. "Lendo e interagindo com o [poeta e tradutor] Haroldo de Campos (1929-2003), eu aprendi que há duas abordagens possíveis. A da sinagoga diz que quem escreveu a Torá foi Moisés e ponto final.

A palavra igreja vem do grego ekklesia, «assembleia», pelo latim ecclesia-, «assembleia do povo; igreja». Trata-se de «edifício destinado ao culto de uma religião, especialmente cristã; comunidade dos fiéis de determinada religião; autoridade religiosa» (cf. Dicionário da Língua Portuguesa 2003 da Porto Editora).

Igreja do Latrão

Pelo ano 320, aí foi construída uma igreja, a Igreja do Latrão, a primeira de todas as igrejas do Ocidente, por data e por dignidade.

O catolicismo crê que Deus salva através destes sacramentos. Na Igreja Protestante existem apenas dois sacramentos: o Batismo e a Eucaristia (Santa Ceia). A Igreja Católica reverencia Maria, a mãe de Jesus, como "rainha celestial" e, em alguns aspectos, a equipara a Ele.

A Igreja Batista também tem seu maior número de fiéis no Nordeste brasileiro, mas o número de membros no Centro-Oeste e Sudeste também é relevante.

5 As religiões evangélicas chamadas de não-pentecostais ou históricas compreendem, no Brasil, sobretudo as seguintes denominações: Igrejas Batista, Episcopal, Luterana, Metodista e Presbiteriana.

Protestantes e evangélicos

  • Adventistas;
  • Anglicanos;
  • Batistas;
  • Reformados;
  • Luteranos;
  • Metodistas;
  • Pentecostais.

Já os católicos não praticantes são os que vivem a religião à margem dos significados simbólicos propostos pela Igreja e têm a sua própria interpretação como fonte legítima de explicação religiosa.

As sete igrejas descritas em Apocalipse 2-3 são sete igrejas literais no momento em que João, o apóstolo, estava escrevendo Apocalipse. Embora fossem igrejas literais naquele tempo, há também um significado espiritual para as igrejas e os crentes de hoje.

Jesus estabeleceu Sua Igreja quando esteve na Terra. Ela foi chamada de Igreja de Jesus Cristo (ver 3 Néfi 27:8), e os membros foram chamados de santos (ver Efésios 2:19–20).

O que são as Testemunhas de Jeová:
Testemunhas de Jeová é um movimento religioso cristão com mais de 8 milhões de praticantes espalhados pelo mundo. Os seguidores dessa religião acreditam em um Deus único chamado Jeová e são seguidores de seu filho, Jesus Cristo.

O Papa Francisco explicou, durante a homilia da Missa celebrada na Casa Santa Marta, os motivos pelos quais Jesus escolheu São Pedro como o primeiro Papa da Igreja, uma decisão que poderia parecer contraditória, levando em consideração que alguns dias antes da sua eleição o havia negado.

Analisando o acontecimento singularmente é difícil compreender que pelo menos Pedro nega Jesus para se proteger num momento de exposição ao perigo no Sinédrio, onde acontece o pré-julgamento de Jesus. No intertexto, mais que negar Pedro terá mentido por motivos de prudência ante o perigo em vista.

Pedra angular na Bíblia
No Livro dos Salmos, capítulo 118, versículo 22, há uma metáfora sobre os construtores (a nação judaica) rejeitarem o mais importante elemento na construção do templo espiritual: Jesus Cristo, o Messias. "A pedra que os edificadores rejeitaram, foi posta como pedra angular" (Salmos, 118:22).

Com textos rascunhados em folhas de papiro milenares, a Bíblia é o livro mais vendido da humanidade, tendo sido escrita por 40 pessoas entre 1500 a.C. e 450 a.C. O folclore em torno dos evangelhos dá conta de que seus autores eram homens iluminados, tocados pela mão divina.