Quem foi que criou a flauta?

Perguntado por: oamorim . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Algumas delas já foram encontradas e datadas por volta de 35 a 40 mil anos atrás, na região dos Alpes Suábios (Alemanha). Inclusive, as primeiras flautas só possuíam um orifício e eram feitas com ossos, principalmente tíbias de animais e até mesmo de humanos.

Uma flauta de osso de pássaro descoberta em uma caverna da Alemanha foi entalhada há cerca de 35 mil anos e é o mais antigo instrumento musical artesanal já descoberto, dizem arqueólogos, oferecendo a mais nova evidência de que as primeiras populações humanas da Europa tinham uma cultura complexa e criativa.

A primeira flauta de prata Boehm foi introduzida no Rio de Janeiro por Reichert. Provavelmente tinha sido feita pelo fabricante belga Eugène Albert.

A ciência porem calcula que tenha surgido há mais de 20.000 anos A julgar pelas analises de alguns exemplares encontrados feita de ossos . As flautas são encontradas de vários tipos e formatos. A flauta transversal, por vezes chamada de flauta transversa ou simplesmente de flauta, é um aerofone da família das madeiras.

flautista | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

No Brasil, podemos dizer que a flauta encontrou terreno propício, notadamente, desde o século IXX, na polca, na modinha, no choro e na valsa; através de músicos como Patápio Silva, Pixinguinha, Altamiro Carrilho, entre outros.

Há aproximadamente 42 mil anos, os primeiros hominídeos sentavam-se ao redor de fogueiras, tocavam as flautas feitas de ossos e cantavam. Isso é indicado pela datação por radiocarbono de uma antiga flauta encontrada na caverna de Geissenklösterle, no vale de montanhas de Jura, ao sudeste da Alemanha.

A música surgiu quando o homem descobriu que, batendo um objeto no outro, ele produzia sons e que isso não era simplesmente, um tanto de barulhos. A música teve várias funções no decorrer da história, como para louvar os deuses, exaltar autoridades, lutar, etc.

guitarra

A guitarra, o instrumento musical mais popular de todos os tempos, é o ícone mais duradouro da história.

Pertencente à família dos instrumentos de sopro de madeira, a flauta doce era originalmente feita de madeira. Os exemplares mais antigos datam do século XIV. Durante a Renascença, tornaram-se muito populares e existiam em diversos tamanhos: sopranino (a mais aguda), soprano, contralto, tenor, baixo e contrabaixo.

As flautas, em geral, fazem parte dos instrumentos mais antigos do mundo. Algumas delas já foram encontradas e datadas por volta de 35 a 40 mil anos atrás, na região dos Alpes Suábios (Alemanha).

No entanto, não se sabe ao certo onde a flauta doce surgiu como instrumento musical. Conforme citado anteriormente, sua primeira evidência histórica vem de uma miniatura francesa do século XI. Nos séculos XV e XVI, foram encontradas partituras musicais com indicações específicas para flauta doce.

flauta

Os historiadores não sabem ao certo quando a música surgiu na humanidade, mas consideram que o primeiro instrumento musical inventado foi a flauta - a mais antiga delas, encontrada por arqueólogos na Alemanha, provavelmente foi produzida há quase 82 mil anos.

Quando o fluxo entra dentro da flauta, aumenta a pressão do ar dentro do instrumento, e imediatamente o ar que está dentro do tubo tenta escapar tanto pelos furos como pela janela.

A flauta doce é um instrumento muito antigo que se desenvolveu ao longo do tempo, se transformando no instrumento que hoje conhecemos. Na renascença e no barroco, foi largamente utilizada e desenvolvida, e foi também no final do barroco que seu uso começou a declinar, até que em 1750 desapareceu do cenário musical.

Matéria-prima foi osso e marfim; para pesquisadores, é a origem da música. A asa de um abutre e presas de mamute serviram de matéria-prima para produzir os mais antigos instrumentos musicais do mundo, afirma um estudo na edição desta semana da revista científica "Nature".