Quem foi que conseguiu entrar na terra prometida?

Perguntado por: xrocha . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Introdução. Depois de cumprir o mandamento do Senhor de conquistar a terra prometida e destruir as nações iníquas que lá habitavam, Josué dividiu a terra entre as tribos. Josué reuniu os israelitas e os advertiu para que não se associassem às outras nações e não adorassem falsos deuses.

Conforme instruído pelo Senhor, Moisés enviou 12 espias para explorar a terra de Canaã e relatar o que encontraram. Depois que dez dos espias “infamaram” a terra (Números 13:32), os israelitas temeram que o povo fosse forte demais para ser conquistado e não tiveram fé suficiente para entrar na terra prometida.

O povo hebreu se reúne para assistir o combate que escolherá os dois espiões de Israel. Salmon, Otniel, Maquir, Zaqueu, Iru e Melquias participam da disputa. Tibar busca Nobá na cela e Raabe se desespera. Kalesi e Merodaque se preparam para iniciar o ritual.

Depois de muitos milagres ao longo de um ano de uma jornada difícil pelo deserto, os israelitas finalmente chegaram às fronteiras dessa terra prometida. Números 13–14 conta a história de doze homens, um de cada tribo, que foram enviados para ver como era a terra e quem vivia ali.

O relato bíblico descreve como Josué liderou os israelitas em volta das muralhas da cidade, que caíram após sete dias de marchas em volta da cidade e toques de trombeta pelos sacerdotes (Josué 6:1–20). Em seguida, os filhos de Israel se enfrentam com os cananeus nas cidades de Ai e Betel.

Aruna e Josué e Raabe e Salmon se casam em cerimônia emocionante - RecordTV - R7 A Terra Prometida.

Em termos de extensão territorial, seria do Rio do Egito ao Rio Eufrates (na região do mar Morto e do mar de Quínerete), o que hoje compreenderia aos atuais territórios do Estado de Israel, Palestina, Cisjordânia, Jordânia Ocidental, sul da Síria e sul do Líbano.

E tendo em vista que Calebe foi o principal escriba que o acompanhou, podemos supor que eram da mesma idade quando fizeram parte da primeira missão de reconhecimento em Canaã 40 anos antes, dessa forma, é provável que Josué tivesse 80 anos quando entraram na Terra Prometida.

Incluindo mulheres, crianças e idosos, eles poderiam passar de 3 milhões – o equivalente a toda a população do Egito na época.

Calebe é um grande exemplo para nós de espera vitoriosa. Ele recebeu a promessa de que pisaria na Terra Prometida (Canaã), quando tinha 40 anos. Calebe e Josué foram os únicos espias que acreditaram que aquela terra pudesse ser conquistada - uma terra habitada por homens gigantes e bem armados.

Não confiavam em Deus e se sentiam perdidos. A passagem pelo deserto demoraria apenas 40 dias, mas foram necessários 40 anos para que Deus moldasse aquele povo, acostumado às religiosidades e tradições egípcias. Deus teve paciência em ensinar, mas o povo, com pressa em equivocar-se e reclamar.

Os espias prometeram a Raabe que sua família ficaria em segurança. Então, Raabe jogou uma corda de sua janela para os espias fugirem. Os espias retornaram ao profeta Josué e disseram ao exército israelita que não machucassem ninguém da família de Raabe.

O Senhor disse a Abraão: “Segue-me, e lhe darei as nações por herança” (Gn 15.2). Cinco séculos depois, o povo tinha apenas um obstáculo para entrar na Terra Prometida, atravessar o rio Jordão, que separava o deserto de Canaã (Veja Josué 1.1-9). Para nós também há uma terra para ser possuída e conquistada.

Calebe tinha 40 anos quando foi enviado para espiar aquela terra (Js 14:7).

Quando os hebreus chegaram a Canaã, encontraram a terra povoada pelos cananeus (povos originários da região) e filisteus. A narrativa bíblica conta que a região teria sido conquistada em uma campanha militar feita sob a liderança de Josué.