Quem foi Padre Galeno?

Perguntado por: oguterres2 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Cláudio Galeno (129-199) foi um médico grego, considerado o pai da Anatomia. Realizou extensos estudos de Anatomia e Fisiologia. Sua monumental enciclopédia de Medicina, "Exercícios Anatômicos", foi durante mais de quinze séculos considerada infalível.

Foi responsável por uma das primeiras explicações racionais para a relação entre saúde e doença (teoria dos quatro humores corpóreos que equilibravam a saúde). – Galeno (129-200): Viveu em Roma, é considerado o “Pai da Farmácia” e precursor da alopatia.

Hipócrates

Hipócrates, nascido na Grécia (460 a.C. - 370 a.C.) é considerado o pai da Medicina por suas explicações míticas quanto aos problemas de saúde e de como curar doenças. Sua preocupação estava centrada no organismo humano e sua forma de funcionamento.

Doutrina de Galeno
Para Galeno, a vida psíquica, a animal e a vegetativa têm funções diversas e operam em níveis diversos. Mas todo corpo é apenas um instrumento da alma. E cada organismo se constitui segundo um plano lógico estabelecido por um ser supremo do universo.

William Harvey

William Harvey (1578-1657) foi um médico inglês. Suas descobertas sobre o funcionamento do coração e da circulação do sangue pelas artérias e veias, revolucionaram a medicina. William Harvey (1578-1657) nasceu em Folkestone, Inglaterra, no dia 1 de abril de 1578.

Galeno de Pérgamo, também conhecido como Cláudio Galeno, estudou filosofia - principalmente os estóicos - e medicina. Após inúmeras viagens de estudo, adquiriu grande experiência atuando como médico de gladiadores, em Roma, onde também foi médico de Cômodo, herdeiro presuntivo do trono do imperador Marco Aurélio.

Sua prática médica, sua compreensão do organismo humano e do temperamento de cada um, foi baseada na teoria dos 4 humores – sangue, fleuma, bílis amarela e bílis negra. As características de cada corpo levariam à eucrasia (equilíbrio) ou à discrasia (desequilíbrio, doença, dor).

Galeno de Pérgamo

Inspirado em Hipócrates (considerado o pai da Medicina), o médico e filósofo Galeno de Pérgamo criou a teoria dos quatro temperamentos (ou humores), mostrando que o equilíbrio ou desequilíbrio entre eles determina a nossa personalidade e a nossa propensão a certas doenças.

O estudo dos temperamentos humanos começou com Hipócrates, que viveu entre 460 e 370 a.C., sendo considerado o pai da medicina. Em sua teoria, Hipócrates apresentou 4 humores que determinariam o temperamento do ser humano: sangue, fleuma, bílis amarela e bílis negra.

Hipócrates

A origem do teste de temperamento está ligada ao filósofo grego Hipócrates, também conhecido como o pai da medicina Ocidental. Fundamentando seu conhecimento em aspectos concretos, ele formulou a ideia de quatro humores: sanguíneo, colérico, melancólico e fleumático.

As inovações de Galeno na Antiguidade.
Galeno (131-200 d.C.), considerado o “Pai da Farmácia”, siste- matizou pela primeira vez, as matérias-primas necessárias à preparação dos medicamentos e a sua prepara- ção como nunca tinha sido feito.

Na Grécia, em 200 d.C, o médico e filósofo Claudius Galeno dedicava-se a ensinar anatomia nas escolas de medicina grega. Por conta da proibição ocorrida também na Grécia, ele dissecava animais em vez de humanos, e estabelecia comparações entre estes organismos.

Com o desenvolvimento dos conhecimentos da área da saúde e da necessidade de se preparar substâncias mais elaboradas houve a separação da farmácia da medicina, que ocorreu em 1240 d.C. Foi o imperador Frederick II que apresentou um decreto separando completamente as responsabilidades do médico e do farmacêutico, ...

Imhotep

Nesse sentido, o primeiro médico da história seria Imhotep (2655 a.C. – 2600 a.C.), que deixou um tratado com 48 casos médicos, organizados em secções, como diagnóstico e possibilidade de tratamento, no papiro de Edwim Smith.

Dentre os três primeiros médicos que pisaram em solo brasileiro, os dados mais confiáveis são os de Mestre João, em virtude da carta enviada ao rei D. Manoel, na época do descobrimento do Brasil. Espanhol, oriundo da Galícia, seu nome verdadeiro nome era Joan Faras. Foi o primeiro médico e cientista a atuar no País.

Do teor de tal juramento, encontramos pontuais condutas éticas a impor aos médicos obediência durante o exercício de sua profissão. o juramento de hipócrates.

A sua obra mais importante foi Da Utilidade das Partes do Corpo, que constituiu o melhor tratado antigo de anatomia. Este médico grego baseou as descrições de anatomia em dissecções de primatas, escolhidos pelas suas semelhanças com o corpo humano. Assim, Galeno foi um observador notável dos ossos e dos músculos.