Quem foi Ogum em vida?

Perguntado por: ibittencourt7 . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

De acordo com a mitologia africana, Ogum era filho do rei Odudua, fundador da cidade de Ifé. Apesar de viver os privilégios de um príncipe, Ogum era uma figura bastante inquieta e gostava muito de representar seu pai nas lutas pela conquista de novos territórios.

O TERRITÓRIO DE OGUM NA ÁFRICA E NO CANDOMBLÉ DA BAHIA
Conforme Bastide (2005) Ogum, originalmente, vive na terra longínqua da Africa.

É franco, muitas vezes até com assustadora agressividade. Não faz rodeio para dizer as coisas. Não admite a fraqueza e a falta de garra.

Filhos de Ogum no amor
No relacionamento, eles são pessoas que não se apegam a ninguém. Assim, costumam trocar sempre de parceiros até realmente encontrar seu grande amor. No entanto, costumam ser bastante egoístas quando se trata de assuntos do coração.

Ogum usa seu poder e espada para socorrer rapidamente os que o invoca. Mas, se for invocado de um modo negativo, ele deixará sua espada se abater sobre o injusto.

Cachorro - o guardião, companheiro e amigo tem a proteção do Orixá Guerreiro Ogum.

São valentes, objetivos e corajosos
Os filhos de Ogum são muito persistentes, objetivos para atingir uma meta, dão tudo de si quando se propõem a conquistar algo. São líderes natos, valentes, impetuosos, destemidos, e quando colocam alguma coisa na cabeça, dificilmente alguém consegue tirar.

Ogum e seus símbolos Orixá
Elemento: ferro Cor: azul-marinho Símbolo: espada e escudo.

Mas Xangô traiu Ogum.

A partir disso o culto à Ogum (Omodê Okunrin) estaria ligado ao dos Guardiões Imole Exú, sendo o Imole Exu Sorokê um guardião de Ogum, se mesclando de tal forma que passou a ser entendido como um Orixá Meji ou Duplo, metade Ogum e metade Exu Xoroquê.

A comida oferecida para ogum é a feijoada com feijão preto ou farofa de feijão fradinho feitos de forma mais rustica. Tendo na sua oferenda objetos, bebidas, frutas, imagem do santo que está relacionado ao orixá. Essas oferendas antigamente eram feitas e colocadas em rios e cachoeiras havendo poluição ambiental.

Ele é considerado o orixá que possui maior proximidade com os seres humanos depois de Exu. Ogum é um orixá costumeiramente associado à guerra e ao fogo. Sendo geralmente representado sob a figura de um guerreiro, Ogum estabelece um arquétipo de luta e conquista aos que se dedicam à sua adoração.

Mamão, laranja doce, maracujá doce, banana, uva rosada, maçã, graviola, abacate, carambola, limão, romã, melão, pitomba, seriguela, lima da pérsia, cereja, ameixa, coco, morango, marmelo.

Ogum não suporta quiabo porque foi devido a esse legume que ele perdeu uma batalha para o Orixá que ele mais detesta: Xangô.

Ogum (21/03 a 20/04)
Faça o banho na Lua Cheia, entre 14 e 20 horas. Este banho abre os caminhos no amor e ajuda a afastar os rivais. E lembre-se de jogar os resíduos no jardim ou água corrente. Não enxugue o corpo com toalha, deixe-o secar naturalmente.

Ele é o cavaleiro sagrado da fé plural brasileira. Nos altares das casas, das lojas, dos mercados, dos terreiros, sempre há copos com cerveja colocados próximos às imagens desse santo-orixá. Porque oferecer cerveja confirma o sentimento de que os mitos são íntimos dos nossos desejos.

A Umbanda celebra o Dia de Ogum em 23/4. O Dia de Ogum passou a integrar o calendário oficial do Estado de São Paulo a partir de proposta da deputada Leci, atendendo a uma reivindicação de lideranças da Umbanda.

Oxalá é meu Pastor, nada me faltará! E o meu cálice que é meu coração transborde com a pureza de Ibejada; E certamente, a bondade e a misericórdia de Oxalá estarão comigo por todos os dias de minha vida!

Ogum Matinata – atua sob a energia dos campos abertos e colinas – Reino de Oxalá. Não há muitos médiuns que conseguem tê-lo como Orixá de trabalho, pois são bastante raros e difíceis de incorporar. Ogum Iara – atua sob a energia dos rios, lagos e cachoeiras – Reino de Oxum.

2, 3, 7 e 21

Ogum é o Orixá do ferro e da guerra. Rege as estradas e o trabalho. Para ter sua proteção, use às terças-feiras roupas ou peças azul-marinho ou verde e ofereça-lhe um inhame kará assado regado com mel de abelha. Seus números para sorte: 2, 3, 7 e 21.

NÚMERO 8 – EJIONILE
Regido por Oxaguiãn, Ogum e Xangô Airá, EJIONILE Odu lhe confere agilidade mental, o que te faz uma pessoa falante e muito ativa.