Quem foi Obadias marido da viúva?

Perguntado por: equarteira . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Jezabel

Obadias era um servo de Deus que viveu em um ambiente hostil no Reino do Norte, conhecido também como o Reino de Israel, no tempo do rei Acabe e sua mulher, Jezabel (I Rs. 19-22), no século IX a.

Profeta

Em uma religião, profeta é um indivíduo que alega ter sido contactado pelo sobrenatural ou divino e que fala por eles, servindo como um intermediário com a humanidade, passando, este novo conhecimento descoberto, da entidade sobrenatural para as outras pessoas.

O nome “Obadias” aparece com destaque em dois lugares na Bíblia: no livro 1 Reis e no Livro de Obadias. No livro 1 Reis 18:3-4, há um Obadias que atua como mordomo do rei Acabe. Este Obadias é conhecido por sua piedade e coragem ao esconder cem profetas do Senhor dos ataques de Jezabel, esposa de Acabe.

Jezabel

Obadias era um servo de Deus que viveu em um ambiente hostil no Reino do Norte, conhecido também como o Reino de Israel, no tempo do rei Acabe e sua mulher, Jezabel (I Rs. 19-22), no século IX a.

Obadias afirma que Deus ordenou que as nações se levantassem contra Edom e que seus aliados o traíssem. Edom será completamente destruída e deixada sem nada. Este versículo tem uma mensagem importante para nós hoje. Ele nos lembra que Deus é um Deus justo que não permite a crueldade impune.

Introdução. Obadias profetizou sobre a destruição dos edomitas, que eram descendentes de Esaú, irmão de Jacó. Essa destruição foi consequência do orgulho deles e do modo errado com que trataram Israel. Obadias também profetizou sobre a restauração de Israel e sobre os salvadores no monte Sião.

Obadias escondeu 100 profetas numas covas e os sustentou com pão e água. Porque Jezabel, mulher de Acabe, queria matá-los. A dívida que Obadias fez foi para alimentar os 100 profetas nas covas.

O marido desta mulher morreu devendo dinheiro. Para a tradição judaica afirma que esta viúva (2 Reis 4: 1) era a esposa de Oba. dias, que escondeu os profetas do Senhor em uma caverna e os alimentou na época de Ahab. E o homem devia muito dinheiro que devia ser pago.

Este é o menor livro que compõe o Velho Testamento, possui apenas um capítulo e sua autoria é atribuída ao próprio profeta Obadias. A maioria dos estudiosos afirmam que provavelmente foi escrito após a destruição de Jerusalém por Nabucodonosor no ano 586 AC.

A viúva deveria encher as vasilhas a partir da botija de azeite que tinha. Era um milagre, pois o azeite de uma vasilha, indo contra todas as possibilidades, encheu várias outras. Uma botija só poderia encher uma botija. O milagre de Deus é a invasão do sobrenatural no material.

A primeira lição que aprendemos com a viúva da botija de azeite, é que precisamos reconhecer as qualidades e virtudes das pessoas ao invés de só olhar para os defeitos.

21

Sua autoria geralmente é atribuída a um indivíduo chamado Obadias (ou Abdias) ("servo (ou fiel) do Senhor"), classificado como um "profeta menor" na Bíblia cristã, devido à brevidade de seu texto (apenas 21 versículos) e do seu conteúdo (material profético).

Vermelho. Foi este o nome dado a Esaú por motivo da cor vermelha da sopa de lentilhas, pela qual ele vendeu a Jacó o seu direito de primogenitura (Gn 25.30 – 36.1).

Os habitantes de Edom - os edomitas - seriam descendentes de Esaú, irmão gêmeo de Jacó (Gn 25-36).

Quando o oleiro está fazendo seu vaso, com o barro ainda molhado, ele pode pegar o vaso recém-terminado, reamassar o barro e começar tudo de novo. Ao contrário, a botija é uma obra pronta, com o material endurecido, de modo que não pode mais ser reesculpido. Neste sentido, os cristãos somos botijas.

O azeite na Bíblia significa a presença de Deus.
O transbordar do azeite remete especificamente ao Espírito Santo. No Antigo Testamento o azeite era utilizado na unção de reis e sacerdotes.

Dicionário Bíblico Online
Vaso de barro de gargalo estreito e com uma asa, destinado a usos domésticos (#Jr 19.1).

15. Porquanto o dia do Senhor está perto, sobre todas as nações, como tu fizeste, assim se fará contigo; o teu feito tornará sobre a tua cabeça. 16. Pois como vós bebestes no meu santo monte, assim beberão de contínuo todas as nações; sim, beberão e sorverão, e serão como se nunca tivessem sido.

Obadias profetizou a destruição dos edomitas, uma consequência de seu orgulho e dos maus-tratos contra os israelitas. Ele também profetizou sobre a restauração de Israel e de pessoas que se tornariam salvadoras no Monte Sião.

Amós

Amós mesmo declarou: Não sou profeta nem discípulo de profeta. Foi o Senhor Deus que me tirou de detrás do rebanho e me ordenou: vai profetizar contra Israel, o meu povo. Esta recusa de ser chamado profeta evidencia a sua ruptura com as instituições formais de seu tempo: o palácio real e o templo.