Quem foi o verdadeiro Zé Pequeno da Cidade de Deus?

Perguntado por: ucosta . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Zé Pequeno, ou Dadinho, era o nome do criminoso José Eduardo Barreto Conceição.

uma posição corporal relaxada, com a arma e a cabeça abaixadas.

Zé Pequeno esteve entre os pioneiros na abertura de terreiros de candomblé em Vitória da Conquista, e a sua história e a da sua “Casa de Santo” é destaque entre os iniciados e frequentadores da religião afro-indígena-brasileira na Bahia. Casou-se duas vezes na Igreja.

No filme, o personagem “Neguinho”, o mesmo que ouve a famosa frase “Quem falou que a boca é tua?”, volta para acertar contas com Zé Pequeno, erra o tiro e acerta Bené. Mas na história real, o assassino é esse Jairo.

O Trio Ternura foi um grupo musical de funk brasileiro que surgiu nos anos 70, na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro. Formado pelos irmãos Jair, Jairo e Nair de Souza, o grupo ficou conhecido por suas músicas românticas e dançantes, que embalaram muitas festas e bailes da época.

Na comunidade Cidade de Deus, durante os anos 1960 e 1970, vive o garoto Buscapé (Alexandre Rodrigues), um adolescente que tem o sonho de ser fotógrafo e sair da miséria onde vive. Na mesma região, o bando liderado pelos traficantes Zé Pequeno (Leandro Firmino) e Bené (Phellipe Haagensen) domina a venda de drogas.

Cidade de Deus é um bairro da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro. A região era um sub-bairro que pertencia ao bairro de Jacarepaguá, mas, por decreto municipal, foi desmembrada de Jacarepaguá, e tornou-se oficialmente o bairro Cidade de Deus.

O filme de Fernando Meirelles foi feito no conjunto habitacional Nova Sepetiba, construído há pouco tempo, e que reproduz a Cidade de Deus dos anos 60, com baixa ocupação.

Segundo os autos, a principal liderança do crime na comunidade é Edvanderson Gonçalves Leite, o Deco, que foi preso em 2016 e solto no ano seguinte, tendo voltado ao comando do tráfico.

É interessante notar, também, que o filme aponta não só para as lideranças, mas para a consequência da criminalidade em grupo, mostrando que crianças e adolescentes, cada vez mais, se protegem mutuamente, na tentativa de preservar o grupo, onde casos como o do personagem Buscapé são raros: ele não entra para o crime e ...

“Zé pequeno pra crescer” é o ritual de nomeação de um novo momento de Dadinho. Antes criança submetida aos mais poderosos, agora assume o lugar de chefão.

Zé Pequeno (Leandro Firmino)
O intérprete de Zé Pequeno hoje tem 43 anos. Atualmente, Leandro Firmino interpreta Gilmar na série “Impuros”, disponível na plataforma de streaming Star+. Em 2019, ele esteve na novela “Órfãos da Terra” e no seriado “Pais de Primeira”, ambos da Rede Globo. É casado e pai de dois filhos.

Sobre sua origem, a versão mais corrente afirma que o nome do bairro (bem como de suas ruas), alude ao livro escrito por Santo Agostinho, intitulado "De Civitate Dei" (do latim, A Cidade de Deus).

Produtor agropecuário, foi vereador duas vezes pelo município de Guarapari, chegando a ser o mais votado em 2020. Está em seu primeiro mandato de deputado estadual após obter 15.901 votos nas eleições de 2022.