Quem foi o último sobrevivente da Segunda Guerra Mundial?

Perguntado por: dmelo2 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 14 votos

David Dushman

07/06/2021 às 08:58. 0:00. David Dushman, o último soldado sobrevivente que ajudou a libertar Auschwitz-Birkenau, morreu no sábado (5), aos 98 anos, disse a comunidade judaica de Munique e da Alta Baviera em um comunicado em seu site. 07/05/2021 12h58 Atualizado há 2 anos.

Atualmente, morrem, em média, 900 veteranos do conflito por dia.

Harry Patch vivia na cidade de Wells, na Inglaterra, e, quando da sua morte, era o homem mais velho do Reino Unido e o terceiro mais velho do mundo. Patch era o último veterano ainda vivo que combateu nas trincheiras da Grande Guerra e, também, o último sobrevivente da Batalha de Passchendaele.

A Segunda Guerra Mundial teve como causa direta o expansionismo da Alemanha nazista ao longo da década de 1930. O estopim para o conflito deu-se com a invasão da Polônia realizada pelos alemães, em setembro de 1939. A Segunda Guerra Mundial ficou marcada pelos horrores do Holocausto e do lançamento das bombas atômicas.

Holocausto brasileiro
O termo “holocausto” também é usado para se referir às práticas violentas no Brasil. O Holocausto brasileiro corresponde ao genocídio de mais de 60 mil brasileiros no Hospital Colônia, em Barbacena (MG), foi omitido por anos.

O paulista faleceu em maio de 2022, aos 94 anos. Andor Stern, único sobrevivente brasileiro do Holocausto, faleceu em maio de 2022, aos 94 anos.

Andor Stern nasceu em São Paulo e morava na Hungria quando ele e a família judia foram levados para Auschwitz. Após a Segunda Guerra, ele retornou ao Brasil e passou a dar palestras sobre o Holocausto.

Argemiro de Toledo Filho, de 99 anos, é o único 'pracinha' da Força Expedicionária Brasileira (FEB) ainda vivo em Itapetininga (SP). Segundo a família, ele falsificou a Carteira de Identidade quando tinha 16 anos para participar dos confrontos da 2ª Guerra Mundial.

As Baixas Brasileiras na Segunda Guerra Mundial foram proporcionalmente inferiores a de outros exércitos que lutaram em condições semelhantes nas mesmas regiões e em mesmo espaço de tempo. Dos brasileiros morreram 450 praças, 13 oficiais e 8 pilotos. Foram aproximadamente 12 mil feridos nos combates.

Após o termino da guerra os pracinhas foram desligados do Exército. A maioria passou décadas sem nenhum reconhecimento social e financeiro. As primeiras aposentadorias só foram validadas pelo Governo Federal no fim da década de 70 e ratificadas na Constituição de 1988.

Em 28 de junho de 1914, o assassinato do arquiduque Francisco Fernando da Áustria, o herdeiro do trono da Áustria-Hungria, pelo nacionalista iugoslavo Gavrilo Princip, em Sarajevo, na Bósnia, foi o gatilho imediato da guerra, o que resultou em um ultimato da Áustria-Hungria contra o Reino da Sérvia.

Durante a II Guerra Mundial, em 1944, os soldados ganhavam US$ 50 de soldo por mês, ou US$ 676,51, convertendo o valor para o ano de 2016.

O assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austro-húngaro, e de sua esposa, a arquiduquesa Sofia, em Saraievo, no dia 28 de junho de 1914, desencadeou as hostilidades que começaram em agosto de 1914 e se prolongaram por várias frentes durante os quatro anos seguintes.

Os estados da Alemanha não estão autorizados a manter forças armadas próprias, já que a Lei Fundamental da Alemanha estipula que as questões de defesa são de única responsabilidade do governo federal.

Em 22/08/1942, após ter seus navios mercantes torpedeados, o Brasil declarou guerra à Alemanha nazista e à Itália fascista. A declaração foi uma resposta do então presidente Getúlio Vargas à pressão da população.

O ataque à base naval de Pearl Harbor, realizado pelo Japão em 1941, levou à entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. O ataque japonês contra a base naval de Pearl Harbor, localizada no Havaí, em 7 de dezembro de 1941, levou à entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.

Os três principais parceiros da aliança do Eixo eram a Alemanha, a Itália e o Japão. Estes parceiros tinham dois interesses em comum: a expansão territorial e a criação de impérios com base na conquista militar e na derrubada da ordem internacional do período após a Primeira Guerra Mundial.

A primeira grande vitória soviética da guerra ocorreu em Stalingrado, quando no início de 1943 o ataque alemão no sul foi interrompido, contido e destruído. O que restava do 6º Exército alemão rendeu-se aos soviéticos depois de sofrer cerca de 70 mil mortes em três meses de combates brutais.

Os Estados Unidos entraram na Segunda Guerra Mundial por terem sido atacados pelo Império Japonês em Pearl Harbor em 7 de Dezembro de 1941.