Quem foi o traficante do Rio de Janeiro?

Perguntado por: ralmeida9 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 6 votos
Data de morte11 de setembro de 2002 (34 anos)
Local de morteRio de Janeiro
Nacionalidade(s)brasileira
Crime(s)tráfico de drogas, formação de quadrilha e homicídio

Histórico. Marcos Vinicius dos Santos, o Chapola, faz parte do tráfico de drogas que no Morro do Dendê, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Histórico. Histórico: Johny, que é foragido da Justiça, é apontado como chefe do tráfico de drogas na comunidade da Rocinha, Zona Sul do Rio de Janeiro, e integrante da facção criminosa Comando Vermelho ? CV.

Ernaldo Pinto de Medeiros, vulgo Uê (?, 24 de abril de 1968 — Rio de Janeiro, 11 de setembro de 2002), foi o maior traficante de drogas brasileiro da década de 1990.

A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu, no último sábado (7), Pedro Vasconcellos do Amaral Sodré de Mello, apontado pela Polícia Civil como um dos maiores traficantes de drogas sintéticas do Estado do Rio de Janeiro.

Neversino de Jesus Garcia, o Garcia do Vidigal, é gerente geral das comunidades do Dique e Complexo do Lins e faz parte do tráfico de drogas que atuava na Favela da Rocinha e Vidigal, zona sul do Rio de Janeiro, antes das comunidades se tornarem parte da facção criminosa ADA - Amigos Dos Amigos.

Álvaro Daniel Roberto, conhecido como Caipira, é procurado desde 2020, sendo considerado um dos maiores traficantes do país. Ele possuía ligação com o cartel do Vale do Norte, na Colômbia.

Os adolescentes que trabalham para traficantes de favelas cariocas recebem de R$ 100 a R$ 3.000 por semana e participam de uma estrutura hierárquica que lhes possibilita subir de cargo e aumentar seus vencimentos.

Por 15 anos, Guarabu esteve como líder do tráfico e era um dos nomes mais procurados pela Justiça no Brasil. Além disso, diversos crimes eram atribuídos a ele, entre eles, tráfico de drogas e armas e homicídios. O criminoso conseguiu ficar por muitos anos despercebido das autoridades.

Evandro do Dendê é inspirado em Fernandinho Guarabu, um líder comunitário e dono de um dos maiores arsenais do crime do morro do Dendê, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. Por 15 anos, ele esteve na posição maioral do tráfico e era o nome mais procurado pela Justiça.

Presídio Cândido Mendes, Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil.

Antônio Ilário Ferreira, o Rabicó, é ligado a facção Comando Vermelho e chefia o tráfico de drogas no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo. Rabicó foi preso em 2008, em Mamanguape, Pernambuco, onde adquiriu uma casa e morava com sua família, como empresário do setor de reciclagem, segundo as investigações da polícia.

A cocaína vem da Bolívia, Peru ou Colômbia, e parte dela é entregue nas cidades, levada pelos matutos. Eles se encarregam de levar a droga na mochila, de ônibus ou carro, e são parte fundamental do abastecimento das cidades.

As ocorrências chocam pela agressividade e têm um apelido entre os bandidos: vapor. A ação ganha esse nome porque os criminosos chegam “fervendo” a cidades de pequeno e médio porte, dificultando qualquer reação com a exibição de poderio de fogo muito superior ao das forças policiais.

O atual líder do PCC, Marcos Roberto de Almeida, o Tuta, continua solto. A liderança dele teria sido designada por outro líder, Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, que transmitiu responsabilidades sobre a facção devido a sua dificuldade de comunicação no sistema penitenciário federal, onde se encontra detido.