Quem foi o soldado romano que seguiu Jesus?

Perguntado por: umendes . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 11 votos

São Longuinho

"A tradição popular identifica São Longuinho como esse soldado romano, o centurião Cássio, que teria traspassado o lado de Jesus com a lança, de onde saiu sangue e água", completa o pesquisador Alves. Nos evangelhos canônicos, não há menção ao nome do soldado.

No período tardio do exército romano, um tribuno era um oficial sênior, geralmente chamado de conde, que comandava um vexillatio de cavalaria. Com "tribounos", sobreviveu no exército bizantino até o século VII.

Tibério

“Estas datas são especialmente úteis para os historiadores”, explica Savage. “O imperador Tibério governou Roma entre 14 e 37 d.C., sabemos que Jesus nasceu entre 7 e 4 a.C. no final do reinado de Herodes.

Malco

E o nome do servo era Malco”.

O triste fim de Caius
Caius (Felipe Roque) pagará caro por suas maldades. Nos últimos capítulos de Jesus, o ex-soldado de Petronius (Fernando Pavão) acabará os seus dias na sarjeta, bem diferente do jovem altivo, sedutor e cheio de vida que foi durante boa parte do folhetim da Record TV.

Aelius Varus

Informações do Produto. Narra a história do soldado romano Aelius Varus, que, durante sua vida no século I, teve um breve contato com Madalena. Arrogante e prepotente, com um futuro brilhante nas tropas romanas, conhece o caminho da dor após ter sido o carrasco de muitos cristãos do início do cristianismo.

Distante de sua fama de “Shakespeare Apaixonado” (1998), Joseph Fiennes é Clavius, um militar romano designado para provar que Cristo –aqui chamado pelo nome hebreu Yeshua– está realmente morto, e não ressuscitado dos mortos, como insistem seus seguidores.

Petrônio é o nome dado ao centurião de Pôncio Pilatos que comandava os quatro soldados que executaram Jesus. Seu nome não está presente nos evangelhos canônicos, mas é mencionado no Evangelho de Pedro, uma obra pseudepigráfica falsamente atribuída ao apóstolo Pedro.

Marco Vipsânio Agripa viveu numa época de grandes generais romanos, como Júlio César e Pompeu Magno! Ainda assim, Agripa serviu como o mais alto líder militar do primeiro – e talvez maior – imperador da Roma Antiga: Augusto César.

Também chamado de miles ("soldado") ou legionários em latim, o legionário romano era, normalmente, um cidadão romano de 17 a 46 anos de idade. Um soldado era alistado numa legião para um tempo de serviço de 25 anos, uma mudança na prática anterior de alistamento para apenas uma campanha (batalha).

Tribunos militares (oficiais superiores): Cada legião possuía seis tribunos militares, cabendo a cada um o comando de dez centúrias e, por rodízio, o comando da legião; Centuriões (oficiais subalternos): Cada centurião comandava uma centúria.

Constantino

Em 312 d.C., Constantino, imperador do Oriente, converteu-se ao cristianismo e instituiu a tolerância a essa crença dentro do Império Romano Oriental. Constantino também convocou o Concílio Ecumênico, realizado em Niceia, que foi de fundamental importância para a definição dos dogmas.

Augusto

Augusto, o primeiro imperador de Roma era o sobrinho de Júlio César, além de ser seu filho adotado, portanto, seu herdeiro.

O propósito dos romanos estarem interessados na Palestina foi, mais provavelmente, alcançar o Egito, incorporado pelo império tempos depois. Antes desse acontecimento, a Palestina era a fronteira Sudeste do império romano e estava sob o controle do legado da província da Síria.

Jesus nomeou 12 homens para serem seus apóstolos, porém era seguido diuturnamente por 72 discípulos conforme vemos em Lucas capítulo 10, versículo 1. Vários desses discípulos laboravam no Getsêmani e estavam com Jesus no momento da prisão, apesar de alguns evangelistas omitirem tal informação.

Apresentamos a seguir alguns desses milagres.

  1. Jesus Cura uma Mulher com um “Fluxo de Sangue” ...
  2. Jesus Cura um Homem Cego de Nascença. ...
  3. Jesus Alimenta os 5.000. ...
  4. Jesus Acalma a Tempestade no Mar da Galileia. ...
  5. Jesus Ressuscitou dos Mortos.