Quem foi o soldado que se converteu?

Perguntado por: amedeiros5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

"A tradição popular identifica São Longuinho como esse soldado romano, o centurião Cássio, que teria traspassado o lado de Jesus com a lança, de onde saiu sangue e água", completa o pesquisador Alves. Nos evangelhos canônicos, não há menção ao nome do soldado.

Conforme conta Lira, ali diz que Longuinho renunciou à carreira militar, foi instruído pelos apóstolos de Jesus e passou 28 anos de vida monástica em Cesareia da Capadócia — atual Caiseri, na Turquia. "Converteu muita gente à fé por sua palavra e seus exemplos", diz o pesquisador.

Em 15 de março é celebrado o dia de São Longuinho, conhecido por nos ajudar a encontrar objetos que perdemos. Canonizado em 999 pelo Papa Silvestre II, sua história é muito rica, no entanto, ela acabou se popularizando no Brasil com a ação de 'retribuir' o santo dando 3 pulinhos.

Longinus

Longinus, seu nome latino, provavelmente se trata de uma referência à lança comprida que, segundo relatos bíblicos, o soldado romano teria utilizado para perfurar o peito de Jesus na cruz, para ter a certeza de que ele estava morto.

Os jesuítas se esforçaram ao máximo para defender uma Igreja acuada. E assim, correram o mundo e não por acaso, seriam chamados de “soldados de Cristo”.

Três pulinhos
A oficialização de sua santidade foi feita pelo papa Silvestre 2o (950-1003) no ano de 999. "Ele é daqueles santos mártires que viveram nos primórdios do cristianismo e deram testemunho da fé, derramando o próprio sangue em nome de Jesus", argumenta Alves.

O primeiro santo canonizado foi Santo Ulrico, Bispo de Augsburgo (Baviera), falecido em 973.

O soldado brasileiro mais famoso da história, foi uma mulher! Maria Quitéria de Jesus (27 de julho de 1792 – 21 de agosto de 1853) foi a primeira mulher a fazer parte do Exército Brasileiro. Considerada a heroína da Independência do Brasil, a jovem baiana fingiu ser homem para poder entrar nas Forças Armadas.

Muita gente aposta nele, o famoso santo dos 3 pulinhos. Mas, ao contrário de muitas suposições, ele é um santo oficial da Igreja Católica sim. São Longuinho, como é conhecido, foi canonizado em 999 pelo Papa Silvestre II.

“Caius é um soldado romano inescrupuloso. Ele acredita muitíssimo nas verdades dele. Ele vem de uma Roma, que é uma nação que está controlando todas as outras. Ele faz parte desse exército dominador.

Segundo a crença cristã, Jesus de Nazaré morreu crucificado por ordem do então prefeito romano na Judéia, Pôncio Pilatos, e sua jornada até seu calvário - uma série de episódios conhecidos como Paixão - é um dos elementos centrais celebrados na Semana Santa.

Já a segunda explica que São Longuinho tinha um problema na perna e, por conta disso, as pessoas realizam homenagens a ele pulando com uma perna só.

Santo Antônio

Com uma saúde precária, Santo Antônio recolheu-se ao convento de Arcella, perto de Pádua, onde escreveu uma série de sermões para domingo e dias santificados. Santo Antônio faleceu em Pádua, Itália, no dia 13 de junho de 1231.

Um costume popular nos orienta que, se perdemos e não conseguimos achar algo, podemos "dar três pulinhos", e falar o nome de São Longuinho, que encontraremos o que está perdido. O costume varia. Algumas pessoas acreditam nos pulinhos antes, durante o pedido.

O grande centurião é um soldado atencioso que valoriza seus servos e subordinados. Ele é tão respeitoso com os israelitas, que prefere enviar os anciãos a Jesus, a para pedir a favor do seu servo, do que ir pessoalmente, e intimidar o Mestre, através de sua autoridade como comandante romano.

A Lança com a qual perfurou o flanco de Cristo tornou-se um dos grandes tesouros da cristandade, e uma lenda única se criou à cerca desta arma, na qual foi mais tarde colocado um dos pregos na Cruz.

3 Tu, pois, suporta as aaflições como bom soldado de Jesus Cristo. 4 Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, para agradar àquele que o alistou para a guerra. 5 E se alguém também acompete, não é bcoroado se não competir clegitimamente.

Ser um soldado do Senhor não significa ser perfeito, mas decidir, se comprometer e começar. Os jovens guerreiros aprenderam com o tempo através dos fiéis ensinamentos de suas mães e pelas ações de fé de seus pais. Até mesmo o Salvador aprendeu linha sobre linha, preceito sobre preceito.

Jesus, então, elogiou a fé do oficial romano: “Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé”. O centurião não pediu explicitamente a cura do seu empregado. Limitou-se a fazer um apelo desesperado e confiante a Jesus.

Da perfuração, escorreu sangue e água que caíram nos olhos do soldado, curando o seu problema de cegueira. Nesse momento, Longuinho disse "Verdadeiramente, este homem era Filho de Deus", e se tornou a primeira pessoa a reconhecer Jesus, após a morte, como o filho de Deus.