Quem foi o responsável pelo primeiro Longa-metragem produzido no Brasil?

Perguntado por: tluz . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

Anos depois, em 1914, foi exibido o primeiro longa-metragem produzido no país pelo português Francisco Santos intitulado O Crime dos Banhados, com mais de duas horas de duração.

Antes um filme durava de 10 a 15 minutos, já em 1906 o filme australiano “The Story of the Kelly Gang” tinha 70 minutos sendo lembrado até hoje como o primeiro longa-metragem da história do cinema.

As primeiras filmagens realizadas no Brasil foram feitas por Vittorio di Maio, Afonso Segreto e José Roberto Cunha Salles. Atualmente, considera-se que o primeiro filme gravado no Brasil foi Chegada do Trem em Petrópolis, de 1897.

Quanto maior a duração de um filme, mais rolos eram usados em sua filmagem. Dessa forma, quando o filme era finalizado ele tornava-se um rolo de uma certa metragem gerando a ideia de “tamanho”. E foi dessa forma que se criou o conceito de metragem e de curta, média e longa-metragem.

Em 19 de julho de 1898, o irmão de Paschoal Segreto, Afonso Segreto, rodava o primeiro filme genuinamente nacional no Rio de Janeiro. Tratava-se, na verdade, de um documentário, com cenas da Baía de Guanabara.

No Brasil, o primeiro longa-metragem colorido foi feito em 1953. "Destino em Apuros", pelo italiano Ernesto Remani (1906- ?), levou 46 dias para ficar pronto. Hoje, poucos filmes são em preto e branco.

Branca de Neve, da Disney, foi o primeiro filme dublado no Brasil. Inventada no rastro do cinema sonoro, a dublagem é um recurso quase sempre utilizado para trocar uma língua por outra em uma produção audiovisual.

O início (1896–1907)
A primeira exibição de cinema no Brasil aconteceu em 8 de julho de 1896, no Rio de Janeiro, por iniciativa do exibidor itinerante belga Henri Paillie.

A primeira sessão de cinema no Brasil foi realizada no Rio de Janeiro, em 8 de julho de 1896. Essa exibição foi realizada na Rua do Ouvidor, 57, na cidade do Rio de Janeiro, e foi amplamente divulgada na época. Contou com a exibição de filmes curtos que retratavam diferentes imagens de cidades europeias.

1969

A criação da Empresa Brasileira de Filmes (Embrafilme), em 1969, é um marco para o setor, com o financiamento estatal na produção.

“Sortie de L'usine Lumière à Lyon” (Empregados deixando a Fábrica Lumière) foi criado por Louis Lumière e é considerada a primeira obra a ser projetada, um curta-metragem que contava com 45 segundos de duração.

Os irmãos Lumière realizaram a primeira projeção cinematográfica em Paris, no Salão Indiano do Grand Café do bulevar des Capucines, em 28 de dezembro de 1895.

estranguladores, em 1908 – parece se destacar. Não só pelo fato de o primeiro filme de metragem mais longa no Brasil ter sido uma adaptação, como vimos anteriormente, mas porque sua produção sempre esteve em contato com a literatura dramática e romanesca.

No ano de 1892, o francês Léon Bouly conseguiu, a partir do cinetoscópio, desenvolver o cinematógrafo, um modelo que conseguia gravar e projetar a luz das imagens-movimento em tela, em quadros por segundo.

1888: Roundhay Garden Scene, filmado pelo inventor francês Louis Le Prince, um curta-metragem de 2 segundos de duração, é reconhecido como o primeiro filme da História (14 de outubro).

O Cangaceiro (1953)

…que O Cangaceiro (1953), de Lima Barreto, foi o primeiro filme brasileiro a vencer um festival internacional? E o Brasil já começou em grande estilo com dois prêmios: Melhor Filme de Aventura e Melhor Trilha Sonora no Festival Internacional de Cannes.