Quem foi o profeta Daniel na Bíblia?

Perguntado por: upeixoto . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

Daniel foi selecionado como um dos jovens judeus mais especiais para ser treinado para servir na corte do rei Nabucodonosor. Deus abençoou Daniel com o dom de interpretar sonhos, e ele foi promovido a cargos de liderança nos governos Babilônico e Persa.

O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti, ó rei, não tenho cometido delito algum.

12 Então me disse: Não temas, Daniel; porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras, e por causa das tuas palavras eu vim.

Por 21 dias, Daniel decidiu jejuar para buscar favor, sabedoria e entendimento da parte de Deus. Hoje em dia, entre as coisas que mais atrapalham a nossa comunhão com Deus estão as distrações toda forma de entretenimento e informações seculares que nos bombardeiam o tempo todo.

O personagem bíblico Daniel orava 3 vezes ao dia (Daniel 6:10). Na realidade o ponto em questão não é quantas vezes oramos, mas sim, se vivemos diante da presença de Deus em comunicação aberta com Ele. José, Moisés, Daniel são alguns exemplos de pessoas que tinham a percepção da presença de Deus.

A vida de Daniel foi virada de cabeça para baixo aos dezessete anos. Criado como um membro da nobreza judaica, o adolescente hebreu foi capturado e levado à força de sua cidade conquistada, Jerusalém, para o país da Babilônia onde o rei Nabucodonosor governava.

Daniel disse que o rei sonhou com uma estátua gigante que foi destruída por uma pedra cortada de uma montanha. A estátua representava os reinos da Terra. A pedra cortada da montanha representava o reino de Deus que encheria a Terra.

Em sua oração o profeta Daniel adorou ao Senhor (Daniel 9:4), confessou o pecado de Judá (Daniel 9:5-11), reconheceu a legitimidade do julgamento de Deus contra o pecado do povo (Daniel 9:11-14), e apelou para a manifestação da misericórdia divina com base na glória do próprio nome de Deus (Daniel 9:15-19).

22 O meu Deus enviou o seu aanjo, e fechou a boca dos bleões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti, ó rei, não tenho cometido delito algum.

2- Quando a boca do profeta se abre, a boca dos leões se fecham. A partir do momento em que o profeta assume o seu lugar e abre a boca para orar e profetizar, os leões são imobilizados porque o Senhor envia seus anjos para fechar a boca dos leões (Hebreus 11.33).

O rei tentou de várias maneiras salvá-lo, mas nem ele podia desobedecer às leis do reino, então cumpriu-se à sentença, mas Daniel nada sofreu. Os animais não o atacaram, ele que foi salvo porque nunca deixara de ter fé. No final, quem acabou indo para a cova dos leões foram os invejosos que tentaram matá-lo.

Ao estudar o livro de Daniel, os alunos podem aprender a importância de permanecer fiéis a Deus e qualificar-se para receber as bênçãos que Ele dá àqueles que são fiéis a Ele (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Livro de Daniel”).

Este lendário Daniel é conhecido por sua justiça e sabedoria e como sendo um seguidor do deus El (daí seu nome), que deu a conhecer a sua vontade através de sonhos e visões. Segundo a lenda ugarítica, Daniel não tinha filhos para sucedê-lo e por isso ele implora ao deus El pedindo um filho.

tudo do livro de Daniel significa o estudo da profecia, que trata do nosso futuro. Graças a este estudo, nós, como cristãos, podemos obter uma melhor compreensão da Bíblia e, claro, de Deus.

A oração de Daniel nasce no mais profundo da alma, emerge no coração e eclode nos seus lábios; palavras criadas e inspiradas pelo Espírito de Deus tremendo com energia espiritual. A oração de Daniel não é um tipo cotidiano de oração. É aquela oração que nasce sob pressão, angústia, aflição ou desespero.