Quem foi o principal nome do barroco brasileiro?

Perguntado por: oferreira . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 7 votos

Antônio Francisco Lisboa

Antônio Francisco Lisboa (1730-18140), mais conhecido como Aleijadinho, é o principal artista do barroco brasileiro. Nasceu em Ouro Preto – MG e foi um importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil Colonial.

Antônio Francisco Lisboa

Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, é, sem dúvida, o artista colonial brasileiro mais estudado e conhecido.

Gregório de Matos

No Brasil, os dois principais escritores desse estilo são Gregório de Matos (1636-1696), autor de poesias sacras e satíricas, além de Pe. António Vieira (1608-1697), com seus sermões.

Os principais escritores do barroco brasileiro foram:

  • Bento Teixeira (1561-1618)
  • Gregório de Matos (1633-1696)
  • Manuel Botelho de Oliveira (1636-1711)
  • Frei Vicente de Salvador (1564-1636)
  • Frei Manuel da Santa Maria de Itaparica (1704-1768)

Esse período vigorou em Portugal até 1756, com a fundação da Arcádia Lusitânia e o surgimento de um novo estilo. O Barroco Literário em Portugal teve como maior representante o padre Antônio Vieira e suas obras “Sermões”, escritas em estilo conceptista.

Muito mais do que uma manifestação literária, o Barroco foi uma manifestação artística. No Brasil, seus principais representantes foram Gregório de Matos e Pe. Antônio Vieira.

O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos. Seu desenvolvimento pleno se dá no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa, estendendo-se até as duas primeiras décadas do século XIX.

  • Caravaggio
  • Gian Lorenzo Bernini
  • Rembrandt
  • Aleijadinho
  • Peter Paul Rubens
  • Diego Velázquez

O barroco teve grande importância no reforço dos valores religiosos disseminados no Brasil Colonial. No Brasil Colonial, a presença dos jesuítas teve grande importância no processo de disseminação do cristianismo católico no interior da colônia.

Publicado em 29/09/2021 - 08:50 Por Rádio Nacional - Brasília. Considerado um dos maiores artistas italianos e pai do barroco, Caravaggio nasceu no dia de São Miguel Arcanjo, em 29 de setembro de 1571, em Milão, na Itália.

Aleijadinho

Considerado o maior artista e arquiteto do período colonial brasileiro, Aleijadinho destaca-se por obras arquitetônicas, esculturas, retábulos, altares e outras peças de arte sacra em diversas cidades históricas ...

Com a missão de resgatar as ideias teocêntricas e de conter a Reforma Protestante, o Barroco foi marcado pela estética extravagante. Sua arte possuía requinte e foi caracterizada pelo excesso de ornamentos e representações do divino. Dessa forma, se expandiu como uma arte eclesiástica.

Os principais autores do Barroco foram Padre Antônio Vieira, Bento Teixeira, Gregório de Matos, Manuel Botelho de Oliveira, Frei Vicente de Salvador, Frei Manuel da Santa Maria de Itaparica e Nuno Marques Pereira, no Brasil.

As manifestações artísticas consideradas barrocas foram produzidas principalmente no século XVII. O traço principal do estilo barroco é a tensão entre espírito e matéria, céu e terra, razão e emotividade, contenção e derramamento, cientificismo e religiosidade.

Barroco no Brasil: Literatura. No cultismo a estética era muito valorizada — as formas eram rebuscadas, as palavras literárias buscavam um requinte, conhecido como preciosismo vocabular. As figuras de linguagem destacam a perfeição formal do texto, com inversões sintáticas, antíteses e metáforas.

Gregório de Matos Guerra, poeta baiano do século XIX, é considerado o primeiro poeta genuinamente brasileiro de nossa literatura.

Devido às suas sátiras poéticas, Gregório de Matos ficou conhecido como Boca do Inferno. Seu lado mais satírico, que entra em contraste com o lado religioso do barroco, ocorre devido ao fato de que Gregório de Matos nasceu em um meio privilegiado.

O maior ícone da arte barroca no Brasil foi o escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730-1814).