Quem foi o principal arquiteto e decorador do Santuário de Bom Jesus de Matosinho?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Aleijadinho foi um escultor e arquiteto que viveu no século XVIII, sendo conhecido como um dos grandes artistas do Brasil durante o período colonial. “Doze profetas” no adro do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, foi construído por Aleijadinho entre 1800 e 1805.

O Santuário do Bom Jesus da Lapa e da Mãe da Soledade, mais conhecido como Santuário do Bom Jesus da Lapa fica no município de Bom Jesus da Lapa no estado da Bahia, distante 796 quilômetros de Salvador.

A escultura em madeira "Nossa Senhora das Dores", de Aleijadinho, foi vendida anteontem no leilão de arte latino-americana da Christie's por US$ 420 mil. A estimativa de preço era entre US$ 400 mil e US$ 600 mil.

Aleijadinho

Considerado o maior artista e arquiteto do período colonial brasileiro, Aleijadinho destaca-se por obras arquitetônicas, esculturas, retábulos, altares e outras peças de arte sacra em diversas cidades históricas ...

A partir de 1760, ele já era considerado entalhador e escultor mestre. A Igreja de São Francisco de Assis tornou-se um de seus projetos mais relevantes. Ele trabalhava sob encomenda - quando uma associação religiosa fazia um pedido, ele atendia - e com o aumento das demandas abriu sua própria oficina.

Único acesso à base do Cristo Redentor é por escadaria de 200 degraus.

O caminho não é fácil e, como a maioria das coisas que valem a pena, exige algum sacrifico. Para subir até ao topo do Bom Jesus do Monte, uma jornada de 573 degraus espera por si.

220 degraus

As escadas rolantes e elevadores do Cristo Redentor estão parados há três meses. Assim, quem deseja visitar o monumento precisa subir 220 degraus, impossibilitando o acesso de quem tem problemas de locomoção.

A Igreja foi construída entre 1763 e 1806 pelos senhores e seus escravos, com pedra, cal e azeite de baleia, vindo da Armação.

Formação Administrativa. Elevado à categoria de município com a denominação de Bom Jesus da Lapa, pelo Ato de 18-08-1890 ou pelo Ato de 18-09-1890, sendo desmembrado de Urubu. Sede na vila de Bom Jesus da Lapa. Instalada em 07-01-1891.

Penetrando no sertão baiano, os bandeirantes instalaram muitas fazendas de gado, entre elas a fazenda "Morro" que originou o povoado Bom Jesus depois denominado oficialmente como o município de Bom Jesus da Lapa. Todavia, o povoamento só tomou impulso com a chegada do português Francisco Mendonça Mar ao local, em 1691.

Os valores milionários das obras dos artistas modernistas e o legado do movimento. Em 2020, a pintura “A Caipirinha”, de Tarsila do Amaral, bateu o recorde de preço para uma obra vendida no Brasil, arrematada em um leilão por R$ 57,5 milhões.

Elas pertenceram ao Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, de Congonhas, e hoje estão no Museu Arquidiocesano de Arte Sacra.

Igreja Matriz de Ouro Preto.

Os portugueses nos deixaram como herança cultural a arte sacra barroca. Entre os séculos XVII e XVIII o Brasil vivenciou o auge deste estilo. O Barroco é considerado a primeira manifestação artística do povo brasileiro.

Antônio Francisco Lisboa, o "Aleijadinho".

Destacam-se a arquitetura das igrejas e templos, esculturas de santos, painéis no teto das igrejas, pinturas, gravuras, afrescos, vitrais, mosaicos, desenhos de passagens bíblicas, utensílios litúrgicos, vestimentas etc.

A Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, é considerada uma obra-prima do barroco brasileiro. Sua construção foi iniciada em 1776 e concluída em 1794. Além de elementos do barroco, é notória a influência do estilo rococó.

Há 50 anos, Antonio Bandeira conta com uma sala permanente no circuito expositivo do MAUC, composta de pinturas, desenhos, guaches e gravuras abstracionistas, entre as quais se destacam “Cidade Queimada de Sol – Uma homenagem à Fortaleza”, “A Grande Cidade Vertical”, “Flora Azul” e o tríptico “Cidade em Festa”.

Aleijadinho foi um escultor e arquiteto que viveu no século XVIII, sendo conhecido como um dos grandes artistas do Brasil durante o período colonial. “Doze profetas” no adro do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, foi construído por Aleijadinho entre 1800 e 1805.

Os novos acessos vão permitir que pessoas que nunca visitaram o Cristo por causa dos 220 degraus das escadarias conheçam a estátua, a 710 metros de altura em relação à baía de Guanabara.