Quem foi o primeiro Silva no Brasil?

Perguntado por: ijaques . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

O primeiro Silva a chegar no Brasil foi o alfaiate Pedro da Silva, no ano de 1612. III. Contudo, não há nenhuma razão para se acreditar que todos os Silvas tenham a mesma origem, segundo Marcelo Meira Amaral Bogaciovas, 1º Secretário da Abrasp (Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia).

Há quem acredite, inclusive, que a popularização do Silva no Brasil tem a ver com o fato de que ao chegarem à colônias as pessoas eram distinguidas entre os que eram da “costa” e os que viviam no interior, na selva (os Silva). De todo modo, o Silva tornou-se o sobrenome mais comum no Brasil.

Segundo relatos históricos, Rui Pires de Ferreira foi o primeiro a adotar a alcunha como sobrenome. Há indícios de que a família Ferreira veio em caravanas para o Brasil, logo após a colonização, e fixou residência no estado de Alagoas. Hoje, mais de 2,3 milhões de brasileiros possuem o sobrenome.

Sobrenomes no Brasil
Foi somente no século XIX que os registros civis tornaram-se padrão no Brasil e passaram a incluir sobrenomes nas certidões de nascimento. Até a abolição da escravidão em 1888, os escravos também não tinham sobrenomes.

A origem dos "Silvas" é controversa, mas tudo indica que o apelido surgiu no Império Romano para denominar os habitantes de regiões de matas ou florestas - silva que, em latim, significa "selva". Muitos desses habitantes refugiaram-se do império justamente na península Ibérica.

Segundo alguns genealogistas, os Silva(s) descenderiam, em parte, dos reis de Leão, um antigo e poderoso reino que existia na Península Ibérica durante a Idade Média e em parte dos Silvios da Roma antiga, uma família lendária que estaria ligada aos reis de Alba-Longa e seriam descendentes do herói lendário Eneias.

Wang

O sobrenome mais popular do mundo é o "Wang", com 76,546,675 pessoas usando-o. Existem 74,793,542 "Wangs" na China, 941,3611 em Taiwan e 192,8271 no Japão.

O brasão da família silva é constituído de um fundo de prata onde sobressai um leão de púrpura ou vermelha. Ele se se encontra armado e lampassado de vermelho ou azul. Por timbre, tem o mesmo leão do escudo.

A resposta, em poucas palavras, é “não”! De acordo com representantes do Consulado Português no Brasil, ter um sobrenome português não é um requisito para obtenção da cidadania.

Assim, se você possui um sobrenome que não seja italiano, mas consegue demonstrar esse vínculo com o italiano que emigrou ao Brasil, você tem direito sim à cidadania italiana. São inúmeros Silva, Pacheco, Santos, dentre outros, que possuem a cidadania italiana, mesmo com esses sobrenomes.

Atualmente é possível realizar um exame de DNA para traçar o seu perfil genético. Dessa maneira, após coletar uma amostra do DNA (em geral, por meio da saliva) o teste oferece informações acerca da ancestralidade por meio de um relatório de etnia.

O Dicionário da Família Brasileira, de Cunha Bueno e Carlos Eduardo Barata, informa que os Cavalcanti são a maior família brasileira - maior até que os Silva, o que significa que existem muito mais severinos do que lulas - e está espalhada por todo o País.

Se destacando entre sobrenomes convencionais, esses são alguns dos sobrenomes mais chiques do Brasil:

  • Annenberg;
  • Bernardi;
  • Campos;
  • Castro;
  • Sanches;
  • Schmütz;
  • Timberg;
  • Werneck.

O nome Silva vem do latim e tem uma origem clara na toponímia. Quer dizer selva, bosque ou floresta. O apelido Silva pertence a uma das mais ilustres famílias do reino de Leão e julga-se que descende do nobre D. Payo Guterres da Silva que viveu de 1070 a 1129.

A busca pelos registros dos principais eventos de vida (nascimento, casamento e óbito) é fundamental, pois em cada registros haverá informações que se complementam entre si e corroboram o que já se tem. A certeza de se estar no rastreio da pessoa correta vêm da documentação que comprova os dados.

5.073.774 brasileiros(as) têm esse sobrenome
Com a presença dos romanos na Península Ibérica, muitos lusitanos incorporaram Silva ao nome próprio.

Silva: Significa "floresta", "selva" ou "bosque".