Quem foi o primeiro santo do mundo?

Perguntado por: imeireles . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 8 votos

Estes incluíam bispos e padres, monges e freiras e outros leigos de virtude excepcional. Todos esses santos eram venerados localmente, com a aprovação do bispo local. No entanto, o primeiro santo a ser canonizado oficialmente por um papa — o Papa João XV – foi São Ulrich de Augsburg.

A crença no poder dos santos surgiu nos primeiros séculos do cristianismo, quando todo santo, por definição, era um mártir, executado pelas autoridades romanas por se recusar a abandonar sua fé.

Ele se propôs a defender sua fé de tal forma que derramar seu sangue não era problema, mas, defender sua fé, sim. Por isso ele se tornou mártir, por não renegar a fé cristã", explica Lira. "Nisso consiste a santidade mártir.

Maria Goretti

A santa mais jovem canonizada pela Igreja Católica Romana nos tempos modernos é Maria Goretti, que morreu em 1902 aos onze anos e foi canonizada em 1950 como "virgem e mártir".

Em 11 de maio de 2007, durante missa presidida pelo papa Bento 16 no Campo de Marte, na zona norte de São Paulo, o Brasil oficialmente ganhou seu primeiro santo: o frade franciscano Antônio de Sant'Anna Galvão (1739-1822), mais conhecido como Frei Galvão.

No ano de 835 d.C., o papa Gregório IV decide dedicar o dia 1º de novembro a todos aqueles que tiveram uma vida santa, mas não foram lembrados ou reconhecidos oficialmente como santos pela igreja católica.

Alguns especialistas apontam que há entre mil e 8 mil santos reconhecidos oficialmente pela Igreja, salientando que o grande número de pessoas canonizadas nas últimas décadas pode não estar incluído nessa estimativa. Outros estudiosos apontam que, entre santos e beatos, a Igreja Católica possui mais de 20 mil nomes.

No dia de hoje celebra-se ainda a Cátedra de São Pedro, ou seja, a cadeira ocupada pelo Santo no Vaticano, representando a autoridade papal e a vida de Cristo mesmo após a morte, levada adiante por meio dos ensinamentos cristãos propagados pela Igreja.

Os Santos agem como intercessores no caminho ao encontro de Jesus. “Recorrer a Nossa Senhora e aos Santos não é idolatria, uma vez que os veneramos e respeitamos como amigos de Deus. São nossos intercessores na comunhão”, escreveu o Padre no livro “20 passos para a paz interior”.

"Os santos não têm somente a função de servir de incentivo, de estímulo para os fiéis; contribuem também para fortalecer e acrescentar a união existente entre a Igreja dos falecidos (chamada de triunfante) e a Igreja peregrinante deste mundo.

Levítico 19–20 relata a ênfase do Senhor na santidade. A palavra santo em hebraico é “qadash” que significa ser santificado, consagrado e dedicado ou separado do mundo e da iniqüidade.

A cruz na mão de Santo Expedito tem a palavra 'HODIE', hoje. Significa que o tempo da salvação e da conversão é hoje, é agora.

Na imagem de Santo Expedito encontramos uma cruz que é segurada por sua mão direita onde está escrito a palavra HODIE, que em latim significa: Hoje, que nos lembra quando é o dia da salvação e da verdadeira conversão, que é hoje, um compromisso para com Deus que jamais devemos adiar.

Além de padroeiro das causas urgentes, Santo Expedito é conhecido como padroeiro dos militares, dos estudantes e dos viajantes. “Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes, interceda por mim junto ao nosso Senhor Jesus Cristo, socorre-me nesta hora de aflição e desespero.

Irmã Dulce: quem foi a 1ª santa nascida no Brasil, que morreu há 30 anos.

Santo Antônio é, portanto, o santo suficientemente poderoso para interceder pelo desejo mais importante da vida, e suficientemente humilde e atencioso para receber aquele pedido que pode parecer pueril e até envergonhado."

Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes

A mais recente canonização de uma brasileira foi a de Santa Dulce do Pobres. A baiana Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, Irmã Dulce dos Pobres, morreu em 1992 aos 77 anos e foi canonizada pelo papa Francisco em outubro de 2019.

Por que se escreve São Paulo e não Santo Paulo? São é abreviatura de santo, que se utiliza quando o nome que se segue começa por consoante. Se começar por vogal, não se faz a abreviatura: evita-se a articulação do ditongo e vogal em hiato.

Itália, Brasil, Macau, Índia, Polónia e Sri Lanka são alguns dos países onde o culto do santo é mais forte - este é, provavelmente, o mais popular de todos os santos da Igreja. Os devotos de 80 países que costumam visitar a Igreja de Santo António, em Lisboa, são a prova disso.

Atualmente, o Brasil possui seis santos canonizados oficialmente: São Roque Gonzales, Santo Afonso Rodrigues e São João de Castilho (mártires do Rio Grande do Sul); Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus (Madre Paulina, nascida na Itália); Santo Antônio de Sant'Ana Galvão (Frei Galvão, nascido no Brasil); São ...