Quem foi o primeiro rei do povo de Israel?

Perguntado por: ovargas . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Saul

Como líder do povo, Saul teve um bom início, mas a sua trajetória bastante complicada conduziu-o a perder a coroa. Ele desobedeceu a Deus, tendo uma conduta reprovável. Saul tinha inveja de Davi e tentou matá-lo inúmeras vezes.

I Samuel 9–10—O Profeta Escolhe um Rei para Israel
Seguindo o padrão que usamos na Igreja atualmente, Saul foi chamado por alguém que tinha autoridade do Senhor (ver Regras de Fé 1:5), foi designado por alguém com autoridade, foi treinado e foi apresentado ao povo para voto de apoio. (Ver I Samuel 10:24.)

São David

David ou Davi (Belém, c. 1 040 a.C. – Jerusalém, c. 970 a.C.), comumente conhecido pelos cristãos ortodoxos como São David, foi o segundo rei do Reino Unificado de Israel, tendo sua primeira capital em Jerusalém.

Saul

Saul foi o primeiro escolhido por Deus para ser rei sobre Israel. Saul era filho de Quis, um homem de posses da tribo de Benjamim. O nome Saul (ou Saulo) em hebraico significa "pedido a Deus".

Em 878 a.C., quanto Joás tinha sete anos, Joiada ungiu Joás como rei.

Nessa revista vamos conhecer mais sobre os primeiros reis de Israel. - Saul foi o primeiro rei de Israel. - Davi o sucessor de Saul. - Salomão foi o terceiro rei de Israel, conhecido por sua sabedoria e pelo lindo templo construído.

Saul viu que iria perder a batalha contra os filisteus. Em vez de morrer nas mãos dos filisteus, Saul pediu a seu escudeiro que lhe tirasse a vida, mas o escudeiro não quis fazê-lo. Então, Saul lançou-se sobre sua própria espada e tirou a própria vida.

Quando ameaçado por um ataque dos filisteus, Saul desobedeceu ao Senhor oferecendo um sacrifício em vez de esperar que Samuel o fizesse. Jônatas e Saul lideraram os israelitas à vitória na batalha contra os filisteus.

Na luta contra os filisteus, os três irmãos mais velhos de Davi haviam se alistado para a guerra, servindo o rei Saul. Davi, o irmão mais novo, entrou na corte de Saul como harpista, o músico que acalmava o espírito perturbado do rei, e também cuidava do rebanho de seu pai em Belém.

Saul tinha o trono, o comando do exército. O povo o reconhecia e o obedecia como rei, mas diante de Deus, Saul não era mais rei. A autoridade para reinar estava sobre Davi, porém o exército e o povo não sabiam desse fato. Não sabiam onde estava a autoridade dada por Deus ao homem.

Salomão

Depois da morte de Davi, seu filho Salomão subiu ao trono, com apenas 20 anos de idade, ungido rei pelo sumo-sacerdote. Apesar de sua juventude, era um sábio conhecido e respeitado em todo o reino.

Oseias

Oseias foi o 19.º e último rei de Israel. Filho de Elá (II Reis 17:1). Chegou ao trono após assassinar o rei Peca (ou Faceia). 759 a.C.

História dos reis de Israel
Então Deus escolheu Saul como primeiro rei de Israel. Mas Saul desobedeceu a Deus e outro homem foi escolhido como seu sucessor: Davi. Este foi o rei mais conhecido na história de Israel. Salomão seu filho, foi o seu sucessor, sendo conhecido como o homem mais sábio de toda a história.

O capítulo 21 é para Zedequias, o último rei de Judá antes de a Babilônia destruir Jerusalém e o templo e levar o povo cativo.

Saul foi o primeiro rei de Israel. Ele era filho de Quis e pertencia a tribo de Benjamim. Saul foi escolhido como rei quando os israelitas pediram pela monarquia. A história de Saul na Bíblia está registrada em livro de 1 Samuel (capítulos 9-31).

De Israel vieram portanto 12 descendentes. Desses 12 descendentes nasceram as 12 tribos de Israel. Por isso, o nome israelita. Sob esse ponto de vista, podemos dizer que hebreus e israelitas são o mesmo povo.

Jacó deu a este lugar o nome de Fanuel, "porque", disse ele, "eu vi Deus face a face e a minha vida foi salva". Nascendo o sol, ele tinha passado Fanuel e manquejava de uma coxa.

Jesus Cristo teria nascido na Palestina, naquele que acabou sendo estabelecido como o ano 1 da Era Cristã, durante o reinado de Otávio Augusto, primeiro imperador romano. Sua morte ocorreu, provavelmente, em 33 d.C., no reinado de Tibério, o segundo imperador.

Salomão foi o rei bíblico mais famoso por sua sabedoria.

A ascensão de Joás ao trono em Jerusalém foi um exemplo da fidelidade de Deus em cumprir suas promessas. Joás, então com apenas sete anos de idade, foi o único elo vivo entre o rei Davi e o descendente mais importante dele que nasceria séculos depois em Belém de Judá.

Antes da instituição da monarquia em Israel
Na história primitiva de Israel, o povo era governado por líderes tribais. No tempo do êxodo do Egito, o governo foi exercido por Moisés e, posteriormente, por Josué.