Quem foi o primeiro rei do povo de Deus?

Perguntado por: dpereira3 . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Saul

Saul foi o primeiro escolhido por Deus para ser rei sobre Israel. Saul era filho de Quis, um homem de posses da tribo de Benjamim. O nome Saul (ou Saulo) em hebraico significa "pedido a Deus".

I Samuel 9–10—O Profeta Escolhe um Rei para Israel
Seguindo o padrão que usamos na Igreja atualmente, Saul foi chamado por alguém que tinha autoridade do Senhor (ver Regras de Fé 1:5), foi designado por alguém com autoridade, foi treinado e foi apresentado ao povo para voto de apoio.

Davi foi um rei escolhido por Deus e não pelos homens, enquanto Saul foi pedido pelos homens, fora da prioridade de Deus.

O rei Acaz reinou Judá entre os anos 736 a 7l6 anos antes do nascimento de Jesus.

Saul

O primeiro rei, Saul (cerca de 1020 AC), governou durante o período entre a organização tribal e o estabelecimento de uma monarquia plena com seu sucessor, David.

O livro de I Reis traz informações sobre um contexto que começou no livro de Samuel, que é a história dos reis israelitas. Samuel foi o último dos juízes, Saul foi o primeiro rei de Israel e Davi o segundo.

Quando ameaçado por um ataque dos filisteus, Saul desobedeceu ao Senhor oferecendo um sacrifício em vez de esperar que Samuel o fizesse. Jônatas e Saul lideraram os israelitas à vitória na batalha contra os filisteus.

Embora muitos historiadores considerem Narmer — que governou o Egito por volta do ano 3100 a.C. — como a figura histórica mais antiga associada ao cargo de rei, eles apontam um antigo manuscrito chamado Lista de Reis Sumérios como o documento que lista os primeiros reis, tanto concretos como fictícios.

Resumo da era do Reinado
Israel teve vinte reis e Judá teve dezenove reis e uma rainha. Nenhum dos reis de Israel seguiu a Deus. Na verdade, o seu primeiro rei, Jeroboão, introduziu ídolos no culto de Israel, erigindo dois altares no reino.

Três reis reinaram sobre todo o povo unido de Israel: Saul, Davi e Salomão. Depois os israelitas se dividiram em "dois países": Judá, a sul, e Israel, a norte.

Oseias

Oseias foi o 19.º e último rei de Israel. Filho de Elá (II Reis 17:1). Chegou ao trono após assassinar o rei Peca (ou Faceia). 759 a.C.

Salomão

A despeito dessas realizações, Salomão veio a afastar-se de Deus. Ele usou as riqueza e sabedoria que tinha para aumentar sua glória. Além disso, ele casou-se com mulheres que não eram do convênio. Elas adoravam ídolos e persuadiram Salomão a adorá-los também.

Por tal motivo, ele foi levado a Pôncio Pilatos, governador romano, que detinha o poder de julgar, a quem afirmaram que Cristo se negava a recolher os tributos, dizia-se ser o rei dos judeus e incitava a rebelião por toda a Judeia, estas sim condutas do interesse do Império Romano.

"Deus me rejeitou como rei", disparou o escolhido. A rebeldia e a falta de arrependimento foram os principais motivos pelo qual Saul acabou escanteado. O ex-camponês foi julgado depois de deixar de ser o homem humilde que era antes de ser ungido por Samuel (Roberto Birindelli).

Jeorão

Um deles, chamado Jeorão, morreu “sem deixar saudades”. Era tão detestado, que ninguém chorou por ele. De Abias, porém, o relato sagrado diz que “todo o Israel o pranteou” (1Rs 14:18).

Samuel mata Agague diante do Senhor | Reis.

Em Gênesis, José é enterrado vivo e implora misericórdia dos irmãos: 'Me tira daqui'

Consta que Saul passou a invejar Davi, planejando matá-lo. Por duas vezes, o Senhor permitiu a Davi chegar perto de Saul dando a chance de fazer justiça e matá-lo, mas Davi preferiu não o fazer.