Quem foi o primeiro profeta do Novo Testamento?

Perguntado por: imodesto9 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 19 votos

João Batista

O primeiro profeta referido no Novo Testamento é João Batista . João estava ciente da chamada de Deus e incentivou o povo a arrepender-se já que o julgamento de Deus estava iminente (veja, por exemplo, Mateus 3:7-12).

João Batista

Em Marcos, 1:1-14, confirmamos que a “voz que clama no deserto” é referência ao último profeta — João Batista —, que veio anunciar os ensinamentos de Deus e preparar o povo para a chegada de Jesus.

Profeta é aquele que anuncia a Palavra do Senhor, que O tem em seu coração. O profeta é aquele que também denuncia às mentiras, desigualdades e injustiças. Profeta é aquele que tem discernimento do que convém e do que não convém.

Por volta do ano 520 anos antes do nascimento de Jesus, o profeta Zacarias foi um daqueles que levou a bandeira da esperança e da fé na vinda de um líder que pudesse trazer justiça e paz para o povo, agora, abatido, dividido e desorganizado diante da possibilidade de retornar à terra de Judá.

São João Batista

Testamento. Ele veio fazer a ligação do Antigo ao. Novo Testamento iniciado com a vinda de Jesus.

Os profetas maiores são Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel.

Samuel, Profeta do Velho Testamento.

Ezequiel

Ezequiel registra sua visão da restauração de Israel após o exílio nos últimos dias. O Senhor promete reunir os israelitas do cativeiro, levá-los de volta a suas terras prometidas, renovar Seu convênio com eles e reunir os reinos de Israel e Judá.

Os 18 livros proféticos são: Isaías, Jeremias, Lamentações, Baruc, Ezequiel, Daniel , Oséias, Joel , Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias , Malaquias. ver/abrir Acesso restrito.

Profeta Elias clama a Deus e Baruch ressuscita.

Profetisa é o feminino do nome masculino profeta. Profetiza é a terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo profetizar.

Entre os séculos IX e VIII a. C. tem lugar o aparecimento dos maiores profetas do Antigo Testamento.

Introdução. Elias foi um profeta do Velho Testamento que ministrou ao reino setentrional de Israel por volta de 900 a.C. Um relato de sua vida encontra-se em I Reis 17–II Reis 2. Ele possuía as chaves do poder selador do sacerdócio pelas quais as ordenanças de salvação se tornam válidas na Terra e no céu.

É impossível determinar com certeza data do nascimento de Jesus, embora historiadores concordem que poderia ter ocorrido por volta do ano 4 a.C. Poderia ter sido 13 de abril. Ou em 14 de outubro.

Isaías foi profeta em Jerusalém por cerca de 40 anos (de 740 a 701 a.C., aproximadamente), durante o reinado dos reis Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias e Manassés do reino de Judá, ao sul. Ele era casado e tinha pelo menos dois filhos (ver Isaías 7:3; 8:1–3).

Alguns chamam Jeremias de o profeta “chorão” por causa da mensagem triste que ele transmitiu e por que ele viu suas profecias referentes à destruição do povo de Judá serem cumpridas.

O diálogo de Habacuque com Deus tem a forma de falas alternadas em Habacuque 1–2. Algumas das súplicas de Habacuque têm a forma de queixas, tais como esta: “Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás!” (Habacuque 1:2.)