Quem foi o primeiro profeta a profetizar após o exílio?

Perguntado por: mconceicao . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

Ezequiel

Ezequiel registra sua visão da restauração de Israel após o exílio nos últimos dias. O Senhor promete reunir os israelitas do cativeiro, levá-los de volta a suas terras prometidas, renovar Seu convênio com eles e reunir os reinos de Israel e Judá.

Jeremias (627-580). Sofonias (640-600). Naum (600?), Habacuque (605-598).

O primeiro profeta da nova dispensação, João Batista, anunciou a vinda do verdadeiro Messias e esclareceu qual seria o tipo de salvação que Ele proveria. Referindo-se a Jesus Cristo, João disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (João 1:29).

Jeremias

Jeremias 26 relata que Jeremias profetizou que o povo precisaria arrepender-se ou seria levado cativo. Devido a sua mensagem, que ainda dava alguma esperança de livramento por meio do arrependimento, os líderes de Judá quiseram que Jeremias fosse morto.

Nesta lição as crianças ficarão sabendo de alguns acontecimentos importantes que o profeta Isaías predisse cerca de 700 anos antes do nascimento de Jesus Cristo.

O Reino de Israel foi destruído pelos Assírios (722 AC) e o seu povo foi levado ao exílio e ao esquecimento. Mais de cem anos depois, a Babilónia conquistou o Reino de Judá, exilando a maioria dos seus habitantes e destruindo Jerusalém e o Templo (586 AC).

Jeremias prega durante o reinado de Zedequias e profetiza que a Babilônia conquistará Jerusalém e que os que sobreviverem e forem levados para a Babilônia viverão em cativeiro por 70 anos. Ele também profetiza que, nos últimos dias, o Messias voltará, reinará e coligará Seu povo.

Cercado durante alguns meses, Nabucodonosor II resolveu apoderar-se de Jerusalém pela terceira vez, dando origem à terceira e última deportação de judeus para a Babilónia (586).

A vida de Daniel foi virada de cabeça para baixo aos dezessete anos. Criado como um membro da nobreza judaica, o adolescente hebreu foi capturado e levado à força de sua cidade conquistada, Jerusalém, para o país da Babilônia onde o rei Nabucodonosor governava.

pessoa banida da pátria e levada ao cativeiro em país estrangeiro. Um dos meios que Deus usou no AT para castigar o seu povo, purificando-o dos seus modos pecaminosos e rebeldes.

“O exílio representou o trágico fim da independência nacional com a queda da dinastia davídica no reino de Judá. O exílio não só abriu um novo capítulo na história da formação da Bíblia, como também na história do povo judeu após a volta do exílio” (Scardelai).

Russell M. Nelson é o presidente e profeta atual da Igreja. Os membros acreditam que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a Restauração da Igreja originalmente estabelecida por Jesus Cristo durante sua vida mortal.

O último profeta da Bíblia na tradição profética de Israel foi João Batista. Ele foi o profeta escolhido por Deus para ser o precursor de Jesus Cristo.

Os profetas maiores são Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel. Considera-se o Livro das Lamentações como um prolongamento do livro de Jeremias, assim como o livro profético de Baruc. Os profetas menores são Oseias, Amós, Miqueias, Ageu, Zacarias, Joel, Abdias, Naum, Habacuc, Sofonias e Malaquias.

Ele profetizou de 592 a 570 a.C. (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Ezequiel”). Depois de ser levado cativo, Ezequiel estabeleceu-se com os outros judeus em um lugar próximo ao rio Quebar (ver Ezequiel 1:1–3; Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Ezequiel”).

O Senhor ordenou a Oseias que se casasse, e Oseias escolheu uma mulher chamada Gomer. O Senhor usou esse casamento como símbolo para ensinar aos israelitas a respeito de Seu relacionamento de convênio com eles. Os israelitas foram infiéis ao Senhor porque decidiram adorar deuses falsos.

Assim, podemos entender que a Bíblia menciona três grandes cativeiros que o povo de Israel precisou enfrentar: o cativeiro no Egito (apesar de haver algumas distinções com os demais), o cativeiro na Assíria e o cativeiro na Babilônia.

Oséias

Interpretar a vida de Oséias não é fácil, ele é um símbolo dos acontecimentos de seu povo e época. Sua mensagem profética e sua história caminham lado a lado. Só para que possam ter compreensão ele casou-se com uma prostituta, Deus o deu esta ordem.