Quem foi o primeiro povo a usar maquiagem?

Perguntado por: usampaio . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 13 votos

Como dissemos no começo, um dos primeiros registros do uso de maquiagem são dos tempos egípcios, mais especificamente por volta de 3.100 a.C, onde homens e mulheres usavam minérios para pigmentar os 'produtos'.

Desde o começo, a maquiagem é uma forma que a sociedade achou para se expressar e se diferenciar, assim, surgiu há milhares de anos e se modificou ao longo do tempo.

Egito. O primeiro registro de maquiagem da história da humanidade foi no Egito Antigo e os produtos eram usados para proteger os olhos de infecções e a pele de queimaduras do sol. É comum vermos representações em filmes e na inconfundível Cleópatra, o uso de lápis preto bem marcado nos olhos.

Uma maquiadora é uma profissional que trabalha com a aplicação de maquiagem em diferentes contextos e com uma variedade de clientes. Seu principal objetivo é realçar a beleza natural das pessoas, através do uso de produtos cosméticos e técnicas de maquiagem.

Na Europa, entre os séculos XVII e XVIII, apenas os aristocratas e pessoas com muito dinheiro podiam se maquiar. Até os dias de hoje, aqui no Brasil, um povo que tem forte ligação com a maquiagem são os indígenas.

A maquiagem clássica do estilo Cleópatra é feita com sombras turquesa. Se tal produto não estiver disponível, ele pode ser substituído por um pigmento azul ou verde.

Na Mesopotâmia aparecem os primeiros produtos de maquiagem feitos de carvão, henna ou diversos produtos naturais. Na Grécia, na Babilônia e no Egito a maquiagem era usada de formas diferentes. Foi no Egito que a maquiagem começou a ser usada tanto para higiene como para beleza.

Durante a antiguidade, nossos antepassados usavam pinturas corporais em suas batalhas com os inimigos. Os homens das cavernas utilizavam um pó avermelhado que extraíam das cavernas para assustar seus inimigos durante um confronto, para camuflagem e durante seus ritos primitivos para a adoração aos deuses.

Em 1996 a SHISEIDO, a empresa de cosméticos mais antiga do mundo, desembarcou oficialmente no Brasil. Nessa época os produtos eram comercializados por um distribuidor local. A partir de 2000 a empresa instalou-se como uma subsidiária no país.

Segundo os egípcios, a sombra escura nos olhos significava proteção divina. Tanto homens quanto mulheres preenchiam as pálpebras com kohl, uma pasta obtida do mineral malaquita misturado com carvão e cinzas. O objetivo era proteger os olhos, considerados “espelhos da alma”, dos espíritos malignos.

Em meados da década de 20, com o nascimento do cinema, que utilizavam muito a maquiagem em suas produções, essa forma de arte passa a ser de uso geral, mas perde com o tempo seu apelo ao público masculino.

Hoje, a Avon é número 1 em maquiagem no nosso país. Conta com uma grande variedade de produtos, como a famosa Máscara de Cílios Super Shock, além de paletas de sombras e blushes, batons, iluminadores e até primer.

Entre os países que mais consomem produtos relacionados à beleza, o Brasil também se destaca e ocupa o quarto lugar no ranking mundial, atrás dos Estados Unidos, da China e do Japão.

Huda Beauty lidera o ranking das labels de maquiagem mais populares. A empresa foi fundada pela blogueira norte-americana com origem iraquiana Huda Kattan, que começou sua carreira na beleza com um blog sobre maquiagem e construiu um império nas redes sociais.

Quem está começando na área de maquiagem e está conquistando seus primeiros clientes, tem uma média salarial de R$ 1400.