Quem foi o primeiro português a pisar em solo brasileiro?

Perguntado por: hcunha . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Pedro Álvares Cabral

A versão mais conhecida por todos defende que o primeiro europeu a tocar no Brasil, pelo território da Bahia, foi o português Pedro Álvares Cabral, em abril de 1500.

A chegada dos portugueses ao Brasil ocorreu em 22 de abril de 1500. Neste dia, navegantes liderados por Pedro Álvares Cabral desembarcaram na região da atual cidade de Porto Seguro.

A versão histórica oficial considera o explorador português Pedro Álvares Cabral (1467-1520) como o primeiro navegante a chegar em terras brasileiras, junto com uma frota de 13 navios e mais de mil marujos.

Visão geral. Vasily Vasil'evich Dokuchaev é geralmente considerado o pai da pedologia, o estudo dos solos no seu ambiente natural. Ele desenvolveu a ciência do solo na Rússia, e foi, talvez, a primeira pessoa a fazer grandes investigações geográficas de diferentes tipos de solo.

Momento em que o solo brasileiro foi encontrado pelos portugueses. O descobrimento do Brasil aconteceu no dia 22 de abril de 1500.

Os tabajaras diziam-se o povo mais antigo do Brasil, e se chamavam por isso “tupinambás”, “homens da legítima raça tupi”, pagando o desprezo de parte dos outros tupis, com o insulto “tupiniquim” e “tupinambarana”, tupis de segunda classe.

Os índios são como nos referimos aos povos originários que habitavam no território nacional antes da chegada dos portugueses, em 1500.

A língua portuguesa surgiu do latim — idioma falado pelos romanos que se situavam no estado da Península Itálica, o Lácio. Por serem navegantes, esse povo (que explorava novas terras para conquistar) se utilizava da forma vulgar da língua para se comunicar. Logo, o português se originou dessa vertente.

O primeiro marco para o surgimento da língua portuguesa ocorre no século II a.C., em um período de guerra. Em 218 a. C., os romanos dominam a região da Península Ibérica — local que abrange Portugal, Espanha, um pedaço da França e outras áreas.

Na verdade, a primeira viagem comprovada ao atual território brasileiro foi do espanhol Vicente Yáñez Pinzón, que chegou à costa de Pernambuco em janeiro de 1500, vários meses antes de Cabral. Apesar disso, não pode reclamar o território para a coroa da Espanha graças ao Tratado de Tordesilhas.

Entre os motivos que explicam a falta de interesse dos portugueses em relação ao Brasil, podemos apontar: a preferência na consolidação de laços comerciais com o mundo oriental; a inexistência de metais preciosos nas regiões litorâneas; a falta de pessoas dispostas a se fixarem no território brasileiro e a falta de ...

Mas por que então nossas terras não foram anexadas ao Império Espanhol? Esses “descobrimentos” não foram validados porque prevaleceu a regra do Tratado de Tordesilhas, que determinou quantas milhas para o oeste das terras recém-encontradas haveria o domínio da Espanha.

Cronologicamente, considera-se que a colonização do Brasil foi iniciada em 1500, quando a expedição de Pedro Álvares Cabral avistou o Monte Cabral. A expedição chegou ao Brasil no dia 22 de abril de 1500 e foi consequência das grandes navegações, as explorações oceânicas realizadas por Portugal ao longo do século XV.

As mais antigas rochas sedimentárias – localizadas na Groenlândia – têm cerca de 3,9 bilhões de anos de idade e, antigamente, eram terra”, aponta o geólogo Milan Pavich – ou seja, a terra é ainda mais antiga do que isso.

O solo brasileiro é formado a partir de três estruturas geológicas, são elas: escudos cristalinos, bacias sedimentares e terrenos vulcânicos. Cada uma permite a formação de determinados minerais e solos.

O solo pode ser dividido em quatro tipos: arenoso, argiloso, humoso e calcário. Para compreender melhor a função de cada um, é importante conhecer mais sobre eles.

Esse solo resulta de milhões de anos de decomposição de rochas basálticas, muito ricas em nutrientes, como o ferro, responsável pela coloração avermelhada.

Tchernozion. O solo tchernozion é encontrado na Argentina e na Ucrânia. Trata-se de um solo escuro com grande concentração de matéria orgânica. Esse solo fértil é utilizado, principalmente, para o cultivo de trigo.

carbono

O solo mais rico em carbono é também o mais fértil, uma vez que o carbono é a base de toda a matéria orgânica. Resumindo, pegamos em resíduos, queimamos produzindo energia, retiramos o carbono do ciclo, reduzindo o aquecimento global, e, no final, ficamos com o melhor fertilizante do mundo.

- No século XIX, o Brasil era visto na Europa e na Ásia (principalmente Japão) como um país de muitas oportunidades. Pessoas que passavam por dificuldades econômicas enxergaram uma ótima chance de prosperarem no Brasil.

Çatalhöyük, a primeira cidade da história.