Quem foi o primeiro no movimento pontilhista?

Perguntado por: rgonzaga . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Georges Seurat

Georges Seurat foi um importante pintor francês. Considerado pioneiro do Pontilhismo. Assim como Cézanne, Seurat é conhecido como um dos representantes do movimento pós-impressionista.

No Brasil, diversos artistas entre 1889 e 1930, empregaram o pontilhismo. Destacam-se, nesse sentido, Belmiro de Almeida, Eliseu Visconti, Rodolfo Chambelland e Artur Timóteo da Costa, entre outros. Em resumo, o pontilhismo consiste em pintar o que é observado aplicando pequenos pontos de cor muito próximos.

O Pontilhismo é uma técnica de pintura revolucionária iniciada por Georges Seurat e Paul Signac em Paris, em meados dos anos 1880. Apesar de ser originária do Impressionismo, ela consistia numa espécie de reação contra o esse movimento, baseado nas respostas subjetivas de artistas na produção dos quadros.

A técnica do pontilhismo surgiu na França, na metade do século XX, conhecida como pintura de pontos. Caracterizou-se por construir um desenho com vários pontos coloridos, dando um efeito criativo à sua arte!

Pontilhismo no Brasil
No Brasil, durante a Primeira República (1889-1930), o pontilhismo marcou as obras de Belmiro de Almeida (1858-1935) e Eliseu Visconti (1866-1944).

1886

O Pontilhismo é uma técnica de pintura, saída do movimento impressionista, em que pequenas manchas ou pontos de cor provocam, pela justaposição, uma mistura óptica nos olhos do observador (imagem).

Pablo Picasso

Conhecido como um dos artistas mais importantes do século 20, o espanhol deixou um legado de mais de 20 mil obras de arte. Pablo Picasso foi um dos artistas mais importantes do século 20. Fundador do cubismo, ele rompeu com a estética da perfeição nas obras de arte.

Também conhecido por Divisionismo, Cromoluminarismo, Neoimpressionismo e Pintura de Pontos, o pontilhismo partia do princípio do total desprezo pela linha, como forma de delimitação da natureza retratada.

No início do século XX, Eliseu Visconti foi sem dúvida o artista que melhor representou os postulados impressionistas no Brasil.

Resposta: O pontilhismo é uma técnica que como o nome diz usa pontos para formar a imagem. Com eles definimos sombras, luz, escala de tons, profundidade e etc.

Dito isso, o pontilhismo teve como origem esse preceito e, desse modo, revolucionou o mundo da arte ao propor o uso justaposto das cores. Em outras palavras, se contrapôs às usuais técnicas de pintura que apenas mesclavam os tons.

O artista que mais se dedicou a esta técnica e ao seu desenvolvimento foi George Seurat, pintor impressionista.

Pontilhismo e seus artistas brasileiros mais emblemáticos

  • Eliseu Visconti (1866- 1944)
  • Arthur Timótheo da Costa (1882 -1922) ...
  • Belmiro de Almeida (1858-1935) ...
  • Guttmann Bicho (1888-1955)
  • Rodolfo Chambelland (1879-1967)

Na Europa, seus principais artistas são: Pablo Picasso e Georges Braque (na pintura), Pablo Gargallo e Raymond Duchamp-Villon (na escultura), e Ígor Stravinsky (na música). No Brasil, os principais pintores modernistas que aderiram ao cubismo são: Tarsila do Amaral, Ismael Nery, Candido Portinari e Anita Malfatti.

Cubismo no Brasil
Tarsila do Amaral, Morro da favela, 1924. A influência das vanguardas europeias foi importada ao Brasil durante os anos de 1912 e 1917, culminando, em 1922, na Semana de Arte Moderna de São Paulo.

Pablo Picasso (1881-1973)
Ao lado de outros grandes nomes da pintura criou o cubismo.