Quem foi o primeiro matemático no Brasil?

Perguntado por: uvieira5 . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.7 / 5 10 votos

Joaquim Gomes de Souza

Joaquim Gomes de Souza é considerado o primeiro matemático brasileiro pois foi o primeiro a produzir e publicar matemática. Para avaliarmos sua importância, precisamos compreender o contexto histórico do Brasil da primeira metade do século XIX.

Euclides Roxo ocupou posição central na elaboração dos novos programas de matemática estabelecidos com a Reforma Francisco Campos para o Curso Fundamental. Várias evidências apontam no sentido de que, basicamente, foi ele quem os organizou e redigiu, bem como as instruções para sua aplicação.

Artur Avila se tornou conhecido entre pesquisadores por sua capacidade de resolver operações matemáticas de grande complexidade, o que lhe valeu a Medalha Fields, o Nobel da Matemática, a primeira para a América Latina e maior prêmio já conquistado por um cientista brasileiro.

Pitágoras de Samos

O filósofo e matemático grego Pitágoras de Samos (aprox. 570 a.C. – aprox. 496 a.C.) é considerado por muitos como o “Pai da Matemática”.

Leonhard Euler (1707-1783)
Vivendo de 1707 a 1783, ele é considerado o maior matemático que já caminhou neste planeta. Diz-se que todas as fórmulas matemáticas têm o nome da próxima pessoa depois de Euler que as descobriu. Euler assumiu as rédeas do cálculo onde Newton e Leibniz pararam.

No mundo ocidental, a matemática se originou no antigo Egito e nos impérios babilônicos por volta de 3500 a.C No entanto, ambos os impérios desenvolveram um sistema de contagem e medição para permitir a tributação de seus súditos, organização do plantio e colheita, construção de edifícios e outras funções.

Arquimedes contribuiu amplamente para o avanço da matemática na história da ciência e para o curso de matemática de hoje em dia.

Segundo ele, o primeiro modelo de ensino de matemática brasileiro foi criado em 1738, sob a denominação de Aulas de Artilharia e Fortificação do Rio de Janeiro, então capital do país. O curso permaneceu restrito a futuros oficiais militares até a Independência do Brasil em 1822.

O inicio da história da matemática no Brasil ocorre em meados do século XV, após a chegada dos portugueses comandados por Pedro Álvares Cabral em terras brasileiras. Durante a exploração das terras brasileiras, os portugueses encontraram distintos povos indígenas que tinham culturas próprias.

O surgimento da Educação Matemática no Brasil também teve início a partir do Movimento da Matemática Moderna, mais precisamente no final dos anos 70 e durante a década de 80. É nesse período que surge a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e os primeiros programas de pós-graduação em Educação Matemática.

Os egípcios formaram o primeiro povo que utilizou a matemática como uma ciência organizada e são os primeiros matemáticos da antiguidade. Utilizaram a geometria para construir os seus monumentos, e desenvolveram um sistema de matemática baseado no número 10 (sistema decimal).

A população de doutores, hoje constituída por 800 indivíduos, precisa chegar ao dobro em cinco anos e ao triplo em dez. O Brasil está formando, em média, 50 doutores em matemática por ano – e 50% deles já têm emprego assegurado ao se titular.

Definitivamente, os nossos gigantes, como é o caso de Arquimedes, Newton, Poincaré, Euler, entre tantos outros.

  • 6 grandes matemáticos que mudaram o mundo. O ensino da Matemática. ...
  • 1 – Arquimedes. ...
  • 2 – Poincaré ...
  • 3 – Euler. ...
  • 4 – Newton. ...
  • 5 – Gauss. ...
  • 6 – Descartés.

por volta de 3500 a.C.

A Matemática, como a conhecemos hoje, surgiu no Antigo Egito e no Império Babilônico, por volta de 3500 a.C. Porém, na pré-história, os seres humanos já usavam os conceitos de contar e medir.