Quem foi o primeiro matemático a investigar os números?

Perguntado por: ahilario . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Tales de Mileto

Tales de Mileto (c. 624 a.C. – c. 546 a.C.), filósofo, astrônomo e matemático grego, é considerado por muitos como o primeiro matemático conhecido a investigar os números. Ele é conhecido por suas contribuições para a geometria e a álgebra, bem como por suas teorias sobre a natureza da matéria e do universo.

François Viète nasceu em 1540, na França, e morreu em 1603. Apaixonado por álgebra, esse matemático francês foi responsável pela introdução da primeira notação algébrica sistematizada, além de contribuir para a teoria das equações.

A Matemática, como a conhecemos hoje, surgiu no Antigo Egito e no Império Babilônico, por volta de 3500 a.C. Porém, na pré-história, os seres humanos já usavam os conceitos de contar e medir. Por isso, a matemática não teve nenhum inventor, mas foi criada a partir da necessidade das pessoas em medir e contar objetos.

Euler é considerado um dos mais proeminentes matemáticos do século XVIII e também é considerado como um dos grandes matemáticos de todos os tempos, assim como Isaac Newton, Arquimedes e Carl Friedrich Gauss.

Professor da UFPE se destaca como melhor matemático do Brasil em ranking internacional. O professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Gauss Cordeiro tirou o 1º lugar entre os melhores cientistas matemáticos do Brasil na segunda edição do ranking da Research.com.

Artur Avila se tornou conhecido entre pesquisadores por sua capacidade de resolver operações matemáticas de grande complexidade, o que lhe valeu a Medalha Fields, o Nobel da Matemática, a primeira para a América Latina e maior prêmio já conquistado por um cientista brasileiro.

Leonardo Fibonacci, também conhecido como Leonardo de Pisa, Leonardo Pisano ou ainda Leonardo Bigollo, (Pisa, c. 1170 — Pisa?, c. 1250) [1] mais reconhecido como Fibonacci, foi um matemático italiano nomeado como o primeiro grande matemático europeu da Idade Média.

Os logaritmos foram inventados por John Napier (1550-1617) e aprimorados por Henry Briggs (1561- 1631).

A criação do símbolo para o zero se deu por volta do século 5 d.C. Ela ocorreu quando os hindus passaram a representar as quantidades utilizando-se os próprios algarismos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9) e o princípio posicional sem a utilização do ábaco.

Bom dia Rita! "Nos estudos de álgebra, letras são utilizadas para representar números. Essas letras tanto podem representar números desconhecidos quanto um número qualquer pertencente a um conjunto numérico. Se x é um número par, por exemplo, então x pode ser 2, 4, 6, 8, 10,....

OS NÚMEROS SURGIRAM HÁ MAIS DE 30000 ANOS, QUANDO OS HOMENS TIVERAM A NECESSIDADE DE CONTAR SEUS OBJETOS E REBANHOS. NA MEDIDA QUE O HOMEM PRIMITIVO DEIXOU DE SER NÔMADE A NECESSIDADE DE QUANTIFICAR SUAS COISAS FOI SE ACENTUANDO E A PARTIR DAÍ COMEÇARAM A EXISTIR OS PRIMEIROS REGISTROS NUMÉRICOS.

Para os egípcios, a principal operação matemática era soma, da qual derivavam todas as outras operações com números inteiros. Para multiplicar, por exemplo, 2*4, os egípcios somavam 2+2+2+2. Ainda não dispunham de técnicas que lhes permitisse pensar na multiplicação e na divisão como operações independentes da soma.

A Tabuada surgiu na Grécia antiga onde eram usadas tábuas de pedra ou argila para realizar cálculos. Estas eram utilizadas para realizar transações comerciais de formas mais rápidas. A tabuada como conhecemos hoje foi criada pelo filósofo e matemático grego Pitágoras.

Quando sentiam necessidade de contar aquilo que caçavam ou pescavam, os homens e mulheres primitivos desenhavam animais nas paredes para indicar sua quantidade. Com o passar do tempo, as pessoas foram vivendo em grupos maiores, as tribos, e cada uma delas desenvolveu um modo de contar.

Pitágoras descobriu que havia uma relação matemática entre os sons emitidos e os pesos dos martelos. Refez a experiência usando, dessa vez, uma corda tensionada. Dividiu a corda em partes iguais. Notou que as mesmas proporções produziam os mesmos intervalos sonoros.

Na Matemática, o pensador antigo descobriu que havia uma relação específica entre os lados de um triângulo retângulo: o quadrado da hipotenusa seria igual à soma dos quadrados dos catetos.

O avanço do Brasil, com relação aos países desenvolvidos, em pesquisa matemática foi uma herança e, como qualquer outra, nos foi dada pelos nossos primórdios, ou seja, pelos portugueses, quando aqui chegaram.

O salário médio de um Matemático no Brasil é de R$ 8.071,55.

Admite-se universalmente que os gregos foram os primeiros matemáticos. Primeiros no sentido de que foram eles que iniciaram o desenvolvimento da matemática a partir de princípios básicos.

Bertrand Russell (1872-1970) Originário do País de Gales, foi um dos mais importantes matemáticos e também filósofos da sua época. Ficou muito conhecido pela sua tentativa de popularizar os conhecimentos filosóficos e foi também por essa luta que recebeu o prêmio Nobel de Literatura em 1950.