Quem foi o primeiro mártir da Bíblia?

Perguntado por: vsilva . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

Estevão

A liturgia de hoje, mediante a proclamação do evangelho de Mateus 10,17-22, se concentra na pessoa de Estevão, o primeiro mártir que testemunha a verdade da pessoa de Jesus.

São Tiago, irmão

São Tiago, irmão de João, e filho de Zebedeu, foi o primeiro mártir entre os apóstolos. Sua comovente história nos faz crescer em esperança e fé.

Alguns homens iníquos mentiram e disseram que Estêvão falava contra a lei judaica e levaram-no para ser julgado pelos líderes dos judeus. Estêvão disse aos líderes que eles eram iníquos e que haviam matado Jesus Cristo, o Filho de Deus. Depois, Estêvão olhou para cima e viu o Pai Celestial e Jesus Cristo no céu.

O testemunho de fé: a palavra mártir (do grego: martiria) significa testemunha. Para o cristianismo, o mártir é sempre alguém que vive a radicalidade da fé; ou seja, oferece a sua vida a Deus pela confiança que tem na verdade revelada na pessoa de Jesus Cristo.

O primeiro mártir a testemunhar a verdade da pessoa de Jesus
A liturgia de hoje, mediante a proclamação do evangelho de Mateus 10,17-22, se concentra na pessoa de Estevão, o primeiro mártir que testemunha a verdade da pessoa de Jesus.

Segundo a antiga tradição, a São Simão foi morto serrado ao meio, e São Judas Tadeu tendo a cabeça cortada com um machado, por isso São Simão é pintado com uma serra e São Judas Tadeu com um machado na mão.

Quem fundou a igreja? A igreja foi fundada por Jesus e os apóstolos. Jesus preparou tudo para a fundação da igreja, com seus ensinamentos sobre a vida cristã e treinando os apóstolos para serem líderes. Os apóstolos divulgaram o ensino de Jesus e deram estrutura à igreja.

Tomé: Foi martirizado e morto. Mateus: Segundo a tradição, morreu de morte natural na Etiópia ou na Macedônia.

O primeiro santo canonizado foi Santo Ulrico, Bispo de Augsburgo (Baviera), falecido em 973.

Tiago Maior, natural de Betsaida da Galileia, é filho de Zebedeu e Salomé, irmão de S. João Evangelista. Era pescador e tornou-se apóstolo de Jesus Cristo. Depois da crucificação de Cristo, desembarcou na Galiza permanecendo sete anos na Península Ibérica.

Foi por amor que Jesus morreu. Sua morte foi o meio pelo qual o amor de Deus nos alcançou.

Estevão: Significa "o que tem uma coroa", "coroado”, “vitorioso”. O belo nome masculino Estevão tem origem a partir do nome grego Stéphanos. Através do latim Stephanus, ele apresenta os significados de “o coroado”, “o que tem uma coroa” e, por extensão, “vitorioso”.

Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem. 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentOu: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”.

Pessoa que sofre tormentos ou a morte por uma crença, uma ideia ou uma causa. 2. [Figurado] Pessoa que sofre maus tratos.

pessoa que sofreu tormentos ou a morte pela defesa dos seus ideais, de uma causa, etc.

No dia 03 de outubro, a Igreja no Brasil comemora a Memória dos Protomártires do Brasil: os Santos André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, presbíteros, Mateus Moreira e outros 27 companheiros leigos, Mártires, brutalmente trucidados pelos invasores holandeses e índios a eles associados em 1645.

João Batista, o Santo
Batista morreu como mártir, não um mártir da fé - porque não lhe pediram para renegá-la - mas um mártir da verdade. Ele era um homem "justo e santo" (At 3,14), condenado à morte por sua liberdade de expressão e fidelidade ao seu mandato.

De acordo com a tradição cristã, São Paulo foi decapitado no ano 64 por ordem do imperador Nero. Como ele era cidadão romano, não podia ser crucificado. É costume nas imagens religiosas que os mártires segurem o objeto com o qual foram mortos.

Algum tempo depois, o carrasco trazia a cabeça do profeta em um prato, entregando-a para Salomé e para sua maldosa mãe. O martírio por decapitação de são João Batista, que nos chegou narrado através do evangelho de são Marcos, ocorreu no dia 29 de agosto, um ano antes da Paixão de Jesus.

Depois da morte de Cristo, Judas escreveu uma das cartas presentes no Novo Testamento, são as chamadas 'Carta de Judas'. Ele teria seguido a sua missão depois da morte do Mestre e pregado na Mesopotâmia, Arábia, Síria e Pérsia. Esse último teria sido o local da sua morte, de causas violentas, mas não especificadas.