Quem foi o primeiro grande poeta brasileiro?

Perguntado por: ivasques . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Gregório de Matos Guerra

Historicamente o primeiro grande poeta do Brasil, do período Barroco, Gregório de Matos Guerra nasceu em 1633, na cidade de Salvador, na Bahia, e sua obra, principalmente a satírica, faz alusão a duas de suas maiores referências: Brasil e Portugal.

Gregório de Matos

Gregório de Matos foi um dos maiores poetas brasileiros do período do Barroco. Além de poeta, Gregório foi advogado durante o período colonial. É conhecido como o “Boca do Inferno”, sendo famoso por seus sonetos satíricos, donde ataca, muitas vezes, a sociedade baiana da época.

As principais características da literatura barroca são o fusionismo, o cultismo e o conceptismo. No Brasil, os dois principais escritores desse estilo são Gregório de Matos (1636-1696), autor de poesias sacras e satíricas, além de Pe. António Vieira (1608-1697), com seus sermões.

1. Carlos Drummond de Andrade (1902 – 1987) Carlos Drummond de Andrade é considerado um dos mais importantes e influentes poetas de toda a literatura brasileira.

Portugal

A Boca do Inferno localiza-se na Costa da Guia, a Oeste da vila de Cascais, em Portugal.

Gregório de Matos

Gregório de Matos (1636-1695) foi o maior poeta barroco brasileiro. Desenvolveu uma poesia amorosa e religiosa, mas se destacou por sua poesia satírica, constituindo uma critica a sociedade da época, recebendo o apelido de "Boca do Inferno".

Gregório de Matos

Apelidado de Boca do Inferno, Gregório de Matos foi um poeta brasileiro famoso por seus versos satíricos que atentavam contra a sociedade colonial baiana do século XVII. Gregório de Matos foi um dos mais conhecidos poetas da literatura feita durante o século XVII, período da cultura colonial brasileira.

O final da quinta temporada mostra que Lúcifer assumiu o lugar de seu pai e agora é o novo Deus do universo.

Gregório de Matos, também conhecido como “Boca do Inferno”, é um dos principais nomes do barroco brasileiro. A característica marcante do autor é o teor ácido, crítico, de seus escritos. A Igreja Católica recebia muitas críticas do poeta, motivo pelo qual Gregório recebeu a alcunha “Boca do Inferno”.

Boca do Inferno se passa no século XVII (1863), na Bahia colonial, durante o governo tirânico do militar Antônio de Souza de Menezes, apelidado de Braço de Prata, por usar uma peça deste metal no lugar do braço (perdido numa batalha naval contra os invasores holandeses). A ação se passa em Salvador.

Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira de Mato Dentro, interior de Minas Gerais, no dia 31 de outubro de 1902.

Bento Teixeira

No Brasil, o marco inicial do barroco literário foi a publicação da obra “Prosopopeia” (1601) de Bento Teixeira. Os principais escritores do barroco brasileiro foram: Bento Teixeira (1561-1618)

O Barroco surgiu na Itália e espalhou-se pela Europa e América. No entanto, os maiores nomes da literatura barroca europeia são os espanhóis Luis de Góngora (1561-1627) e Francisco de Quevedo (1580-1645).

Soneto de Fidelidade

1. Soneto de Fidelidade (1946), de Vinicius de Moraes. Um dos mais famosos poema de amor da literatura brasileira é o queridinho de muitos apaixonados ao longo de gerações.

Luís Vaz de Camões

Luís Vaz de Camões é considerado o maior poeta da língua portuguesa. Não há muitas certezas sobre os fatos de sua vida. A maioria deles é baseada em hipóteses apenas, muitas vezes obtidas com base em interpretações de seus poemas.

Manuel Antônio Álvares de Azevedo

A poesia de Álvares de Azevedo, além de traços autobiográficos, revela pessimismo, angústia e desejo pela morte. O poeta tinha tuberculose, doença tida como o “mal do século”. Álvares de Azevedo – o poeta do mal do século! Manuel Antônio Álvares de Azevedo nasceu em 12 de setembro de 1831, em São Paulo.