Quem foi o primeiro governador de Macapá?

Perguntado por: lalmada . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

Janary Gentil Nunes (Alenquer, 1 de junho de 1912 — Rio de Janeiro, 15 de outubro de 1984) foi um militar e político brasileiro, indicado como primeiro governador do Amapá pelo presidente Getulio Vargas.

No século XX, em 1943, foi criado o território federal do Amapá, com administração conjunta do governo federal e do estado do Pará. Com a Constituição de 1988, esse território deixou de existir, passando ao status de unidade federativa. Com isso, no dia 1º de janeiro de 1991, foi instaurado o estado do Amapá.

Eleições no Amapá
Clécio do Solidariedade foi o candidato mais votado neste domingo para o cargo de governador do Amapá e foi eleito no primeiro turno com 53,69% dos votos.

4 de fevereiro de 1758

A cidade foi criada a partir de um destacamento militar criado em 1738. A história do nome Macapá iniciou como vila e foi oficializada assim no dia 4 de fevereiro de 1758, pelo então governador do Grão-Pará, Francisco Xavier de Mendonça Furtado.

Vice-governador: Teles Júnior
Antônio Pinheiro Teles Júnior é economista, professor da Universidade Federal do Amapá, filho da Professora Angelina Amoras Teles e do Médico Antônio Pinheiro Teles, nascido em 20 de junho de 1983.

Foram eleitos o governador Eduardo Braga, o vice-governador Omar Aziz, os senadores Arthur Virgílio Neto e Jefferson Peres, oito deputados federais e vinte e quatro estaduais num pleito onde o governador venceu em primeiro turno.

Porém, isto só ocorreu em 1943, quando o governo de Getúlio Vargas criou os novos territórios federais, e dentre eles o do Amapá. de Imprensa Nacional, 1949, p. 98. e representações: o Contestado Franco-Brasileiro na última década do século XIX.

De 1901 a 1903, é denominado de Montenegro. De 1903 a 1938 volta a receber a denominação de Amapá. Em 1938 recebe a denominação de Veiga Cabral. A partir de 1939 volta a ganhar a nomenclatura inicial de Amapá.

O Amapá tornou-se oficialmente um estado no ano de 1988, quando adquiriu autonomia a partir das disposições estabelecidas pela nova Constituição Federal, promulgada naquele mesmo ano. Seu primeiro governador tomou posse em 1990.

265 anos

O dia 4 de fevereiro é uma data muito especial do ano! Sabe qual é? É o aniversário de Macapá. São 265 anos da capital brasileira banhada pelo Rio Amazonas, cortada pela Linha do Equador e abençoada pelo padroeiro São José.

Praça Veiga Cabral

A Praça Veiga Cabral foi a primeira Praça de Macapá. Denominada Praça São Sebastião na época colonial, a Praça foi cenário da elevação do Povoado de Macapá à categoria de Vila de São José por Mendonça Furtado, Governador do Grão Pará e Maranhão no dia 04 de fevereiro de 1758.

Candidato do Solidariedade tinha campanha reforçada pelo atual gestor, Waldez Góes (PDT), e por Davi Alcolumbre (União Brasil) que foi reeleito para o Senado. Clécio, do Solidariedade, foi eleito governador do Amapá neste domingo (2), no 1º turno das eleições de 2022.

Na manhã desta quarta-feira, 14, o governador do Amapá, Clécio Luís, e o Grupo de Trabalho (GT) responsável pela organização, iniciaram a ocupação de todo o espaço do Parque de Exposições da Fazendinha, onde tradicionalmente ocorre o evento, que foi realizado pela última vez em 2015.

Antônio Furlan

As duas construções são sistemas militares de defesa marítima, servindo para garantir (em terra, por meio de canhões) a defesa das áreas em que o desembarque militar (e os ataques) seriam mais prováveis dentro de uma cidade específica.

Central

O primeiro bairro da cidade foi o Central, onde se estabeleceram as primeiras famílias e surgiu o núcleo urbano, tendo Macapá criada em 4 de fevereiro de 1758.

Continuar lendo Tem mar em Macapá?