Quem foi o primeiro cientista do mundo?

Perguntado por: ijaques3 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Tales de Mileto (c. 624 — c. 546 a.C.) é considerado o primeiro cientista — lembrando que o termo “cientista” só foi inventado no século XVII.

Galileu Galilei, no século 17, foi o primeiro a fazer experimentos para comprovar teorias. Pouco depois, Isaac Newton deixou sua marca criando leis da Física. Muito antes disso, lá pelo século 1 antes da nossa era, Pitágoras explicou fenômenos naturais usando a matemática.

1. Albert Einstein (1879 - 1955) Todo mundo já ouviu falar do físico e matemático alemão Albert Einstein. Seu nome é sinônimo de genialidade e até hoje ele é considerado um dos maiores cientistas do mundo.

A filosofia, desde os tempos mais antigos, é a mãe de todas as ciência. Foi através de filosofia que a visão fantasiosa grega começou seu fim. A filosofia legou ao pensamento da época uma nova forma de pensar a realidade, a realidade a partir de então passa a ser entendida através da razão.

Jean-Baptiste Lamarck

O termo BIOLOGIA foi criado há cerca de 200 anos, sendo Jean-Baptiste Lamarck um dos primeiros cientistas a utilizá-lo. Também nesta época surgiu o conjunto de regras que orienta as pesquisa na área: os métodos científicos.

Isaac Newton

Isaac Newton é reconhecido como um dos grandes cientistas da história da humanidade, deixando contribuições expressivas em campos do conhecimento como a matemática, astronomia e física. Foi professor na Trinity College, em Cambridge.

Tales de Mileto

Quem foi Tales de Mileto
Nascido na cidade de Mileto (região da Jônia, onde atualmente fica a Turquia) aproximadamente em 625 a.C., Tales foi considerado o primeiro filósofo.

Galileu Galilei, o primeiro físico da História da Física
Assim, seus estudos do movimento de projéteis, queda livre e também na astronomia serviram como base para o desenvolvimento da Física Clássica.

Tales de Mileto (c. 624 — c. 546 a.C.) é considerado o primeiro cientista — lembrando que o termo “cientista” só foi inventado no século XVII. Ele buscou explicar os fenômenos naturais com base na razão, e não com histórias de seres […]

Bartolomeu Lourenço de Gusmão

Bartolomeu Lourenço de Gusmão foi o primeiro inventor e cientista brasileiro, célebre pela criação do balão a ar quente em 1709.

Resposta: Ela vem de “ciência”, que vem do Latim SCIENTIA, “conhecimento”, de SCIRE, “conhecer, saber”.

Albert Einstein (1879-1955)

1. Albert Einstein (1879-1955) Albert Einstein é muitas vezes lembrado como o homem mais inteligente do mundo. Nascido na Alemanha, o matemático e físico se tornou um ícone e referência de genialidade, sendo o criador da Teoria da Relatividade.

1. Oswaldo Cruz. Em um momento em que estamos passando por uma pandemia, as contribuições de Oswaldo Cruz para a população brasileira e a ciência merecem ainda mais destaque. Médico formado em 1892, o paulista tinha como foco a microbiologia e a imunologia.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) pertence à administração direta do governo federal do Brasil, sendo responsável pela formulação e implementação da Política Nacional de Ciência e Tecnologia.

Os cientistas e pesquisadores são pessoas que desenvolvem pesquisas, a partir de um método científico. Em outras palavras, a partir de uma metodologia, testam e comprovam hipóteses para chegar em conclusões nas diversas áreas do conhecimento. Ou seja, são as pessoas responsáveis por produzir e construir a ciência.

Gregor Mendel

Gregor Mendel: o pai da genética.

Nascido na Inglaterra em 1809, Charles Darwin é considerado o “pai da biologia moderna”. O naturalista alcançou a fama ao convencer a comunidade científica da época sobre a existência da evolução biológica das espécies, teorizada em seu famoso livro “A Origem das Espécies”. Sua teoria ficou conhecida como darwinismo.

Gregor Mendel

O primeiro pesquisador a entender como ocorria esse processo foi Gregor Mendel. Por isso é considerado o Pai da Genética. Presente em nosso dia a dia, a genética nos ajuda a entender não só o processo de hereditariedade mas também o mecanismo de desenvolvimento de muitas doenças (animais e vegetais).

Quem somos nós é um documentário de autoajuda e pseudociência que distorce os principais conceitos da mecânica quântica. Uma pessoa que não tem noção alguma dos princípios da teoria quântica pode acabar acreditando no documentário por falta de informação e pensamento crítico.

“O físico é aquela pessoa que se encanta em entender como a natureza funciona, como as leis básicas do universo regem o comportamento desde dentro do átomo até a estrutura de grande escala do universo.