Quem foi o primeiro cearense?

Perguntado por: ufurtado . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

A virgem dos lábios de mel tornou-se símbolo do Ceará, e seu filho, Moacir, nascido de seus amores com o colonizador português Martim, representa o primeiro cearense, fruto da união das duas raças.

Martim Soares Moreno

Martim Soares Moreno, Capitão-mor do Ceará (Santiago do Cacém, c. 1586 — Portugal, após 1648), foi um militar católico que defendeu os interesses da coroa lusitana no Brasil, objetivando fazer com que todos os países europeus reconhecessem o Tratado de Tordesilhas. É considerado o fundador do atual Ceará.

CEARÁ, TERRA DA LUZ
A ocupação portuguesa tem início no ano de 1603, sob o comando de Pero Coelho de Souza que, ao chegar, construiu o Forte de São Tiago, às margens do Rio Pirangi, depois rebatizado de Siará, que deu nome ao estado.

Na aventura colonizadora, nos primeiros anos do século XVII, Martim Soares Moreno, auxiliado pelo chefe potiguar Jacaúna, conquistou o Ceará, transformando-o em capitania real. A ocupação do Ceará era dificultada pela hostilidade dos indígenas e pelo meio ambiente seco e tropical.

Aos 317 anos, o município de Aquiraz é conhecido como a primeira capital do estado do Ceará, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza.

O estudo “GPS-DNA Origins Ceará” detalha que, na fusão genética da composição do cearense, há influências do branco europeu descendente de países nórdicos, ameríndios oriundos da Ásia e o negro africano, principalmente do tronco banto.

O estado é conhecido nacionalmente pela beleza de seu litoral, pela religiosidade popular e pela fama de ser grande berço de talentos do humor. A jangada, ainda comum ao longo da costa, é considerada um dos maiores símbolos do povo e da cultura cearenses.

Anacé, Jeninpapo-Kanindé, Pitaguary, Tabajara, Tapeba, Tremembé e tantas outras etnias indígenas cearenses, que tiram seus sustentos da terra, compartilham, ao longo de 2020, dos mesmos desafios para manterem-se firmes no período.

Isso reduziu ainda mais os recursos disponibilizados à colônia holandesa. Por fim, em 1654, os portugueses cercaram Recife e expulsaram os holandeses em definitivo. Eles também restituíram seu domínio das colônias na África.

1 – Gildo. Artilheiro do Ceará dese 1971, nenhum outro jogador conseguiu passar da marca de 261 gols feitos pelo Vozão. É, por isso, considerado o maior jogador que o time já teve e, consequentemente, o maior ídolo também.

O Nome “Ceará” é de origem hebraica e significa “chuva torrencial, tempestade violenta e repentina”. De fato o Segundo Livro dos Reis, no capítulo segundo, versículos 1 e 11, apresenta o vocábulo se arâ (substantivo feminino singular absoluto) junto com a partícula preposicional b.

No topo da lista de nomes mais comuns no estado do Ceará está “Arthur”, com 479 registros, seguido de “Miguel”, com 375 registros. Outra curiosidade a respeito do estado é que o número de nascimentos de crianças do sexo masculino é bem superior ao feminino.

Portugueses, árabes, espanhóis, italianos, ingleses e franceses foram as principais nacionalidades que vieram aportar em terras cearenses, entre fins do século XIX e a primeira metade do século XX.

Martins Soares Moreno (1611 – 1613)
O português Martins Soares Moreno é considerado o grande conquistador do Ceará.

A cidade de Fortaleza foi fundada oficialmente em 13 de abril de 1726, e a população local foi formada pelos colonizadores europeus, pelos descendentes de indígenas e africanos e também pela intensa migração interna presente no território cearense.

Cococi

A equipe do Fantástico vai até Cococi. Algumas pessoas chamam de cidade-fantasma do Ceará, já que ela está em ruínas e foi praticamente abandonada.

1: Fortaleza: Fortaleza: 2 686 612: 11: Pacatuba: Fortaleza: 84 554 2: Caucaia: Fortaleza: 365 212: 12 ... O número de habitante do município subiu 90%, para 64,6 mil.

Com a mudança, a cidade de Granjeiro, na Região do Cariri, se tornou a menor do Ceará. O Censo confirma uma estimativa do IBGE de 2019, que já apontava o município como menos populoso.

Apesar do Guines Book ter registrado, em 2015, Yasutaro Koide, de 112 anos, residente da cidade de Nagoya, no Japão, como o homem mais velho do mundo, um cearense, José Coelho de Souza, poderia desafiar esse título.

O sotaque cearense, objeto de análise deste trabalho, possui características fonológicas singulares, uma vez que o cearense é conhecido por “falar cantando” e por traços como a transformação da fricativa surda em laringal, a exemplo de “corra” e “mermo” e da supressão, a exemplo de “fulerage”.

Continuar lendo Como é o povo cearense?