Quem foi o primeiro brasileiro a pisar na Antártica?

Perguntado por: esampaio . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Sabino possuía mais de 1.000 horas de voo quando foi escalado para participar da missão, responsabilidade da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM). O Brasil aderiu ao Tratado Antártico em 1975, mas só criou condições de chegar ao continente oito anos depois.

As primeiras expedições realizadas e documentadas em direção ao continente ocorreram no século XVI. O primeiro a circunavegar o continente foi o navegador inglês James Cook, entre 1772 e 1775.

A 14 de dezembro de 1911, o norueguês Roald Amundsen e quatro colegas foram os primeiros a chegar ao Polo Sul, vencendo a corrida contra o britânico Robert Scott, que só chegou um mês depois e morreu no caminho de volta.

Há muita discussão sobre o nome do continente gelado. O entendimento mais tradicional é considerar Antártida como substantivo e antártica como adjetivo. Porém, atualmente, muitos gramáticos e dicionários já aceitam antártica como substantivo também. Na Secom, definimos Antártida como padrão para o nome do continente.

Porém, hoje não é viável explorar esses recursos, pois — além de expressamente proibido — o custo de extração seria muito alto. Isso porque, ao contrário do Ártico, que é composto principalmente de oceano congelado, a Antártida é um continente rochoso coberto de gelo.

A presença brasileira em terras tão inóspitas é considerada estratégica. Os principais motivos, são: geopolítico: a principal rota para chegar ao continente antártico passa pelo Atlântico Sul, e o Brasil tem a maior costa neste oceano. Além disso, há reservas de petróleo no continente.

Colin O'Brady, 33, percorreu cerca de 1.500 km em 54 dias de caminhada.

Há 20 anos, pouco mais de 12 mil pessoas visitavam a região no período do verão antártico, de outubro a abril. Na temporada passada, foram 56 mil visitantes e, na atual, estima-se, serão 70 mil.

#1 A Antártica não pertence a nenhum país. Há no local bases de várias nacionalidades, mas o Tratado Antártico garante que ninguém possa declarar soberania sobre qualquer um desses territórios. #2 Apesar de ser coberta de gelo, a Antártida é tão ou mais seca que os desertos quentes.

Robert Edwin Peary

Os livros de história hoje costumam ser categóricos: o pólo Norte geográfico foi conquistado pelo americano Robert Edwin Peary, no dia 6 de abril de 1909.

Para chegar à Antártica existem duas opções: você pode ir de navio partindo da costa chilena ou argentina numa viagem que dura três dias atravessando o Estreito de Magalhães, uma das regiões mais turbulentas dos oceanos. A outra opção é voar da base chilena de Punta Arenas, a cidade que fica mais ao sul do continente.

O professor explica que a história costuma informar que a Antártida foi descoberta por acaso, mas que as pesquisas do grupo mostram que a chegada do ser humano ao continente está relacionada ao sistema capitalista.

Assim, em 1959, 12 países (África do Sul, Argentina, Austrália, Bélgica, Chile, Estados Unidos da América, França, Japão, Nova Zelândia, Noruega, Reino Unido e Rússia), em comum acordo, assinaram o chamado Tratado da Antártica que, em junho de 1961, entrou em vigor.

Edward Bransfield
Depois de reivindicar a ilha King George (onde o Brasil tem sua base) para a Inglaterra, se aventurou para o sul, avistando e mapeando porções do continente antártico. Acredita-se que tenha sido o primeiro a avistá-lo.