Quem foi o primeiro brasileiro a falar inglês no Brasil?

Perguntado por: garruda . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 7 votos

Não se sabe quem foi o primeiro falante de inglês a pisar em solo brasileiro. O que se sabe é que por volta de 1530 já haviam redes de comércio feitas por ingleses entre Brasil, África e Inglaterra.

22 de junho de 1809

O ensino formal da língua inglesa no Brasil teve início com o decreto de 22 de junho de 1809, assinado pelo Príncipe Regente de Portugal, que mandou criar uma escola de língua francesa e outra de língua inglesa.

A origem da língua inglesa está – adivinha, adivinha – na atual Inglaterra e na chegada de tribos Anglo-Saxões vindas da Europa Central para as Ilhas Britânicas em 400 d.C. Sua língua, agora conhecida como “Inglês Antigo“, foi rapidamente adotada como a língua comum desta região relativamente remota da Europa.

Por conta da globalização temos muito contato com os produtos e a cultura de outros países. Consequentemente acabamos tendo contato com outros idiomas, principalmente o inglês. Falamos as palavras com tanta naturalidade que as incorporamos como parte da língua portuguesa.

De acordo com um levantamento realizado pela British Council, apenas 5% dos brasileiros falam inglês e, dentro desse índice, 1% possui fluência total no idioma.

primeira {adjetivo feminino}
first {adj.}

O inglês é uma língua germânica ocidental que se originou a partir dos dialetos anglo-frísio e saxão antigo trazidos para a Grã-Bretanha por colonos germânicos de várias partes do que é hoje o noroeste da Alemanha, Dinamarca e Países Baixos.

Chinês mandarim: o idioma com mais falantes nativos
Com 918 milhões de falantes nativos, é a língua com mais falantes nativos do mundo, embora se somarmos a esta cifra os falantes de mandarim como língua estrangeira, este número chega a 1,12 bilhão, o segundo idioma mais falado no mundo.

anos 400

As origens do idioma inglês lá pelos anos 400
Porém, estima-se que a história do inglês começou partir dos anos 400, quando a atual Grã-Bretanha foi ocupada por tribos de Anglo-Saxões, vindas da Europa Central.

O inglês antigo se desenvolveu a partir de um conjunto de dialetos anglo-frísios ou ingvaeônicos falados originalmente por tribos germânicas tradicionalmente conhecidas como anglos, saxões e jutos. O inglês antigo não foi um idioma estático.

O inglês na cultura Brasileira
Podemos vê-lá em embalagens de produtos, frases em músicas brasileiras, nomes de empresas, etc. Você possa não perceber, mas ao decorrer do dia a dia acabamos usando muitas palavras em inglês, palavras que entraram automaticamente no nosso vocabulário.

Os idiomas que deram origem à língua inglesa foram, principalmente: Celta britânico. Anglo-frísio. Saxão.

O rei Henrique IV da Inglaterra reinou em plena guerra dos 100 anos de 1399 a 1413. Ele foi o primeiro rei a falar inglês como língua materna e o francês como segunda língua. A geração seguinte com seu filho Henrique V utiliza o inglês em documentos oficiais.

São eles: Camarões, Índia, Lesoto, Mali, Malta, Namíbia (língua oficial e idiomas locais), Nauru, Filipinas, Singapura, África do Sul, Suazilândia, Tanzânia, Tonga e Samoa Ocidental.

Existem várias razões para isso, a principal é a educação pública de péssima qualidade. O Brasil tem aproximadamente 11 milhões de analfabetos, 6,8% das pessoas acima dos 15 anos que não sabem ler ou escrever. Além disso, 30% dos brasileiros entre 16 e 64 anos são analfabetos funcionais.

Por que os brasileiros têm dificuldade em aprender inglês? Pode ser pelas diferenças entre os idiomas e, até mesmo, pela falta de imersão suficiente na língua inglesa. Por esses motivos, muitas pessoas acabam desistindo de aprender o idioma mais importante para o mercado de trabalho, a cultura e a economia.

O Brasil ainda não é um país fluente em inglês.
Prova disso é uma recente pesquisa do portal Catho, um dos maiores sites de busca de empregos do país, que mostra que apenas 5% dos brasileiros têm o inglês como segundo idioma e os fluentes na língua são apenas 3%.

O segundo lugar fica com Espanhol, seguido por Francês, Italiano e Português. Para este último, a possível justificativa apontada é a de que há mais imigrantes morando por aqui e mais turistas visitando o país, algo que não aconteceu em 2020.

Brasil {nome próprio}
Brazil {n.p.}

É o que apontou a 57ª Pesquisa Salarial da Catho. Segundo o levantamento, a remuneração de um funcionário fluente em inglês, em cargo de gerência, é até 70% maior em relação a um profissional do mesmo nível hierárquico, mas sem a fluência na língua.