Quem foi o primeiro boxeador do Brasil?

Perguntado por: rdamasio . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

Ditão

Em 1922 o Brasil teve seu primeiro pugilista a ganhar destaque. Benedito dos Santos, conhecido como Ditão, começou a treinar boxe numa academia de São Paulo. Era um negro de porte gigantesco com enorme talento para o boxe e detentor de um direto potente.

Os maiores boxeadores brasileiros da história!

  • Eder Jofre. Crédito: Jorge Butsuem. Maguila. ...
  • Maguila. Crédito: Reprodução/Instagram. Acelino "Popó" Freitas. ...
  • Popó e seus cinturõesCrédito: Robson Conceição. Viajando um pouco no tempo, chegamos em Robson Conceição, que nos dias de hoje segue como profissional.

Jack Broughton

Quem foi o criador do boxe? Um lutador inglês chamado Jack Broughton criou o primeiro conjunto de regras do boxe, em 1743. Em 1838, novas regras baniram das lutas vários golpes, como chutes, mordidas, murros abaixo da cintura e ataques com a cabeça.

Éder Jofre

Éder Jofre é considerado o maior boxeador brasileiro da história. Ad. Não é preciso ser brasileiro para reconhecer que Eder Jofre merece seu lugar entre os maiores de todos os tempos do boxe. Ele esteve invicto em suas primeiras 50 lutas, até ser derrotado pelo japonês “Fighting” Harada.

Muhammad Ali

Muhammad Ali é reverenciado por muitos amantes do boxe como "The Greatest", ou "O Maior". Não há dúvidas de que ele foi um dos maiores pesos-pesados de toda a história. E, certamente, foi também um dos maiores lendas do esporte em todos os tempos.

Origem do boxe
De acordo com os registros históricos realizou-se, por volta de 3000 a.C., no Egito, uma atividade de luta de boxe, ou pugilismo.

Ex-campeão peso-pena (66 kg) do WEC e do UFC, José Aldo praticamente reinou soberano na divisão até 66 kg no mundo entre 2009 e 2016, o que fez com que o manauara, até hoje, fosse considerado por boa parte da comunidade das lutas como o 'GOAT' (maior de todos os tempos) da categoria.

Adilson Maguila Rodrigues

Adilson Maguila Rodrigues foi durante muitos anos a maior atração dos ringues brasileiros, muito mais por sua valentia e linguagem peculiar, do que pela técnica e cartel.

Incrivelmente perseverante dentro dos ringues, em 1893, Bowen participou da luta mais longa já registrada em toda a história do boxe, em um combate no qual ele enfrentou Texas Jack Burke. Essa luta entre Bowen e Burke durou 7 horas e 19 minutos, ao longo de espantosos 110 assaltos.

O boxe chegou no brasil no início do século XX, através de imigrantes alemães e italianos, no estado de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Já a primeira luta de boxe no Brasil, foi no ano de 1913, na cidade de São Paulo.

James Figg

O londrino James Figg, considerado o pai do boxe atual, reinou como campeão de 1719 até 1730.

Considerando que o Boxe utiliza só as mãos, existem apenas cinco golpes possíveis: jab, direto, cruzado, gancho e uppercut.

Eder Jofre, Acelino Popó Freitas, Miguel de Oliveira e Sertão foram os primeiros brasileiros campeões mundiais de boxe. Já Servílio de Oliveira, Esquiva Falcão e Robson Conceição entraram para a história com conquistas até então inéditas para o boxe brasileiro em Olimpíadas.

Grande pugilista dos pesos-pesados no século XIX, o americano com raízes irlandesas John L. Sullivan, é considerado um divisor de águas para o boxe, já que é oficialmente o primeiro campeão profissional da era moderna e o último a lutar sem luvas nos ringues.

Os lutadores de boxe brasileiros marcaram a história da modalidade. Com grande tradição no boxe, o Brasil tem campeões como Acelino 'Popó' Freitas, Eder Jofre, Maguila, Sertão e, mais recentemente, Robson Conceição e Esquiva Falcão.

Four Kings: Leonard, Hagler, Hearns, Duran and the Last Great Era of Boxing | Amazon.com.br.

Francis Ngannou

Francis Ngannou Francis Ngannou, o homem com o soco mais forte do mundo. Quantos quilos tem o soco mais forte do mundo? Pierre registrou um chute com força de 1577,14 kg. Shogun havia conseguido 1247 kg de força.