Quem foi o primeiro artista abstrato?

Perguntado por: lpereira . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Wassily Kandinsky

O artista russo radicado na Alemanha, Wassily Kandinsky, foi considerado o criador do Abstracionismo com a obra “Primeira Aquarela Abstrata”, em 1910.

Wassily Kandinsky

O primeiro artista a criar arte abstrata como a conhecemos foi Wassily Kandinsky.

1. Amarelo-Vermelho-Azul, de Wassily Kandinsky. A tela, datada de 1925, tem no título os nomes das cores primárias. Foi pintada pelo russo Wassily Kandinsky (1866), e atualmente encontra-se no Musée National d'Art Moderne, Centro Georges Pompidou, em Paris (França).

Abstracionismo lírico
O artista russo radicado na Alemanha Wassily Kandinsky inaugura o abstracionismo no Ocidente com sua Primeira Aquarela Abstrata, de 1910.

A arte abstrata (abstracionismo) surgiu no começo do século XX, na Europa, no contexto do movimento de Arte Moderna. É geralmente entendida como uma forma de arte que não representa objetos próprios da nossa realidade exterior.

Quais são os Tipos da Arte Abstrata?

  • Abstracionismo Sensível ou Informal.
  • Tachismo.
  • Abstracionismo Geométrico.
  • Action Painting.

No começo do século XX, antes que os artistas atingissem a abstração absoluta, o termo foi utilizado para se referir a escolas como o cubismo e o futurismo. O abstracionismo divide-se em duas tendências: abstracionismo lírico; abstracionismo geométrico.

Nº 1 sem título, primeira aquarela abstrata - Wassily Kandinsky. Considerado o pioneiro da arte abstrata, o artista russo Wassily Kandinsky foi facilmente reconhecido como o membro mais icônico de todo o movimento.

A principal característica da arte abstrata é que ela é uma prática não-representacional, o que significa que ela se distancia, propositalmente, das referências literais e representacionais de objetos, situações, pessoas ou qualquer coisa que esteja presente “no mundo real”.

A arte abstrata, como o próprio nome já nos introduz, é a proposta artística que parte não de formas definidas ou já conhecidas, mas de abstrações na significação mais crua do termo: isolar tudo que é encontrado no mundo real e direcionar ao que não têm forma física, a um pensamento, um sentimento, uma sensação.

A arte abstrata é a arte que não procura elaborar uma representação visual precisa da realidade. Ela possui um distanciamento de qualquer ponto de referência objetivo. Dentre todos os seus tipos, existe um ponto em comum: a realidade é subjetiva e cabe ao expectador defini-la.

As primeiras realizações dessa vertente do abstracionismo remontam às vanguardas européias das décadas de 1910 e 1920: o construtivismo russo, a experiência da Bauhaus, o suprematismo de Kazimir Malevich e o neoplasticismo de Piet Mondrian e Theo van Doesburg.

No Brasil, a arte abstrata ganhou força a partir da I Bienal de São Paulo realizada em 1951. Um movimento artístico paulista chamado de ARTE CONCRETA ou CONCRETISMO será o responsável por uma verdadeira revolução no fazer artístico nacional.

Na arte abstrata o artista trabalha muito com conceitos, intuições e sentimentos, provocando nas pessoas, que visualizam a obra, uma série de interpretações. Portanto, na arte abstrata, uma mesma obra de arte pode ser vista, sentida e interpretada de várias formas.

Historicamente, o movimento de arte abstrata surgiu no século XIX como uma reação à pintura ou realismo acadêmico. De fato, uma maneira muito simples de entender a essência da arte abstrata é pensar nela como um oposto visual da arte realista.

É aquilo que é de compreensão difícil. No sentido figurado, abstrato significa distraído, absorto. No sentido coloquial abstrato significa algo vago, impreciso. É costume o uso da expressão "é pura abstração", para definir algo que tem significado limitado.

A arte abstrata é uma grande aliada para incentivar o contato da criança com a arte e traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento infantil. Leia mais! A arte abstrata é, basicamente, aquela que não retrata as cenas da vida real de forma fiel, nem as pessoas e os objetos.