Quem foi o primeiro apóstolo a morrer?

Perguntado por: nsubtil . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

Tiago foi decapitado, tornando-se o primeiro apóstolo de Jesus a morrer, na defesa de Sua Causa. Segundo o historiador Daniel Rops, seria o ano 41 da era cristã. Bibliografia: 01.

No ano de 51, foi perseguido por aqueles que não aceitavam a Boa-Nova de Cristo, São Bartolomeu foi esfolado vivo e em seguida decapitado. A data comemorativa de São Bartolomeu é 24 de agosto.

Segundo a antiga tradição, a São Simão foi morto serrado ao meio, e São Judas Tadeu tendo a cabeça cortada com um machado, por isso São Simão é pintado com uma serra e São Judas Tadeu com um machado na mão.

Esse e outros milagres de Filipe foram responsáveis pela conversão de muitos pagãos ao cristianismo. Não se sabe, exatamente, como ou quando Filipe morreu. Mas o mais provável é que tenha sido crucificado em Gerápolis, no tempo do imperador Domiciano, talvez Trajano, aos oitenta e sete anos.

Todos os apóstolos, por exemplo, eram casados, e nos textos sagrados nunca se fala de suas mulheres e filhos. Só uma vez se nomeia de passagem a sogra de Pedro, a quem Jesus curou de uma doença.

imperador Domiciano

João falou de maneira clara e convincente sobre seu relacionamento com Jesus. As pessoas ficaram espantadas com a sabedoria de suas palavras. Porém, quanto melhor seu testemunho, mais crescia o ódio contra ele. Como era tradição, o imperador Domiciano mandou jogá-lo em uma panela de óleo fervente.

De acordo com a tradição cristã, São Paulo foi decapitado no ano 64 por ordem do imperador Nero.

João

Se você sempre se perguntou do por que o Discípulo de Cristo, João, não morreu martirizado, você encontrará a resposta neste livro.

Os evangelhos são unânimes em afirmar que Maria Madalena permaneceu firme, com outras mulheres, junto à cruz durante a crucificação de Jesus e depois no sepultamento. Madalena ainda voltou ao sepulcro de Cristo no domingo de manhã, mas para sua surpresa, ela encontra a tumba vazia.

São Lucas

De acordo com a tradição, Lucas tinha talento para a pintura e exercia a profissão de médico. São Lucas foi introduzido na fé por volta de 40 anos. As primeiras referências a São Lucas constam das epístolas de São Paulo, nas quais ele é chamado de “colaborador” e de “o médico amado” (Cl 4,14).

“São Pedro se chamava Simão, e Pedro foi um nome dado por Jesus para significar a fortaleza da pedra, sobre a qual Jesus ergueu sua igreja. Um dos símbolos de Pedro é a chave que traz consigo, que representa a chave do Reino de Deus”, afirma Haas.

Segundo o cronista cristão Hegésipo, o apóstolo Simão teria sofrido seu martírio durante o império de Trajano, contando já com a avançada idade de 120 anos. As versões sobre seu martírio são duvidosas, teria ele morrido na cruz ou teria sido queimado em uma fogueira, na Armênia.

São Tomé

São Tomé foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Seu nome está ligado à expressão “ver para crer”, pois ele estava ausente e duvidou da ressurreição de Jesus.

A Bíblia nos ensina que os apóstolos originais de Jesus Cristo foram Pedro; Tiago; João; André; Filipe; Judas Iscariotes; Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Bartolomeu; Judas Tadeu; e Simão, o Zelote.

O rei dos macedônios foi assassinado em meio a um festejo, por Pausânias, seu suposto amante. A causa do assassinato ainda permanece obscura. Alguns alegam a participação da mãe de Alexandre, Olímpia, que desejava que o filho subisse logo ao trono, pois Filipe havia se separado dela e poderia ter outros herdeiros.

A Polícia Federal (PF) anunciou nesta segunda-feira (23) que o traficante Rubens Villar, conhecido como “Colômbia”, foi o mandante dos assassinatos do indigenista Bruno Araújo e do jornalista britânico Dom Phillips.