Quem foi o primeiro Alquimista?

Perguntado por: omachado . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 19 votos

Hermes Trismegisto

Sendo assim, a Alquimia foi precursora da Química e da Medicina. No Egito, os principais alquimistas foram Hermes Trismegisto; na China destacou-se Fu Xi; e na Arábia Al Ghazali.

A alquimia surgiu cerca de 300 anos antes de Cristo (a.C.), no Egito (Alexandria), expandindo-se pela Europa até cerca de 1700 d.C. Era uma mistura de ciência, religião e magia. Seus praticantes, os alquimistas, inspiraram-se na concepção grega de que a Natureza é formada pelos elementos terra, água, fogo e ar.

Nicolas Flamel

Segundo os livros de Harry Potter, a pedra filosofal é uma pedra artificial com poderes mágicos capazes de transformar qualquer material em ouro puro e de produzir o Elixir da vida. Foi criada pelo bruxo Nicolas Flamel (traduzido para Nicolau Flamel na versão brasileira da saga de Harry Potter) no século XIV.

A expressão alquimia moderna indica a tentativa de transformação de um material em outro, usando os avanços na ciência e tecnologia alcançados nos dias de hoje. Um exemplo disso é o trabalho dos cientistas que desenvolveram um método capaz de transformar cimento em metal.

Alquimistas famosos

  • Ge Hong (283-343 d.C.): alquimista chinês que acreditava que todos poderiam atingir a imortalidade. ...
  • Jäbir ibn Hayyan (século VIII d.C.): é conhecido no Ocidente como Geber. ...
  • Paracelso (1493-1541): acreditava que a composição do corpo humano não era diferente da composição dos materiais da alquimia.

Já para a Igreja Católica, a alquimia era bruxaria porque envolvia conhecimento de outras religiões e princípios de diferentes credos para suas criações e objetivos. A Igreja por sua vez encabeçava a Santa Inquisição, que nada mais era que um tribunal para condenar quem vivia em linhas paralelas ao catolicismo.

No Egito, os principais alquimistas foram Hermes Trismegisto; na China destacou-se Fu Xi; e na Arábia Al Ghazali. Entre os alquimistas europeus mais destacados estão: Alberto Magno, Tritemo, Khunrath, Eliphas Levi.

Em primeiro lugar, o simbolizamos por três setas apontas para cima, unidas na parte inferior. Em segundo lugar, utiliza-se o símbolo da lua crescente. Embora, a lua seja amplamente associada à prata na alquimia, considera-se o símbolo da lua crescente com cautela; uma vez que, ele representa, sobretudo, a própria lua.

Depois de séculos, a alquimia só foi desmontada em 1.661 por Robert Boyle no livro "O químico cético".

Scheele mostrou que era possível obter fósforo (branco, uma das formas alotrópicas deste elemento que se converte por aquecimento em fósforo vermelho e negro) a partir da calcinação de ossos. A descoberta do fósforo marca igualmente o «fim» da alquimia e o estabelecimento da química.

A pedra filosofal: Os alquimistas acreditavam que seria possível transformar chumbo (e qualquer outro metal) em ouro, a chamada “transmutação”, e que isso seria conseguido por meio de uma peça particular da matéria, a pedra filosofal.

A Pedra Filosofal também teria raízes na filosofia grega. Segundo Platão, os quatro elementos teriam sido derivados de uma fonte em comum, chamada de “primeira matéria”, associada ao caos. Os alquimistas também utilizam o termo para nomear o primeiro ingrediente utilizado na criação da Pedra Filosofal.

O espelho tem entalhado em sua parte superior os dizeres: "Oãça rocu esme ojesed osamo tso rueso ortso moãn". Se lidas ao contrário, as palavras formam a frase: "Não mostro o seu rosto mas o desejo em seu coração".

Para ser um alquimista é preciso buscar o melhor caminho para conseguir recursos e poder se dedicar integralmente a essa prática. Um estudante de alquimia também deve ser perseverante, dedicado, calmo, paciente, honesto e caridoso.

Por sua vez, alquimista era a «pessoa que se dedicava à alquimia.» E ainda: «o que transforma, transmuta; mágico.» Em sentido depreciativo, alquimista significa «falsificador».

Pessoa que se dedicava à alquimia.

Informe aos alunos que na prática da alquimia pode-se apontar três objetivos elementares: a criação da pedra filosofal, a transmutação da matéria e conseguir o elixir da longa vida.

Como o ouro é produzido no Universo
Para formar uma única partícula de ouro, é necessário formar núcleos atômicos compostos por 79 prótons e 118 nêutrons cada. "Isso significa que precisa haver uma fusão nuclear além da capacidade do ser humano.

A alquimia era baseada em princípios filosóficos, havia um grande misticismo. Já a química fundamenta-se em métodos experimentais, investigação, baseando em uma metodologia científica.

A Alquimia trouxe inúmeras contribuições para a incorporação da Química como Ciência Moderna, tais como o desenvolvimento de técnicas e instrumentos, além da descoberta de substâncias utilizadas até os dias atuais.

A lei de troca equivalente surgiu com base nesse princípio, e diz o seguinte: “Não se pode criar algo do nada, e tudo que for recebido deve ser trocado por algo de igual valor”.