Quem foi o primeiro administrador?

Perguntado por: odias . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Mas muito tempo atrás já surgia um homem que lideraria milhares de funcionários em um trabalho grandioso: foi o egípcio Hemiunu, conhecido principalmente como o primeiro arquiteto da história, é considerado também o administrador mais antigo que se tem notícia.

Peter Drucker

Durante sua carreira, Peter Drucker se interessou e permeou por diversas áreas, como jornalismo, redação, consultoria e, claro, gestão. Com 39 livros publicados e traduzidos para mais de 30 idiomas, o autor foi pioneiro nos estudos modernos de administração. Não à toa, ficou conhecido como o “pai da Administração”.

Os três primeiros governadores gerais que administraram o Brasil Colônia foram: Tomé de Souza (1549 a 1553), seguido de Duarte da Costa (1553 a 1558) e Mem de Sá (1558 e 1572). A administração de Tomé de Sousa iniciou o processo de restabelecimento da Coroa Portuguesa nas terras brasileiras.

Funções da Administração: conheça as 4 principais!

  • Planejamento.
  • Organização.
  • Direção.
  • Controle.

A partir desta teoria criada por Fayol foi desenvolvida a ideia dos 4 pilares principais da administração. São eles: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.

Em 1952, ano em que se iniciava o ensino de Administração no Brasil, os EUA já formavam em torno de 50 mil bacharéis, 4 mil mestres e cem doutores por ano, em Administração. A evolução de tais cursos se apresenta como uma faceta do desenvolvimento do espírito modernizante.

5 áreas da Administração que estão em alta

  • Auditoria. Uma auditoria de qualidade significa ter uma empresa mais rentável e que atua de acordo com a legislação vigente. ...
  • Consultoria. ...
  • Planejamento estratégico. ...
  • Finanças. ...
  • Comércio exterior.
  • Administração Científica. ...
  • Teoria Clássica. ...
  • Teoria Burocrática. ...
  • Teoria das Relações Humanas. ...
  • Teoria Comportamental da Organização. ...
  • Teoria Contingencial.

A história da Administração no Brasil iniciou-se em 1931, com a fundação do Instituto da Organização Regional do Trabalho - IDORT, que contava com o Prof. Roberto Mange, suíço naturalizado, na sua direção técnica.

Fayol é o criador da Teoria Administrativa, braço da Teoria Clássica da Administração. Esta, por sua vez, integra a Teoria Geral da Administração. Além da Teoria Administrativa, a Teoria Clássica da Administração é composta por: Teoria da Administração Científica, formulada por Frederick Taylor.

A história da administração iniciou-se num tempo muito remoto, mais precisamente no ano 5.000 a . C, na Suméria, quando os antigos sumerianos procuravam melhorar a maneira de resolver seus problemas práticos, exercitando assim a arte de administrar.

O empresário e escritor Jack Welch construiu uma carreira de tanto sucesso, que conseguiu reescrever a forma de gerir os negócios. É considerado por muitos como o melhor administrador de empresas e executivo de todos os tempos, construindo um legado que serve de base para quem deseja fazer uma carreira de sucesso.

Em 13 de junho de 1969, exatamente quatro anos após a publicação da Lei Federal 4769, de 09 de setembro de 1965, que instituiu a profissão de Administrador no Brasil, o então Conselho Regional dos Técnicos de Administração de Minas Gerais (CRTA/MG) realizava sua primeira reunião de Conselheiros em sede própria.

Caso você não saiba, Jorge Lemann foi eleito o maior bilionário do país pela conceituada Revista Forbes, publicação norte-americana de negócios e economia. Seu nome é famoso no mercado financeiro, especialmente depois de ele ter adquirido o banco Garantia e começado uma carreira de destaque no mundo das finanças.

As áreas da administração e suas funções

  1. Consultoria. Quem valoriza a flexibilidade e consegue trabalhar com vários clientes pode se dar bem na consultoria. ...
  2. Logística. ...
  3. Administração estratégica. ...
  4. Gestão de pessoas. ...
  5. Finanças. ...
  6. Marketing. ...
  7. Relacionamento com o cliente. ...
  8. Vendas.

Um administrador de empresas é um profissional responsável pela tomada de decisão e condução de estratégias no meio corporativo. Por ele, passam ações de planejamento, organização e execução nas mais variadas áreas do negócio, incluindo a gestão de recursos financeiros, tecnológicos, humanos e materiais.