Quem foi o primeiro a tomar banho?

Perguntado por: inovais . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

Interessante não é mesmo? Documentos de 3000 mil anos atestam que, a prática de tomar banho começou no antigo Egito. Tomavam três banhos por dia como forma de se purificarem, para eles, isso ajudava a afastar pragas e doenças da civilização.

Entre os antigos egípcios é onde encontramos os mais antigos relatos sobre o hábito de se tomar banho. Segundo documentos de mais de 3000 anos, o ato de tomar banho era sagrado e parecia ser uma forma de purificar o espírito do indivíduo.

Na história dos antigos egípcios, há mais ou menos 3000 anos, o ato de tomar banho era sagrado e uma forma de purificar o espírito. Os antigos romanos transformaram o banho em um evento, construindo termas públicas onde todo mundo tinha o prazer de relaxar e conviver com os semelhantes.

ESTUDO BÍBLICO 5 O ensino bíblico sobre a higiene
Leia Levítico 11:32-40 e 13:29-59. A necessidade de isolamento e de se lavar são freqüentemente enfatizadas. Mesmo hoje em dia, pode ser difícil distinguir entre diferentes tipos de infecção e é melhor não correr riscos.

Geralmente, as pessoas se sentavam em uma cadeira enquanto despejavam pequenas porções de água nos lugares a serem higienizados. Mediante tantas dificuldades e a limitação de recursos, você já deve estar aliviado por ter o inestimável privilégio de fazer uso de uma cheirosa e suave barra de sabão.

chineses

A nível mundial, os brasileiros são os que tomam mais banhos e os chineses os que vão menos ao chuveiro.

Derivada do nome Hígia – deusa grega da saúde e da limpeza –, a higiene, no que concerne a banho, é um cuidado que remonta a tempos imemoriais. Registros apontam que o ato de se banhar era comum no Egito, há cinco mil anos.

Os índios brasileiros eram muito limpos. Costumavam entrar no rio para se banhar mais de dez vezes por dia.

Homem morreu aos 94 anos no domingo (23) no vilarejo de Dejgah, no sul do Irã. O iraniano Amou Haji - conhecido como "o homem mais sujo do mundo" morreu aos 94 anos nesta terça-feira (25), anunciou a imprensa oficial do Irã. Ele não tomou banho durante mais de meio século.

94 anos

Um eremita iraniano conhecido como “o homem mais sujo do mundo” morreu aos 94 anos, apenas alguns meses depois de tomar seu primeiro banho em décadas, anunciou a mídia estatal iraniana.

O legado indígena para os brasileiros
Todos se depilavam, cortavam e lavavam os cabelos. Para isso, usavam produtos vegetais como o óleo de andiroba e extrato de pitanga, que ainda hoje são usados na indústria de higiene pessoal. Também veio deles o costume de tomar banho diariamente, ato que os portugueses evitavam.

As pessoas também tomavam banho fora de caso, em lagos e rios, quando o tempo permitia. A água fria não oferecia o mesmo perigo que a quente e era vista como fortalecedora dos corpos e saudável.

No século XVIII, as pessoas lavavam-se pouco e faziam-no a seco, evitando o uso de água. Isto explica-se em boa parte pela crença antiga, segundo a qual a saúde do corpo e da alma dependia do equilíbrio dos quatro humores que se supunha integrarem o corpo: sangue, pituitária, bílis amarela e atrabílis.

Os hebreus, como os egípcios não conheciam o sabão. Então, em vez de usar uma argila e sabão rico em potássio. O problema era que esta substância pele muito irritada; assim também preferiu óleos e pomadas feitas com aloe, canela, tuberosa, açafrão e mirra.

O Antigo Testamento contém ainda determinações para que os hebreus tomassem banho e lavassem as mãos e as roupas com relativa frequência. Hoje, isso pode parecer banal. Mas, nos tempos bíblicos, não havia o conhecimento da existência de microrganismos causadores de doenças e da importância do asseio.

Qual o propósito do banho? Embora a suposta necessidade de chuveiradas frequentes seja mesmo cultural, o corpo humano precisa de banhos para equilibrar as bactérias presentes no organismo e se livrar das impurezas (inclusive as causadas pela poluição), abrindo os poros e possibilitando que a pele respire.

Amados irmãos e irmãs, não deixemos que as sujeiras tomem conta da nossa alma nem que as coisas asquerosas do mundo nos tornem impuros. Uma vez que as sujeiras entram em nós e vivemos no mundo com tantas coisas sujas e porcas, que tocam em nossa alma, nós temos quem pode nos curar, lavar e purificar-nos.